Comentário Bíblico
Adventista
E indo elas (ARC) - (cba)
Mateus 28:9
Evidências textuais favorecem a omissão desta frase. O contexto, porém, confirma o fato, assim declarado.
Jesus veio ao encontro - (cba)
Mateus 28:9
Ver Nota Adicional a Mateus 28. Esta aparição deve ter ocorrido próximo do túmulo, pois é improvável que Jesus tenha Se manifestado às mulheres dentro da cidade.
Salve - (cba)
Mateus 28:9
Literalmente, “seja feliz”, ou “se alegre”. Esta era uma forma comum de saudação (cf. Mateus 26:49; Mateus 27:29; Lucas 1:28; Atos 15:23; Tiago 1:1).
- 49 E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou. Mateus 26:49 29 e tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e na mão direita uma cana, e ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus! Mateus 27:29 28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Lucas 1:28 23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde. Atos 15:23 1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde. Tiago 1:1
Abraçaram-Lhe os pés - (cba)
Mateus 28:9
Pouco tempo antes, Jesus havia proibido Maria Madalena de “tocá-Lo” (ver com. de João 20:17). No entanto, entre essas duas aparições, Jesus tinha subido rapidamente ao Céu (João 20:17; ver Nota Adicional a Mateus 28; cf. DTN, 790, 793).
Adoraram - (cba)
Mateus 28:9
Sem dúvida, em reconhecimento de Sua divindade (ver com. de Mateus 14:33).
Nota Adicional a Mateus 28 - (cba)
Mateus 28:1-20
Pelo fato de os evangelhos fornecerem um relato tão conciso dos acontecimentos da manhã da ressurreição e de alguns não mencionarem certos detalhes, é difícil determinar a ordem exata dos acontecimentos no sepulcro. O seguinte arranjo experimental parece estar mais de acordo com todas as informações disponíveis sobre o assunto:
1. Na última hora da noite, pouco antes do amanhecer da manhã de domingo, o corpo de Jesus ainda estava no túmulo (ver DTN, 779).
2. Enquanto ainda estava escuro, Maria Madalena iniciou a jornada para o túmulo (João 20:1). As outras mulheres deviam estar com ela quando se aproximou do sepulcro (ver DTN, 788). Talvez elas tivessem combinado encontrar Maria no túmulo na hora do nascer do sol (ver Marcos 16:2).
- 1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro. João 20:1 2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol. Marcos 16:2
3. Enquanto ainda estava escuro (ver DTN, 779, 780), e enquanto as mulheres estavam a caminho do túmulo (ver DTN, 788), “um anjo do Senhor desceu do céu”, “chegou-se, removeu a pedra” (Mateus 28:2), e bradou: “Filho de Deus, ressurge, Teu Pai Te chama” (DTN, 780).
4. Quando Cristo e os anjos (ver com. de Mateus 28:2) partiram, os soldados romanos, que tinham visto o anjo rolar a pedra, que o ouviram evocar o Filho de Deus e que tinham realmente visto Cristo sair do túmulo, deixaram o sepulcro e foram apressadamente para a cidade com a maior notícia do tempo e da eternidade (Mateus 28:3,4,11,12,13,14,15; cf. DTN, 780, 781).
- 2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. Mateus 28:2 3 o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve. 4 E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. 11 Ora, enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade, e contaram aos principais sacerdotes tudo quanto havia acontecido. 12 E congregados eles com os anciãos e tendo consultado entre si, deram muito dinheiro aos soldados, 13 e ordenaram-lhes que dissessem: Vieram de noite os seus discípulos e, estando nós dormindo, furtaram-no. 14 E, se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos livraremos de cuidado. 15 Então eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje. Mateus 28:3,4,11,12,13,14,15
5. Maria Madalena chegou ao sepulcro e encontrou a pedra revolvida (João 20:1), e se apressou a dizer aos discípulos (João 20:2; cf. DTN, 788).
- 1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro. João 20:1 2 Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. João 20:2
6. As outras mulheres, inclusive Maria, mãe de Tiago, juntamente com Salomé e Joana (ver Marcos 16:1; Lucas 24:1,10), chegaram ao sepulcro. Elas encontraram, sentado na pedra, o anjo que descera do céu, rolara a pedra da porta do sepulcro e chamara Cristo dentre os mortos (Mateus 28:2; cf. DTN, 788). Ao vê-lo, as mulheres se viraram para fugir, mas foram contidas pela mensagem-do anjo que lhes falou as palavras de Mateus 28:5-7 (cf. Marcos 16:6,7; DTN, 789). Entrando no sepulcro, elas encontraram outro anjo sentado na laje de pedra onde o corpo de Jesus estivera (Marcos 16:5; João 20:12). Ele lhes falou as palavras registradas em Lucas 24:5-7 (cf. DTN, 789).
