Comentário Bíblico
Adventista
Um misto de gente - (cba)
Êxodo 12:38
Foram feitas muitas tentativas para se identificar este "misto de gente". Alguns imaginam que eram egípcios nativos que, impressionados pelo poder do Deus dos hebreus, buscavam ter parte nas bênçãos daqueles que O serviam e que, ao mesmo tempo, desejavam escapar da tirania do faraó. Outros consideram que eram remanescentes dos hicsos ou outros semitas que, impedidos pelos faraós de deixar o país, aproveitaram essa oportunidade. Pelo menos alguns eram descendentes de hebreus que haviam se casado com egípcios (SP1, 243). Embora não saibamos a identidade desses não israelitas que se uniram aos triunfantes hebreus nessa oportunidade, eles aparecem novamente mais tarde na narrativa. Foram sempre os primeiros a lamentar a saída do Egito e desejar suas iguarias (Números 11:4,5).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Muitos egípcios reconheceram a Deus
Êxodo 12:38
Houve um grande número de egípcios que foram levados a reconhecer, pelas manifestações dos sinais e maravilhas mostrados no Egito, que o Deus dos hebreus era o único Deus verdadeiro. Suplicaram que lhes fosse permitido ir às casas dos israelitas com suas famílias, naquela noite terrível em que o anjo de Deus mataria o primogênito dos egípcios. Eles estavam convencidos de que seus deuses a quem adoravam não tinham conhecimento e não tinham poder para salvar ou destruir. E eles se comprometeram a doravante escolher o Deus de Israel como seu Deus. Eles decidiram deixar o Egito e ir com os filhos de Israel para adorar seu Deus. Os israelitas deram as boas-vindas aos egípcios crentes em suas casas ( Spiritual Gifts 3: 224, 225 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 12:37-42
Os filhos de Israel puseram-se em marcha sem tardança. Uma multidão de toda a classe de pessoas foi juntamente com eles. Provavelmente alguns estiveram dispostos a deixar a sua pátria, que estava desolada por causa das pragas; outros, por curiosidade; talvez alguns poucos por amor a eles e à sua religião. contudo, entre os israelitas sempre houve aqueles que não eram israelitas. Da mesma maneira, infelizmente, ainda existem hipócritas na Igreja.
Este grande acontecimento ocorreu 430 anos depois que a promessa fora feita a Abraão (Gálatas 3:17). Por tanto tempo a promessa de estabelecê-los em sua própria terra esteve por se cumprir; porém, ainda que as promessas de Deus não se cumpram rapidamente, elas se efetivarão no momento mais oportuno.
Aquela era a noite do Senhor, a noite notável, digna de ser celebrada em todas as gerações. As grandes coisas que Deus faz por seu povo não são uma maravilha somente para alguns dias, mas para serem lembradas em todas as épocas, especialmente a obra de nossa redenção, que foi realizada por nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. A primeira noite pascal foi uma noite do Senhor, digna de ser observada; porém, a última noite pascal, em que Cristo foi traído, e que colocou fim à primeira páscoa com as demais cerimónias judaicas, foi uma noite do Senhor, que deve ser muito mais comemorada. Em tal ocasião, foi quebrado e retirado de nosso pescoço um jugo, mais pesado que o jugo do Egito, e foi posta à nossa frente uma terra melhor do que a terra de Canaã. Foi uma redenção que é digna de ser comemorada no céu, por toda a eternidade.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 281

Patriarcas e Profetas, Pág. 315
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Ora, o vulgo que estava no meio deles veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel também tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? Números 11:4 23 Assim diz o Senhor dos exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco. Zacarias 8:23 3 Mas o povo, tendo sede ali, murmurou contra Moisés, dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? Êxodo 17:3 19 Os filhos de Israel lhe replicaram: Subiremos pela estrada real; e se bebermos das tuas águas, eu e o meu gado, darei o preço delas; sob condição de eu nada mais fazer, deixa-me somente passar a pé. Números 20:19 1 Ora, os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em grande quantidade; e quando viram a terra de Jazer, e a terra de Gileade, e que a região era própria para o gado, Números 32:1 19 Tão-somente vossas mulheres, e vossos pequeninos, e vosso gado (porque eu sei que tendes muito gado) ficarão nas cidades que já vos dei; Deuteronômio 3:19