Comentário Bíblico
Adventista
O canto do teu campo - (cba)
Levítico 19:9
O cuidado de Deus se volta de modo especial para os pobres. Com frequência, a pobreza é resultado da falta de economia, previdência, diligência ou habilidade; e há circunstâncias em que a pobreza é acidental ou inevitável. Qualquer que seja a causa, Deus olha com piedade para os necessitados e comissiona Seu povo a prover suas necessidades. Alguns, incapacitados para o trabalho, necessitam de doação regular para se manter e usarão com sabedoria o que ganham; outros estão dispostos a trabalhar e precisam de oportunidade para isso. Respigar não é fácil e, às vezes, o resultado é escasso. É preferível, porém, dar às pessoas uma oportunidade de trabalho a presenteá-las com doações. É prejudicial ao respeito próprio receber alguma coisa sem ter feito nada, exceto em casos de genuína necessidade. Prover trabalho às pessoas ajuda muito, tanto ao doador quanto ao que recebe. Ajuda o doador a desenvolver espírito liberal e o coloca, com frequência, na posição de ajudar Deus a responder a oração. O que recebe também é ajudado por se sentir grato a Deus e por apreciar os provedores que lhe dão oportunidade. Isso tende a criar laços fraternos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 19:1-37
Diversas leis.
Neste capítulo há alguns preceitos cerimoniais, porém, muitos deles são obrigatórios para nós porque explicam os dez mandamentos. Exigese que Israel seja um povo santo, porque o Deus de Israel é Santo (Levítico 19:2), para ensinar a separação real do mundo e das obras da carne, e a completa consagração a Deus. Esta é agora a lei de Cristo; que o Senhor leve todos os nossos pensamentos à obediência! Os filhos devem ser obedientes aos seus pais (Levítico 19:3). O temor aqui requerido compreende, interiormente, a reverência e a estima, e, exteriormente, o respeito, a obediência, o interesse por agradá-los e fazer com que se sintam agradecidos. Deve-se adorar somente a Deus (Levítico 19:4). "Não vos aparteis do Deus verdadeiro, para ir em direção aos falsos, do Deus que vos fará santos e felizes, para ir ao encontro dos que vos enganarão e vos farão para sempre miseráveis. Não volteis os vossos olhos a eles, muito menos vossos corações".
- 2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Levítico 19:2 3 Temerá cada um a sua mãe e a seu pai; e guardareis os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 19:3 4 Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 19:4
Eles deviam deixar o resto de sua ceifa e o resto da vinha para os pobres (Levítico 19:9). As obras piedosas devem sempre ser acompanhadas por obras de caridade, conforme a nossa capacidade. Não devemos ser cobiçosos, avarentos nem ambiciosos, quanto aquilo que possamos desejar, nem insistir em nosso direito sobre as coisas.
Devemos ser honestos e verdadeiros em todos nossos tratos (Levítico 19:11). Tudo o que adquirirmos no mundo, deve ser obtido honradamente, pois não podemos ser verdadeiramente ricos por muito tempo, senão através do que se alcança honestamente.
Devemos mostrar reverência pelo sagrado nome de Deus (Levítico 19:12). Não devemos reter o que pertence a outros, especialmente o salário dos trabalhadores. Devemos ser ternos quanto ao crédito e a segurança dos que não podem valer-se por si mesmos (Levítico 19:14). Não prejudiquemos a ninguém. Tenhamos o cuidado de não fazer algo que possa ocasionar a queda de nosso irmão mais fraco. O temor de Deus deve impedir que façamos o que não é correto, mesmo que não nos exponhamos à ira dos homens.
- 12 não jurareis falso pelo meu nome, assim profanando o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:12 14 Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás a teu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:14
Ordena-se aos juízes e a todos que estão investidos em autoridade que julguem sem parcialidade (Levítico 19:15). Ser intrigante e semear discórdia é o pior mal que um homem pode fazer. Ao repreendermos nosso próximo, devemos fazê-lo com amor (Levítico 19:17). Aquele que sofre um dano por parte dele deve repreendê-lo, ao invés de odiá-lo. Incorremos em culpa por não reprovar; isso é odiar nosso próximo. Devemos dizer-lhe: "Far-te-ei o favor de falar contigo sobre tuas faltas".
- 15 Não farás injustiça no juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo. Levítico 19:15 17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele. Levítico 19:17
Devemos deixar toda maldade e vestirmo-nos do amor fraternal (Levítico 19:18). vez por outra fazemos danos a nós mesmos; porém, prontamente perdoamos esses males e isto de modo algum diminui nosso amor próprio; da mesma maneira, devemos amar a nosso próximo. Em muitos casos temos que negar a nós mesmos por amor a nosso próximo.
É uma dolorosa afronta a Deus quando os cristãos consultam videntes (para ver a sorte por qualquer método), que usem encantamentos e conjurações ou coisas parecidas. Devem ser torpemente ignorantes os que perguntam: "Que há de mal nestas coisas?" (Levítico 19:31).
É um dever para os jovens respeitarem as pessoas mais velhas (Levítico 19:32). A fé cristã ensina bons modos e obriga-nos a honrar àqueles a quem se deve honra.
Os israelitas foram incumbidos de ser muito amáveis com os estrangeiros (Levítico 19:33), pois os estrangeiros, as viúvas e os órfãos estão sob o cuidado particular de Deus. Se lhes fazemos algum dano, o risco é nosso. Os estrangeiros devem ser bem vindos à graça de Deus; devemos fazer o possível para que a nossa fé lhes seja atrativa.
Somos ordenados a ser justos no uso de pesos e medidas (Levítico 19:35). Temos que nos tornar conscientes para obedecermos aos preceitos de Deus. Não devemos escolher ou selecionar nosso dever, mas devemos ter como objetivo maior o cumprimento de toda vontade de Deus. E quanto mais próximos estiverem nossa vida e nosso temperamento dos preceitos da lei de Deus, mais felizes seremos e mais felizes faremos a todos os que nos rodeiam, e melhor adornaremos o Evangelho.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 531

A Ciência do Bom Viver, Pág. 186
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 29 Pois toda alma que não se afligir nesse dia, será extirpada do seu povo. Levítico 23:29 19 Quando no teu campo fizeres a tua sega e esqueceres um molho no campo, não voltarás para tomá-lo; para o estrangeiro para o orfão, e para a viúva será, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras das tuas mãos. 20 Quando bateres a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. 21 Quando vindimares a tua vinha, não voltarás para rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. Deuteronômio 24:19-21 2 Rute, a moabita, disse a Noêmi: Deixa-me ir ao campo a apanhar espigas atrás daquele a cujos olhos eu achar graça. E ela lhe respondeu: Vai, minha filha. 15 Quando ela se levantou para respigar, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre os molhos deixai-a respirar, e não a censureis. Rute 2:2,15 22 Quando fizeres a sega da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 23:22