- 1 Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. Marcos 16:1 1 Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. Lucas 24:1,10 2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. Mateus 28:2 5 Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. 6 Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia; 7 e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito. Mateus 28:5-7 6 Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. Marcos 16:6,7 5 e entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas. Marcos 16:5 12 e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. João 20:12 5 e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia. 7 dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja. Lucas 24:5-7
7. Sem resistência, as mulheres deixaram o sepulcro para relatar a ressurreição aos discípulos, como ordenaram os anjos (Mateus 28:8,9,11; Marcos 16:8; Lucas 24:9,10). Os eventos devem ter ocorrido em rápida sucessão, pois quando as mulheres estavam a caminho para encontrar os discípulos, os guardas romanos chegaram à residência dos “principais sacerdotes”, com o seu relatório (Mateus 28:11).
- 8 E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos. 9 E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram. 11 Ora, enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade, e contaram aos principais sacerdotes tudo quanto havia acontecido. Mateus 28:8,9,11 8 E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam. Marcos 16:8 9 e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. Lucas 24:9,10 11 Ora, enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade, e contaram aos principais sacerdotes tudo quanto havia acontecido. Mateus 28:11
8. Nesse ínterim, Maria Madalena encontrou Pedro e João e lhes contou a descoberta do sepulcro vazio (João 20:2). Os dois discípulos correram ao sepulcro, e João chegou primeiro (João 20:3,4). Pedro e João entraram no sepulcro, mas nenhum deles viu os anjos (João 20:5-10; Lucas 24:12). Maria os seguiu até o sepulcro e permaneceu ali depois que Pedro e João partiram (João 20:11; cf. DTN, 789).
- 2 Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. João 20:2 3 Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro; João 20:3,4 5 e, abaixando-se viu os panos de linho ali deixados, todavia não entrou. 6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados, 7 e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu. 9 Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos. 10 Tornaram, pois, os discípulos para casa. João 20:5-10 12 Mas Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido. Lucas 24:12 11 Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro, João 20:11
9. Maria se inclinou para olhar dentro do sepulcro e viu dois anjos sentados na laje de pedra onde o corpo de Cristo estivera (João 20:11-13; cf. DTN, 789).
10. Levantando-se de sua posição inclinada, Maria ouviu a voz de Jesus, que lhe fez a mesma pergunta anteriormente feita pelos anjos, mas ela não percebeu que era Jesus (Jo 20.14, 15). Então Jesus Se revelou a ela, o primeiro ser humano, depois da retirada dos soldados romanos (ver DTN, 790), a vê-Lo ressuscitado (Marcos 16:9). A conversa de João 20:15-17 ocorreu, e Maria se apressou a comunicar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor (João 20:18).
- 9 [Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. Marcos 16:9 15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre. 17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:15-17 18 E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! - e que ele lhe dissera estas coisas. João 20:18
11. Depois da partida de Maria, Jesus subiu rapidamente ao Céu para obter a garantia pessoal de que Seu sacrifício fora aceitável, e que o Pai confirmara (aceitara ou aprovara) o pacto celebrado entre Ele e Cristo antes da fundação do mundo (João 20:17; cf. DTN, 790).
12. Depois de ascender ao Pai, Jesus apareceu às outras mulheres (DTN, 793), cumprimentando-as com “Salve!” (Mateus 28:9,10; ver DTN, 793). Isso ocorreu enquanto essas mulheres estavam a caminho para relatar o acontecido aos discípulos (Mateus 28:9). Os eventos, portanto, devem ter ocorrido em rápida sucessão. Esta parece ter sido a última aparição ligada aos acontecimentos da manhã da ressurreição, a menos que o aparecimento a Pedro (Lucas 24:34; 1 Coríntios 15:5) tenha ocorrido logo em seguida ao das mulheres.
