Comentário Bíblico
Adventista
Então, se levantaram - (cba)
Mateus 25:7
Todas as dez virgens responderam à convocação para participar do cortejo nupcial.
Prepararam - (cba)
Mateus 25:7
As lâmpadas ficaram apagadas talvez por muito tempo e, por isso, precisavam ser “aparadas”, para que pudessem queimar e iluminar outra vez.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O Sábio Desperta do Sono
Mateus 25:1-10
Todos os que esperam pelo Noivo celestial são representados na parábola como cochilando porque seu Senhor atrasou Sua vinda; mas os sábios se animaram com a mensagem de Sua abordagem e responderam à mensagem, e sua vida espiritual foi reabastecida. Seu discernimento espiritual não acabou, e eles entraram na linha. Ao tomarem posse da graça de Cristo, sua experiência religiosa tornou-se vigorosa e abundante, e suas afeições foram postas nas coisas do alto. Eles discerniram onde estava a fonte de seu suprimento e apreciaram o amor que Deus tinha por eles. Eles abriram seus corações para receber o Espírito Santo, pelo qual o amor de Deus foi derramado em seus corações. Suas luzes estavam ajustadas e acesas, e emitiam raios constantes nas trevas morais do mundo. Eles glorificaram a Deus,The Signs of the Times, 13 de agosto de 1894 ).
Uma lâmpada cortada e acesa
Mateus 25:7
Ver Lucas 12:35. As melhores credenciais que podemos carregar é amor um pelo outro. Toda contenda, toda dissensão deve cessar. Deus não aceitará os talentos do homem mais inteligente e eloqüente se a lâmpada interior da alma não estiver aparada e acesa. Deve haver um coração consagrado e uma entrega consagrada da alma ( Carta 119, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 25:1-13
As circunstâncias da parábola das dez virgens foram tomadas dos costumes nupciais dos judeus, e explica o grande dia da vinda de Cristo. Observe a natureza do cristianismo. Como cristãos professamos obedecer a Cristo, honrá-lo, e estar à espera de sua vinda. Os cristãos sinceros são as virgens prudentes, e os hipócritas são as néscias. São verdadeiramente néscios ou prudentes, conforme atuem em relação aos assuntos de sua alma. Muitos têm uma lâmpada de profissão de fé em suas mãos, mas em seus corações não têm o conhecimento sadio nem a decisão necessários para levá-los através dos serviços e das provas da condição presente. Seus corações não contém em si uma disposição santa dada pelo Espírito de Deus, que nos cria de novo. Nossa luz deve brilhar diante dos homens em boas obras; porém, não é provável que isto aconteça por muito tempo, a menos que haja um princípio ativo de fé em Cristo, e amor por nossos irmãos no coração.
Todas tosquenejaram e dormiram. A demora representa o espaço entre a conversão verdadeira ou aparente destes professos, e a vinda de Cristo, para levá-los pela morte ou para julgar ao mundo. Porém, ainda que Cristo tarde, não tardará mais além do tempo devido. A virgens sábias mantiveram as suas lâmpadas acesas, mas não se mantiveram acordadas. Muitos são os cristãos verdadeiros que se tornam descuidados, e um grau de negligência dá lugar a outro. Os que se permitem cochilar dificilmente evitam adormecer; portanto, devemos temer o princípio da deterioração espiritual.
Se ouvir um chamado surpreendente, saia a atender; é um chamado para os que estão preparados. A notícia da vinda de Cristo e o chamado a sair a recebê-lo, os despertará. Mesmo os que estão melhor preparados para a morte têm um trabalho a fazer para estarem verdadeiramente preparados (2 Pedro 3:14). Será um dia de buscas e de perguntas; cabe a nós pensarmos em como seremos achados então.
Algumas levaram azeite para abastecer suas lâmpadas antes de sair. As que não alcançam a graça verdadeira certamente sentirão a sua falta em um ou outro momento. Uma profissão de fé apenas exterior pode iluminar a um homem neste mundo, mas as umidades do vale da sombra da morte extinguirão a sua luz. os que não se preocupam com a sua maneira de viver morrerão como o justo. Porém, os salvos devem ter graça própria, e aqueles que têm mais graça não a devem economizar. o melhor necessita ainda mais de Cristo. Enquanto a pobre alma alarmada se dirige, no leito de enfermidade, ao arrependimento e à oração com espantosa confusão, vem a morte, vem o juízo, a obra é desfeita e o pobre pecador parte para sempre. Esta situação acontece por irmos comprar azeite quando deveríamos estar queimando-o; por irmos obter a graça, quando deveríamos estar usando-a. Aqueles que irão para o céu estão sendo aqui preparados para lá. o súbito da morte e da chegada de Cristo a nós, então, não tirará a nossa alegria se estivermos preparados.
A porta foi fechada. Muitos procurarão ser recebidos no céu quando for tarde demais. A vã confiança dos hipócritas os levará longe nas expectativas de felicidade. A convocação inesperada da morte pode alarmar o cristão, mas passando sem demora a alimentar a sua lâmpada, as suas qualidades brilharão mais fortemente, enquanto a conduta do simples professo mostra que a sua lâmpada está se apagando. Portanto, velai e atendei ao assunto de vossas almas. Permanecei todos os dias no temor do Senhor.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 35 Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias; Lucas 12:35 14 Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz; 2 Pedro 3:14 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. Apocalipse 2:4,5 2 Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:2,19,20