Comentário Bíblico
Adventista
Não comereis coisa alguma com sangue - (cba)
Levítico 19:26
Todo animal morto para servir de alimento deveria ter todo o seu sangue escoado. Até hoje, judeus observam esta regra e, onde é possível, eles têm seus próprios matadouros e açougues. Em certos lugares, o sacerdote presencia a morte de animais para consumo dos judeus, a fim de verificar se as regras estão de acordo com a ordem divina. Essa carne é identificada como kosher. Os cristãos dão pouca atenção a esta ordem sanitária, esquecendo-se de que Deus originalmente permitiu o uso da carne somente sob essas condições (Gênesis 9:4). A mesma restrição foi levada mais tarde aos cristãos gentios (Atos 15:20,29).
- 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Gênesis 9:4 20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. 29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá. Atos 15:20,29
Não agourareis, nem adivinhareis - (cba)
Levítico 19:26
Isto provavelmente se refere a feitiços e encantamentos que, embora não fossem imorais ou licenciosos, tendiam à superstição e idolatria. É surpreendente que ainda hoje muitos são influenciados por crenças supersticiosas. Mesmo jornais conceituados publicam informações sobre dias "de sorte" ou de "azar". Pessoas afirmam ter capacidade para predizer o futuro pela posição dos astros e aconselham o que deve ou não ser feito em determinados dias. Adivinhadores e médiuns existem aos milhares, e multidões são enganadas por eles. Alguns levam talismãs nos bolsos ou em si mesmos, pregam ferraduras em suas portas, outros "batem na madeira" para se proteger do mau agouro. Há quem não faça determinadas coisas às sextas-feiras. Pensa-se que o número 13 dá azar. Há pessoas que se recusam a passar embaixo de uma escada ou acreditam que um gato preto em seu caminho trará má sorte. Outros, ainda, afirmam que certas doenças são curadas se jogarem um objeto para trás em noite sem lua. No passado, essas coisas eram levadas tão a sério como são hoj e, e havia o perigo de Israel se deixar influenciar pelas práticas de magia das nações vizinhas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 19:1-37
Diversas leis.
Neste capítulo há alguns preceitos cerimoniais, porém, muitos deles são obrigatórios para nós porque explicam os dez mandamentos. Exigese que Israel seja um povo santo, porque o Deus de Israel é Santo (Levítico 19:2), para ensinar a separação real do mundo e das obras da carne, e a completa consagração a Deus. Esta é agora a lei de Cristo; que o Senhor leve todos os nossos pensamentos à obediência! Os filhos devem ser obedientes aos seus pais (Levítico 19:3). O temor aqui requerido compreende, interiormente, a reverência e a estima, e, exteriormente, o respeito, a obediência, o interesse por agradá-los e fazer com que se sintam agradecidos. Deve-se adorar somente a Deus (Levítico 19:4). "Não vos aparteis do Deus verdadeiro, para ir em direção aos falsos, do Deus que vos fará santos e felizes, para ir ao encontro dos que vos enganarão e vos farão para sempre miseráveis. Não volteis os vossos olhos a eles, muito menos vossos corações".
- 2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Levítico 19:2 3 Temerá cada um a sua mãe e a seu pai; e guardareis os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 19:3 4 Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 19:4
Eles deviam deixar o resto de sua ceifa e o resto da vinha para os pobres (Levítico 19:9). As obras piedosas devem sempre ser acompanhadas por obras de caridade, conforme a nossa capacidade. Não devemos ser cobiçosos, avarentos nem ambiciosos, quanto aquilo que possamos desejar, nem insistir em nosso direito sobre as coisas.
Devemos ser honestos e verdadeiros em todos nossos tratos (Levítico 19:11). Tudo o que adquirirmos no mundo, deve ser obtido honradamente, pois não podemos ser verdadeiramente ricos por muito tempo, senão através do que se alcança honestamente.
Devemos mostrar reverência pelo sagrado nome de Deus (Levítico 19:12). Não devemos reter o que pertence a outros, especialmente o salário dos trabalhadores. Devemos ser ternos quanto ao crédito e a segurança dos que não podem valer-se por si mesmos (Levítico 19:14). Não prejudiquemos a ninguém. Tenhamos o cuidado de não fazer algo que possa ocasionar a queda de nosso irmão mais fraco. O temor de Deus deve impedir que façamos o que não é correto, mesmo que não nos exponhamos à ira dos homens.
