Comentário Bíblico
Adventista
Talentos - (cba)
Mateus 25:15
Um talento de prata pesava cerca de 21 kg e isso correspondia a mais de 18 anos de salário comum (ver também com. de Lucas 19:13) Os talentos representam dons especiais do Espírito Santo, juntamente com todos os dotes naturais.
A cada um - (cba)
Mateus 25:15
Cada um de nós tem um trabalho a fazer para Deus. Embora existam vários graus de responsabilidade, ninguém é completamente isento dela.
Sua própria capacidade - (cba)
Mateus 25:15
A quantia confiada a cada um não era mais do que, na avaliação do mestre, o servo poderia lidar com sabedoria e, ao mesmo tempo, era suficiente para desafiar seu engenho e habilidade pessoal, dando-lhe, assim, uma oportunidade de ganhar experiência. O mestre exerceu discernimento no montante confiado a cada servo e, em seguida, exigiu fidelidade no cumprimento da responsabilidade envolvida ao lidarem com o valor recebido.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Talentos não se restringem a poucos
Mateus 25:14-15
Ver Lucas 19:12,13; João 17:20,21. A cada homem são confiados dons individuais, chamados talentos. Alguns consideram esses talentos limitados a certos homens que possuem dotes mentais e gênio superiores. Mas Deus não restringiu a concessão de Seus talentos a poucos favorecidos. A cada um é confiado algum dom especial, pelo qual será considerado responsável pelo Senhor. Tempo, razão, meios, força, faculdades mentais, ternura de coração - todos são dons de Deus, confiados para serem usados na grande obra de abençoar a humanidade.
- 12 Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra longínqua, a fim de tomar posse de um reino e depois voltar. 13 E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. Lucas 19:12,13 20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:20,21
Alguns aparentemente têm poucos talentos, mas pelo comércio diligente dos bens de seu Senhor, suas dotações serão grandemente aumentadas. ...
O Senhor está observando cada um para ver se usará seus talentos com sabedoria e altruísmo, ou se buscará seu próprio progresso. Os talentos são distribuídos a cada homem de acordo com suas várias habilidades, para que ele possa aumentar seu investimento por meio de sábio investimento. Cada um deve prestar contas ao Mestre de suas próprias ações.
O Senhor não exigirá dos pobres o que não têm para dar; Ele não exigirá dos enfermos as energias ativas que a fraqueza corporal proíbe. Ninguém precisa chorar porque não pode glorificar a Deus com talentos que nunca foram confiados a ele. Mas se você tiver apenas um talento, use-o bem e ele se acumulará. Se os talentos não forem enterrados, eles ganharão outros talentos.
Os bens que recebemos não são nossos. O capital confiado deve ser usado, e quando os retornos forem feitos, eles ainda são propriedade do Senhor. Não temos o direito de acumular esses talentos; quando o Senhor Jesus voltar, espera receber os seus com usura ( Carta 180, 1907 ).
Nota
Mateus 25:15-28
Esta parábola, bem como as outras duas do capitulo, focaliza aquilo que os cristãos devem fazer entre o momento presente e a segunda vinda: "vigiar".: Aqui a ênfase está no fato de os cristãos terem vários níveis de habilidade. No entanto, espera-se que todos usem ao máximo seus dons, recursos e talentos, sendo fiéis mordomos de suas aptidões (sobre MORDOMIA, ver Gênesis 1:28; Deuteronômio 8:18).
- 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Gênesis 1:28 18 Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê. Deuteronômio 8:18
Nota
Mateus 25:15
Um talento era equivalent ao salário de cerca de 6 mil dias de trabalho.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 25:14-30
Cristo não tem servos para que estes estejam ociosos: eles têm recebido tudo que possuem dEle, e nada possuem que possam chamar seu próprio, salvo o pecado. Aquilo que recebemos de Cristo, tem a finalidade de que trabalhemos para Ele. A manifestação do Espírito é dada a todo o homem para proveito dos santos. Chegará o dia de prestar contas, e todos deveremos ser examinados quanto ao bem que tivermos feito para a nossa alma e para nosso próximo, e pelas vantagens que desfrutamos. Não significa que o realce dos dons naturais possa dar mérito a um homem para a graça divina. É liberdade e privilégio do cristão verdadeiro ser empregado como servo de seu Redentor, divulgando sua glória e promovendo o bem de seu povo: o amor de Cristo o constrange a não viver mais para si, mas para aquEle que morreu e ressuscitou por ele.
Aqueles que pensam ser impossível agradar a Deus, e que é vão servi-lo, nada farão em benefício da fé. Queixam-se de que Ele exige deles mais do que são capazes, e castiga-os pelo que não podem evitar. Independente do que pretendem, a verdade é que não apreciam o caráter nem a obra do Senhor. o servo preguiçoso está sentenciado a ser privado de seu talento. Isto pode ser aplicado às bênçãos desta vida; porém, melhor ainda aos meios da graça. Aqueles que não conhecem o dia da sua visitação, terão ocultas aos seus olhos as coisas que convém à sua paz. A condenação destes é serem lançados nas mais profundas trevas. Esta é uma maneira habitual de se expressar as misérias dos condenados ao inferno. Aqui, em relação ao que foi dito aos servos fiéis, nosso Salvador passa da parábola para o significado dela e isto serve como uma chave para o todo. Não invejemos aos pecadores nem cobicemos nada de suas posses perecíveis.
- Veja também

Cuidado de Deus, Pág. 277

Para Conhece-lo, Pág. 321

Este Dia com Deus, Pág. 390

Jesus Meu Modelo, Pág. 88
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; Mateus 18:24 48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá. Lucas 12:48 13 E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. 14 Mas os seus concidadãos odiavam-no, e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este homem reine sobre nós. Lucas 19:13,14 33 Ouvi ainda outra parábola: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. Mateus 21:33