- 9 E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram. 10 Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão. Mateus 28:9,10 9 E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram. Mateus 28:9 34 os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. Lucas 24:34 5 que apareceu a Cefas, e depois aos doze; 1 Coríntios 15:5
Deve-se notar que, após a ressurreição, Jesus apareceu apenas a Seus seguidores pessoais (ver Ellen G. White, Material Suplementar sobre 1 Coríntios 15:6). As aparições que tiveram lugar durante o dia da ressurreição foram:
1. A Pedro (Lucas 24:34; 1 Coríntios 15:5), antes da caminhada a Emails.
- 34 os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. Lucas 24:34 5 que apareceu a Cefas, e depois aos doze; 1 Coríntios 15:5
2. Aos dois discípulos no caminho de Emaús, um dos quais era Cleopas (Lucas 24:13-32; Marcos 16:12).
- 13 Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; 14 e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. 15 Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles; 16 mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram. 17 Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. 18 E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19 Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. 20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 22 Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro 23 e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo. 24 Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram. 25 Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 28 Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe. 29 Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. 32 E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? Lucas 24:13-32 12 Depois disso manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo, Marcos 16:12
3. Aos dez discípulos no cenáculo, após o regresso dos dois discípulos de Emaús (Marcos 16:14; Lucas 24:33-48; João 20:19-23; 1 Coríntios 15:5). Tomé estava ausente (João 20:24,25).
- 14 Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. Marcos 16:14 33 E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, 34 os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. 35 Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão. 36 Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. 37 Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. 38 Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações? 39 Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho. 40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Então lhe deram um pedaço de peixe assado, 43 o qual ele tomou e comeu diante deles. 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; 47 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas. Lucas 24:33-48 19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos. João 20:19-23 5 que apareceu a Cefas, e depois aos doze; 1 Coríntios 15:5 24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. João 20:24,25
Aparições adicionais entre o dia da ressurreição e o da ascensão foram:
1. Aos onze com 1'omé presente, no cenáculo, uma semana mais tarde, provavelmente i,ío domingo seguinte (João 20:26-29).
2. Logo após o encerramento da semana da Páscoa (DTN, 809, ver Nota Adicional I a Mateus 26), os discípulos partiram para a Galileia a fim de cumprir o compromisso que Jesus tinha com eles (Mateus 28:7; Marcos 16:7). As aparições na Galileia ocorreram, em geral, dentro dos limites da sexta-feira, 28 de nisã, e do domingo, 21 de zive, ou Iyar. Esses limites se baseiam no tempo da viagem de/para a Galileia. Os discípulos voltaram a Jerusalém a tempo para a ascensão, em 25 de zive. Eles permaneceram, assim, na Galileia, cerca de três semanas e, durante essas três semanas, Jesus se reuniu com eles duas vezes. A primeira dessas aparições foi a sete dos discípulos quando estavam pescando no lago da Galileia (João 21:1-23).
- 7 e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito. Mateus 28:7 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. Marcos 16:7 1 Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se deste modo: 2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. 3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam. 4 Mas ao romper da manhã, Jesus se apresentou na praia; todavia os discípulos não sabiam que era ele. 5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, não tendes nada que comer? Responderam-lhe: Não. 6 Disse-lhes ele: Lançai a rede à direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes. 7 Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: Senhor. Quando, pois, Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica, porque estava despido, e lançou-se ao mar; 8 mas os outros discípulos vieram no barquinho, puxando a rede com os peixes, porque não estavam distantes da terra senão cerca de duzentos côvados. 9 Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão. 10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes. 11 Entrou Simão Pedro no barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. 12 Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor. 13 Chegou Jesus, tomou o pão e deu-lho, e semelhantemente o peixe. 14 Foi esta a terceira vez que Jesus se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressurgido dentre os mortos. 15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu- lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos. 16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. 18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres. 19 Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me. 20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai? 21 Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será? 22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu. 23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? João 21:1-23
3. O aparecimento a cerca de 500 pessoas em uma montanha na Galileia, no lugar e na hora designados por Jesus antes de Sua morte (Mateus 28:16; Marcos 16:7; 1 Coríntios 15:6; DTN, 818). Nessa ocasião, Jesus pronunciou as palavras de Mateus 28:17-20 (ver DTN, 819). Os irmãos de Jesus foram convertidos nesse momento (ver Ellen G. White, Material Suplementar sobre Atos 1:14).
- 16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara. Mateus 28:16 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. Marcos 16:7 6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; 1 Coríntios 15:6 17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28:17-20 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 1:14
4. Jesus também apareceu a Tiago, não se diz se na Galileia ou em Jerusalém (1 Coríntios 15:7).
5. A aparição aos onze em Jerusalém, na quinta-feira, 25 de zive, quando Jesus os levou ao monte das Oliveiras, nos arredores de Belém, e ascendeu ao Céu (Marcos 16:19,20; Lucas 24:50-52; Atos 1:4-12). Esta é provavelmente a reunião com os apóstolos mencionada em 1 Coríntios 15:7.