- 12 não jurareis falso pelo meu nome, assim profanando o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:12 14 Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás a teu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:14
Ordena-se aos juízes e a todos que estão investidos em autoridade que julguem sem parcialidade (Levítico 19:15). Ser intrigante e semear discórdia é o pior mal que um homem pode fazer. Ao repreendermos nosso próximo, devemos fazê-lo com amor (Levítico 19:17). Aquele que sofre um dano por parte dele deve repreendê-lo, ao invés de odiá-lo. Incorremos em culpa por não reprovar; isso é odiar nosso próximo. Devemos dizer-lhe: "Far-te-ei o favor de falar contigo sobre tuas faltas".
- 15 Não farás injustiça no juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo. Levítico 19:15 17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele. Levítico 19:17
Devemos deixar toda maldade e vestirmo-nos do amor fraternal (Levítico 19:18). vez por outra fazemos danos a nós mesmos; porém, prontamente perdoamos esses males e isto de modo algum diminui nosso amor próprio; da mesma maneira, devemos amar a nosso próximo. Em muitos casos temos que negar a nós mesmos por amor a nosso próximo.
É uma dolorosa afronta a Deus quando os cristãos consultam videntes (para ver a sorte por qualquer método), que usem encantamentos e conjurações ou coisas parecidas. Devem ser torpemente ignorantes os que perguntam: "Que há de mal nestas coisas?" (Levítico 19:31).
É um dever para os jovens respeitarem as pessoas mais velhas (Levítico 19:32). A fé cristã ensina bons modos e obriga-nos a honrar àqueles a quem se deve honra.
Os israelitas foram incumbidos de ser muito amáveis com os estrangeiros (Levítico 19:33), pois os estrangeiros, as viúvas e os órfãos estão sob o cuidado particular de Deus. Se lhes fazemos algum dano, o risco é nosso. Os estrangeiros devem ser bem vindos à graça de Deus; devemos fazer o possível para que a nossa fé lhes seja atrativa.
Somos ordenados a ser justos no uso de pesos e medidas (Levítico 19:35). Temos que nos tornar conscientes para obedecermos aos preceitos de Deus. Não devemos escolher ou selecionar nosso dever, mas devemos ter como objetivo maior o cumprimento de toda vontade de Deus. E quanto mais próximos estiverem nossa vida e nosso temperamento dos preceitos da lei de Deus, mais felizes seremos e mais felizes faremos a todos os que nos rodeiam, e melhor adornaremos o Evangelho.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Estatuto perpétuo, pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações, será isto: nenhuma gordura nem sangue algum comereis. Levítico 3:17 26 E nenhum sangue comereis, quer de aves, quer de gado, em qualquer das vossas habitações. Levítico 7:26 10 Também, qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei o meu rosto, e a extirparei do seu povo. 11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida. 12 Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum de vós comerá sangue; nem o estrangeiro que peregrina entre vós comerá sangue. 13 Também, qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que apanhar caça de fera ou de ave que se pode comer, derramará o sangue dela e o cobrirá com pó. 14 Pois, quanto à vida de toda a carne, o seu sangue é uma e a mesma coisa com a sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado. Levítico 17:10-14 23 Tão-somente guarda-te de comeres o sangue; pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne. Deuteronômio 12:23 11 Faraó também mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os magos do Egito, também fizeram o mesmo com os seus encantamentos. Êxodo 7:11 7 Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito. Êxodo 8:7 23 Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15:23 2 Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, Jeremias 10:2 10 Responderam os caldeus na presença do rei, e disseram: Não há ninguém sobre a terra que possa cumprir a palavra do rei; pois nenhum rei, por grande e poderoso que fosse, tem exigido coisa semelhante de algum mago ou encantador, ou caldeu. Daniel 2:10 5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 3:5 10 Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, 11 nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. 13 Perfeito serás para com o Senhor teu Deus. 14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os advinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa. Deuteronômio 18:10-14 17 Fizeram passar pelo fogo seus filhos, suas filhas, e deram- se a adivinhações e encantamentos; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, provocando-o à ira. 2 Reis 17:17 6 E até fez passar seu filho pelo fogo, e usou de augúrios e de encantamentos, e instituiu adivinhos e feiticeiros; fez muito mal aos olhos do Senhor, provocando-o à ira. 2 Reis 21:6 6 Além disso queimou seus filhos como sacrifício no vale do filho de Hinom; e usou de augúrios e de encantamentos, e dava-se a artes mágicas, e instituiu adivinhos e feiticeiros; sim, fez muito mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira. 2 Crônicas 33:6 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Gênesis 9:4 16 tão-somente não comerás do sangue; sobre a terra o derramarás como água. 23 Tão-somente guarda-te de comeres o sangue; pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne. Deuteronômio 12:16,23