Comentário Bíblico
Adventista
Circuncidado - (cba)
Gálatas 2:3
Gálatas 2:3-5 são um parêntese na linha principal de argumentação. O incidente de Tito é a prova concreta de que os apóstolos entendiam e aprovavam o evangelho de Paulo. Pode haver outra razão igualmente importante na mente de Paulo para incluir esse incidente.
Timóteo, um gálata meio judeu e meio gentio, havia sido circuncidado no início de seu ministério como concessão ao preconceito judaico (Atos 16:1-3; sobre o princípio envolvido, ver 1 Coríntios 9:21-23). A concessão foi um meio prático de facilitar a pregação do evangelho entre os judeus nas terras dos gentios. No caso de Tito, gentio de sangue. era diferente. Caso Paulo tivesse consentido em circuncidar Tito, ele teria negado seu evangelho e pareceria admitir que essas formas exteriores eram essenciais para a salvação. O propósito de Paulo em mencionar o que sucedeu com Tito era citar um exemplo de que os próprios apóstolos não exigiram que um gentio convertido fosse circuncidado. Obviamente, eles não cederam às exigências dos “falsos irmãos . de Gálatas 2:4,5. Os falsos mestres que desviavam os galatas deviam enfrentar esses fatos, contra os quais seria difícil encontrar argumentos. O fato de os líderes de Jerusalém não terem pressionado Tito para que fosse circuncidado é uma forte evidência de seu entendimento do assunto.
- 1 Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; 2 do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. 3 Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. Atos 16:1-3 21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante. 1 Coríntios 9:21-23 4 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar; 5 aos quais nem ainda por uma hora cedemos em sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. Gálatas 2:4,5
Esse caso revela tanto a coerência de Paulo como a disposição dos líderes de abandonar os preconceitos e reconhecer a verdade quando lhes foi apresentada. Esse espírito possibilitou que Deus trabalhasse mediante a igreja apostólica de uma forma maravilhosa. Ele espera o mesmo espírito de amor e tolerância na igreja atual. Deve haver a mesma disposição de aceitar uma nova luz quando é apresentada, para que a igreja alcance novos patamares de experiência espiritual e uma nova compreensão do plano de Deus para Sua igreja.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Sabedoria de Paulo
Gálatas 2:1-10
Ver Atos 15:4-29. Paulo ... descreve a visita que ele fez a Jerusalém para assegurar uma solução para as próprias questões que agora estão agitando as igrejas da Galácia, quanto a se os gentios deveriam se submeter à circuncisão e guardar a lei cerimonial. Este foi o único caso em que ele cedeu ao julgamento dos outros apóstolos como superior ao seu próprio. Ele primeiro havia procurado uma entrevista particular, na qual apresentava o assunto em todas as suas orientações aos principais apóstolos, Pedro, Tiago e João. Com visão de longo prazo, ele concluiu que, se esses homens pudessem ser levados a uma posição correta, tudo seria ganho. Se ele tivesse apresentado a questão antes de todo o conselho, teria havido uma divisão de sentimento. O forte preconceito já o excitava porque ele não havia imposto a circuncisão aos gentios, teria levado muitos a se posicionar contra ele. Assim, o objetivo de sua visita teria sido derrotado e sua utilidade seria prejudicada. Mas os três principais apóstolos, contra os quais não existia tal preconceito, tendo eles mesmos sido conquistados para a verdadeira posição, trouxeram o assunto ao conselho e ganharam de toda a concordância na decisão de deixar os gentios livres das obrigações da lei cerimonial (Esboços da Vida de Paulo, 192, 193 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 2:1-10
Observemos a fidelidade do apóstolo ao dar um relato completo da doutrina que havia pregado entre os gentios, e que ainda estava decidido a pregar, a do cristianismo, livre de toda a mescla com o judaísmo. Esta doutrina seria desagradável para muitos, mas ele não temia reconhecê-la. A sua preocupação era que não decaísse o êxito de seus trabalhos passados, ou que fosse prejudicado em sua futura utilidade. Enquanto dependermos claramente de Deus para o êxito em nossos labores, devemos utilizar toda a cautela necessária para eliminar erros, e contra os opositores. Há coisas que podem ser cumpridas de modo lícito; porém, quando não podem ser feitas sem trair a verdade, devem ser rejeitadas. Não devemos dar lugar a nenhuma conduta pela qual a verdade do Evangelho possa ser censurada.
Ainda que Paulo conversasse com os outros apóstolos, não recebeu destes nada novo para o seu conhecimento ou autoridade. Deram-se conta da graça que lhe foi dada, e estenderam a ele e a Barnabé as destras em comunhão, pelo que reconheciam que fora nomeado no ofício e dignidade de apóstolo, como eles mesmos o foram. Acordaram que os dois deveriam ir aos gentios, enquanto eles continuariam pregando para os judeus; julgaram que a idéia de dividirem-se deste modo na obra era do agrado de Cristo.
Aqui aprendemos que o Evangelho não pertence a nós, mas a Deus, e que nós os homens somos apenas seus guardiães. Por esta razão temos que louvar a Deus. O apóstolo mostrou a sua disposição à caridade e o quão disposto estava para aceitar aos judeus convertidos como irmãos, ainda que muitos dos apóstolos dificilmente permitiriam igual favor a estes; porém, somente a diferença de opiniões não era um motivo justo para que não os ajudasse. Aqui está um padrão do amor cristão, que devemos sempre estender a todos os discípulos de Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. 5 Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:2-6 24 Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas, Atos 15:24 3 Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. Atos 16:3 20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; 21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:20,21 13 não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. 2 Coríntios 2:13 1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito. Gálatas 2:1