- 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.] Marcos 16:19,20 50 Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. 51 E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu. 52 E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; Lucas 24:50-52 4 Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. 5 Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. 6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? 7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. 12 Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, à distância da jornada de um sábado. Atos 1:4-12 7 depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; 1 Coríntios 15:7
As sucessivas aparições de Jesus após a ressurreição tinham o propósito de convencer os discípulos e outros crentes da realidade da ressurreição, dar-lhes a oportunidade de se familiarizarem com o Mestre em Seu corpo glorificado, e ainda permitir que Jesus os preparasse para a tarefa de proclamar a boas-novas de salvação para o mundo (ver DTN, 829). Os esforços para impedir a ressurreição e fazer circular um relato falso sobre ela (Mateus 27:62-66) serviram apenas para prover uma confirmação adicional da ressurreição como um fato histórico.
Foi a certeza de um Senhor ressuscitado e vivo que atribuiu convicção à mensagem dos apóstolos quando eles saíram para proclamar as boas-novas da salvação. Eles falaram dessa certeza repetidas vezes, em palavras carregadas de poder e inspiradas pelo Espírito Santo (ver Atos 3:12-21; Atos 4:8,9,10,11,12,13,20; Atos 5:29-32; 1 Coríntios 15:1-23; 1 Tessalonicenses 1:10,17; 1 João 1:1-3). O fato dinâmico da religião cristã é que Seu fundador está “vivo pelos séculos dos séculos” e tem as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:18). A essa verdade transcendente, dão testemunho as muitas aparições após a ressurreição do Senhor. As Escrituras têm certificado esse acontecimento de uma forma que convencerá a todos que estão dispostos a examinar as evidências.
- 12 Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? 13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo. 14 Mas vós negastes o Santo e Justo, e pedistes que se vos desse um homicida; 15 e matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. 16 E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. 17 Agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades. 18 Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado que o seu Cristo havia de padecer. 19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, 20 e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, 21 ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio. Atos 3:12-21 8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos, 9 se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo, e do modo como foi curado, 10 seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós. 11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. 12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. 13 Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. 20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido. Atos 4:8,9,10,11,12,13,20 29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens. 30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro; 31 sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados. 32 E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. Atos 5:29-32 1 Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, 2 pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 5 que apareceu a Cefas, e depois aos doze; 6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; 7 depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; 8 e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo. 9 Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 11 Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes. 12 Ora, se se prega que Cristo foi ressucitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos? 13 Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. 14 E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. 15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados. 16 Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado. 17 E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados. 18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 19 Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. 20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 1 Coríntios 15:1-23 10 e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura. 1 Tessalonicenses 1:10,17 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); 3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:1-3 18 e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades. Apocalipse 1:18
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 28:9-10
As visitas da graça de Deus costumam encontrar-nos no caminho do dever; e mais será dado aos que usam o que possuem para proveito do próximo. Este diálogo com Cristo era inesperado, mas Cristo estava perto deles e está perto de nós através da Palavra. A saudação fala da boa vontade de Cristo para com o homem, mesmo desde que entrou em seu estado de exaltação. É a vontade de Cristo que seu povo seja um povo alegre e jubiloso, e sua ressurreição dá abundante motivo para o gozo. Não temais. Cristo ressuscitou de entre os mortos para aquietar os temores de seu povo, e há suficiente nEle para aquietá-los. Os discípulos o abandonaram de forma vergonhosa em seus sofrimentos, porém, para nos mostrar que pode perdoar e para nos ensinar a fazer o mesmo, chama-os de irmãos. Apesar de sua majestade e pureza, e de nossa baixeza e indignidade, Ele não se envergonha de chamar os crentes de seus irmãos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 Tu sais ao encontro daquele que, com alegria, pratica a justiça, daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos. Eis que te iraste, porque pecamos; há muito tempo temos estado em pecados; acaso seremos salvos? Isaías 64:5 9 [Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. 10 Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; Marcos 16:9,10 14 Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus. 15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre. João 20:14-16 28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Lucas 1:28 19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. João 20:19 11 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. 2 Coríntios 13:11 3 Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade; eu lhes perguntei: Vistes, porventura, aquele a quem ama a minha alma? 4 Apenas me tinha apartado deles, quando achei aquele a quem ama a minha alma; detive-o, e não o deixei ir embora, até que o introduzi na casa de minha mãe, na câmara daquela que me concebeu: Cantares 3:3,4 38 e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo. Lucas 7:38 3 Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo. João 12:3 17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17 9 Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, - eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. Apocalipse 3:9 17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Mateus 28:17 33 Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus. Mateus 14:33 52 E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; Lucas 24:52 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! João 20:28 11 E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: 14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram. Apocalipse 5:11-14