Comentário Bíblico
Adventista
Farei chover do céu pão - (cba)
Êxodo 16:4
É surpreendente a paciência e a bondade de Deus para com Seu povo escolhido nesses casos de murmuração. Deus não Se mostrou ofendido com as queixas deles, mas os socorreu em todos os momentos de dificuldade. Reconhecia que a mente deles ainda era servil e que sua fé não es tava desenvolvida. Ao fazer isso, era Seu propósito treiná-los a confiar nos líderes divinamente apontados e a terem fé nEle.
O fenômeno descrito aqui e em outras passagens da Bíblia (Deuteronômio 8:3; Neemias 9:15; Salmos 78:23-25; Salmos 105:40; João 6:31) só pode ser explicado como um milagre. A explicação de alguns expositores bíblicos de que o "maná" (Êxodo 16:15) era a secreção de piolhos de várias plantas é absurda. Ao examinar esse suposto "maná", em 1927, Friedrich S. Bodenheimer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, descobriu que piolhos de plantas, cigarras e cochonilhas se alimentam das tamargueiras do deserto do Sinai e excretam o excesso de seus carboidratos na forma de gotas de uma substância doce. Essa substância se evapora em partículas que se assemelham à geada. Supõe-se que esse era o "maná" que Josefo (Antiguidades, iii.1.6) declarou ainda ser encontrado em sua época no Sinai. A aceitação da narrativa de Êxodo 16 exclui a possibilidade de que o "maná" da tamargueira tenha sido o alimento milagroso com o qual os israelitas sobreviveram por 40 anos. O maná do céu foi provido ao longo do ano, mas seu suprimento cessou tão logo entraram na terra prometida (Josué 5:12). O "maná" da tamargueira é encontrado no Sinai somente durante os meses de junho e julho. A quantidade dessa matéria é extremamente pequena e não poderia alimentar a muitas pessoas, ao passo que Deus nutriu uma nação inteira com o maná por quase 40 anos. Além disso, o maná bíblico não podia ser preservado sequer para o dia seguinte, a não ser aos sábados (Êxodo 16:19,20), mas podia ser cozido (Êxodo 16:23). Em contraste, o "maná" da tamargueira pode durar vários dias, mas não pode ser levado ao forno, embora possa ser cozido de outras formas. Essas diferenças indicam que aceitar a interpretação contemporânea, que explic a o maná como um produto natural do Sinai, significa rejeitar o relato bíblico. Esta e outras explicações, cujo propósito é se esquivar de tudo que seja de natureza miraculosa, não são válidas.
- 3 Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem. Deuteronômio 8:3 15 Do céu lhes deste pão quando tiveram fome, e da rocha fizeste brotar água quando tiveram sede; e lhes ordenaste que entrassem para possuir a terra que com juramento lhes havias prometido dar. Neemias 9:15 23 Contudo ele ordenou às nuvens lá em cima, e abriu as portas dos céus; 24 fez chover sobre eles maná para comerem, e deu-lhes do trigo dos céus. 25 Cada um comeu o pão dos poderosos; ele lhes mandou comida em abundância. Salmos 78:23-25 40 Eles pediram, e ele fez vir codornizes, e os saciou com pão do céu. Salmos 105:40 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Do céu deu-lhes pão a comer. João 6:31 15 E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? porque não sabiam o que era. Então lhes disse Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer. Êxodo 16:15 12 E no dia depois de terem comido do produto da terra, cessou o maná, e os filhos de Israel não o tiveram mais; porém nesse ano comeram dos produtos da terra de Canaã. Josué 5:12 19 Também disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. 20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns dentre eles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles. Êxodo 16:19,20 23 E ele lhes disse: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã. Êxodo 16:23
Para que Eu ponha à prova - (cba)
Êxodo 16:4
Estas palavras esclarecem que Deus tinha um propósito educativo com a chuva de maná. A provisão miraculosa de alimento servia para treinar o povo a respeitar e a obedecer a Sua santa lei.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 16:1-12
As provisões de Israel, que foram trazidas do Egito, acabaram-se em meados do segundo mês, o que fez o povo murmurar.
Não é novidade que os maiores gestos de bondade sejam retribuídos com gestos ruins, e com os maiores prejuízos. O apreço daquele povo em relação à sua libertação era tão ínfimo, que desejaram ter morrido no Egito, e pela mão do Senhor, isto é, pelas mesmas pragas que mataram os egípcios. Não podemos supor que tivessem abundância no Egito, nem que lhes fosse possível sentir medo de morrerem de fome no deserto, enquanto tivessem rebanhos e manadas: ninguém diz coisas mais absurdas do que aqueles que murmuram. Quando começamos a nos agitar, temos que considerar que Deus ouve todas as nossas queixas.
Deus promete uma provisão oportuna e constante. Provou se eles confiariam nEle, e se ficariam satisfeitos tendo o pão daquele dia a tempo. Deste modo provou se eles o serviriam, e pode ser visto o quão mal-agradecidos eles eram. Quando Deus mandou as pragas sobre os egípcios, foi para fazê-los saber que Ele é o Senhor; quando proveu para os israelitas, foi para que soubessem que Ele era o seu Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 24 fez chover sobre eles maná para comerem, e deu-lhes do trigo dos céus. 25 Cada um comeu o pão dos poderosos; ele lhes mandou comida em abundância. Salmos 78:24,25 40 Eles pediram, e ele fez vir codornizes, e os saciou com pão do céu. Salmos 105:40 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Do céu deu-lhes pão a comer. 32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. João 6:31,32 3 e todos comeram do mesmo alimento espiritual; 1 Coríntios 10:3 23 Pois havia uma ordem da parte do rei acerca deles, e uma norma para os cantores, estabelecendo o dever de cada dia. Neemias 11:23 8 Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário; Provérbios 30:8 11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje; 32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:11,32,33 3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; Lucas 11:3 25 Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou, Êxodo 15:25 2 E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 16 que no deserto te alimentou com o maná, que teus pais não conheciam; a fim de te humilhar e te provar, para nos teus últimos dias te fazer bem; Deuteronômio 8:2,16 15 Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15 15 Do céu lhes deste pão quando tiveram fome, e da rocha fizeste brotar água quando tiveram sede; e lhes ordenaste que entrassem para possuir a terra que com juramento lhes havias prometido dar. Neemias 9:15