Comentário Bíblico
Adventista
Deixa-me ir - (cba)
Rute 2:2
Rute havia ficado sabendo do costume de prover as necessidades dos pobres, permitindo que eles rebuscassem os campos dos ricos (ver Levítico 19:9,10; Deuteronômio 24:19-22). Como Rute e Noemi haviam chegado “no princípio da sega da cevada” (Rute 1:22) e Rute rebuscado “até que a sega de cevada e de trigo se acabou” (Rute 2:23), fica evidente que Rute se pôs a trabalhar logo após chegar (ver com. de Rute 2:6). O fato de Noemi não ir com a nora rebuscar indica que ela estava cansada da viagem ou acometida das enfermidades próprias da idade. O primeiro teste do caráter de Rute ocorreu quando decidiu deixar sua terra. Em seguida, deu provas da sinceridade de seus motivos ao tomar a iniciativa de trabalhar com diligência para prover as necessidades de Noemi.
- 9 Quando fizeres a colheita da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega. 10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o senhor vosso Deus. Levítico 19:9,10 19 Quando no teu campo fizeres a tua sega e esqueceres um molho no campo, não voltarás para tomá-lo; para o estrangeiro para o orfão, e para a viúva será, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras das tuas mãos. 20 Quando bateres a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. 21 Quando vindimares a tua vinha, não voltarás para rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. 22 E lembrar-te-ás de que foste escravo na terra do Egito; por isso eu te dou este mandamento para o cumprires. Deuteronômio 24:19-22 22 Assim Noêmi voltou, e com ela Rute, a moabita, sua nora, que veio do país de Moabe; e chegaram a Belém no principio da sega da cevada. Rute 1:22 23 Assim se ajuntou com as moças de Boaz, para respigar até e fim da sega da cevada e do trigo; e morava com a sua sogra. Rute 2:23 6 Respondeu-lhe o moço: Esta é a moça moabita que voltou com Noêmi do país de Moabe. Rute 2:6
Apanharei - (cba)
Rute 2:2
Ou seja, sair a recolher o cereal que os segadores deixavam cair. Deus havia estabelecido a lei de que os pobres, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros, ou não israelitas, tinham o direito de rebuscar os campos (ver com. de Levítico 19:9). Rute, portanto, gozava de um triplo direito: ela era não somente “pobre”, mas também estrangeira e viúva (Levítico 23:22; Deuteronômio 24:19). Dessa forma, provisões eram feitas para suprir os menos favorecidos das necessidades básicas e para ensinar lições de abnegação e compaixão aos de condições privilegiadas. Além disso, (os carentes tinham de trabalhar para obter o sustento, o que impedia que se tornassem meros recebedores passivos de doações de caridade. Tal estrutura social contribuía para preservar o respeito próprio da classe pobre e estimulava a iniciativa e o trabalho.
- 9 Quando fizeres a colheita da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega. Levítico 19:9 22 Quando fizeres a sega da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 23:22 19 Quando no teu campo fizeres a tua sega e esqueceres um molho no campo, não voltarás para tomá-lo; para o estrangeiro para o orfão, e para a viúva será, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras das tuas mãos. Deuteronômio 24:19
Espigas - (cba)
Rute 2:2
O significado literal do termo hebraico é “grão” ou “cereal” e não se refere ao “milho”, como a palavra “espigas”, nas versões em português, pode nos fazer pensar. Era época da colheita de cevada (Rute 1:22), que ocorria nos meses de abril e maio nas regiões montanhosas da Judeia.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Rute 2:1-3
Note a humildade de Rute. Quando por providência foi empobrecida, ela se submeteu de boa vontade à sua sorte. Os espíritos soberbos preferem morrer de fome, ao invés de se curvarem, mas não foi assim com Rute. Ela vai além, e propõe-se a curvar-se. Ela fala humildemente de sua permissão para ir apanhar espigas. Podemos não exigir bondade, como se esta nos fosse devida; porém, podemos pedir, e tomá-la como favor, mesmo que se trate de algo pequeno.
Rute também foi um exemplo de diligência. Não gostava de comer o pão da preguiça. Este é um exemplo para os jovens. A diligência possui uma boa promessa tanto para este mundo como para o porvir. Não devemos nos envergonhar de um trabalho honesto. Nenhum trabalho é indigno. O pecado é algo baixo para nós; porém, não devemos pensar o mesmo em relação a algo a que a providência divina nos chama.
Rute foi um exemplo de consideração por sua sogra, e de confiança na providência divina. Deus ordena sabiamente o que nos parece ser pequenos feitos; e os que se vêm completamente incertos também são dirigidos a servir à sua glória e ao bem-estar de seu povo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Quando fizeres a colheita da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega. 16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:9,16 22 Quando fizeres a sega da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 23:22 19 Quando no teu campo fizeres a tua sega e esqueceres um molho no campo, não voltarás para tomá-lo; para o estrangeiro para o orfão, e para a viúva será, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras das tuas mãos. 20 Quando bateres a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. 21 Quando vindimares a tua vinha, não voltarás para rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. Deuteronômio 24:19-21 10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o senhor vosso Deus. Levítico 19:10 7 Disse-me ela: Deixa-me colher e ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco. Rute 2:7