Comentário Bíblico
Adventista
Boaz - (cba)
Rute 2:1
O nome possivelmente signifique “ligeireza e pode ter se originado de bo e 'az, significando “nele [há] força”. Este era o nome de uma das colunas do templo de Salomão (1 Reis 7:21). Tudo indica que Boaz era um homem abastado e de grande influência na cidade de Belém. Talvez tenha sido filho de Raabe, de Jericó (ver com. de Mateus 1:5).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Rute 2:1-3
Note a humildade de Rute. Quando por providência foi empobrecida, ela se submeteu de boa vontade à sua sorte. Os espíritos soberbos preferem morrer de fome, ao invés de se curvarem, mas não foi assim com Rute. Ela vai além, e propõe-se a curvar-se. Ela fala humildemente de sua permissão para ir apanhar espigas. Podemos não exigir bondade, como se esta nos fosse devida; porém, podemos pedir, e tomá-la como favor, mesmo que se trate de algo pequeno.
Rute também foi um exemplo de diligência. Não gostava de comer o pão da preguiça. Este é um exemplo para os jovens. A diligência possui uma boa promessa tanto para este mundo como para o porvir. Não devemos nos envergonhar de um trabalho honesto. Nenhum trabalho é indigno. O pecado é algo baixo para nós; porém, não devemos pensar o mesmo em relação a algo a que a providência divina nos chama.
Rute foi um exemplo de consideração por sua sogra, e de confiança na providência divina. Deus ordena sabiamente o que nos parece ser pequenos feitos; e os que se vêm completamente incertos também são dirigidos a servir à sua glória e ao bem-estar de seu povo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Ora pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela. Eis que esta noite ele vai joeirar a cevada na eira. 12 Ora, é bem verdade que eu sou remidor, porém há ainda outro mais chegado do que eu. Rute 3:2,12 17 e digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas. 18 Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê. Deuteronômio 8:17,18 3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente. Jó 1:3 25 se me regozijei por ser grande a minha riqueza, e por ter a minha mão alcança o muito; Jó 31:25 21 Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede, Rute 4:21 8 Depois dele julgou a Israel Ibzã de Belém. 9 Tinha este trinta filhos, e trinta filhas que casou fora; e trinta filhas trouxe de fora para seus filhos. E julgou a Israel sete anos. 10 Morreu Ibzã, e foi sepultado em Belém. Juízes 12:8-10 10 Rão foi pai de Aminadabe, e Aminadabe de Nasom, príncipe dos filhos de Judá; 11 Nason foi pai de Salmom, e Salmom de Boaz; 12 Boaz foi pai de Obede, e Obede de Jessé; 1 Crônicas 2:10-12 5 a Salmom nasceu, de Raabe, Boaz; a Boaz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé; Mateus 1:5 32 Davi de Jessé, Jessé de Obede, Obede de Boaz, Boaz de Salá, Salá de Nasom, Lucas 3:32 2 Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noêmi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali. Rute 1:2