Comentário Bíblico
Adventista
Se tivéssemos vivido - (cba)
Mateus 23:30
Cada geração tende a se orgulhar de ser mais sábia e tolerante do que as anteriores. Hoje também podemos encontrar satisfação em pensar que não somos como os escribas e os fariseus, alheios ao fato de que, ao pensar desse modo, nos tornamos como eles (ver com. de Lucas 18:11). A luz aumenta as responsabilidades. Os profetas dos tempos antigos sofreram porque desafiaram as crenças, normas e ações de seus contemporâneos. Se esses profetas vivessem hoje, teriam comunicado as mesmas mensagens em denúncia ao pecado, e essas mensagens provavelmente teriam encontrado a mesma resistência insensível e provocado as mesmas tentativas de silenciar seus portadores.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 23:23-36
A amarga condenação de Jesus aos escribas e fariseus nestes famosos ais responsabilizava os líderes pelo destino da nação.
Religião legal, abominação
Mateus 23:13-33
Ver Lucas 11:42-44. A repreensão de Cristo aos fariseus se aplica àqueles que perderam de coração o primeiro amor. Uma religião fria e legal nunca pode levar almas a Cristo; pois é uma religião sem amor e sem Cristo. Quando os jejuns e orações são praticados com espírito de autojustificação, eles são abomináveis para Deus. A assembléia solene de adoração, o ciclo de cerimônias religiosas, a humilhação externa, o sacrifício imposto, tudo proclama ao mundo o testemunho de que o praticante dessas coisas se considera justo. Essas coisas chamam a atenção do observador de deveres rigorosos, dizendo: Este homem tem direito ao céu. Mas é tudo um engano. As obras não nos comprarão uma entrada no céu. A única grande oferta que foi feita é ampla para todos os que acreditarem ( Manuscrito 154, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 23:13-33
Os escribas e os fariseus eram inimigos do Evangelho de Cristo e, portanto, da salvação das almas dos homens. Não é bom nos mantermos longe de Cristo, mas pior que isto é manter os demais longe dEle. Não é novidade que a aparência e a forma da piedade são usadas como manto para as maiores distorções. Porém, a piedade hipócrita será considerada como iniquidade dobrada.
Estavam muito ocupados em ganhar almas para seu partido; não para a glória de Deus, nem para o bem das almas, mas para terem o mérito e a vantagem de fazer prosélitos. Sendo a ganância sua piedade, com milhares de estratagemas eles fizeram com que a religião cedesse seu lugar a seus interesses mundanos. Eram muito estritos e precisos em matérias mínimas da lei, mas negligentes e consequentes nas matérias de maior peso. Não é o escrúpulo por um pequeno pecado que Cristo reprova aqui; mesmo se fosse um pecado como um mosquito, eles o filtravam, mas faziam isso e logo depois engoliam um camelo, ou seja, cometiam um pecado muito maior.
Ainda que pareciam ser santos, não eram sóbrios nem justos. Realmente somos o que somos por dentro. Os motivos externos podem manter limpo o exterior, enquanto o interior está imundo; porém, se o coração e o espírito são feitos novos, haverá vida nova; aqui devemos começar por nós mesmos. A justiça dos escribas e dos fariseus era como os adornos de uma tumba ou o vestido de um cadáver, que só serviam como espetáculo. o enganoso dos corações dos pecadores se manifesta em que navegam, rio abaixo, pelas torrentes de pecado de sua própria época, enquanto se sentem orgulhosos de oporem-se aos pecados mais frequentes em épocas anteriores.
Às vezes pensamos que se tivéssemos vivido quando Cristo esteve na terra, não o teríamos desprezado nem o reprovado, como fizeram os homens; mas Cristo, em seu Espírito, sua palavra e em seus ministros, ainda não é tratado de uma maneira melhor. Justo é que Deus entregue à carnalidade de seus corações a estes que se obstinam em satisfazerem-se a si mesmos. Cristo dá aos homens seu caráter verdadeiro.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade; 35 para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar. Mateus 23:34,35 35 E os lavradores, apoderando-se dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram. 36 Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros; e fizeram-lhes o mesmo. Mateus 21:35,36 15 E o Senhor, Deus de seus pais, falou-lhes persistentemente por intermédio de seus mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. 2 Crônicas 36:15 30 Em vão castiguei os vossos filhos; eles não aceitaram a correção; a vossa espada devorou os vossos profetas como um leão destruidor. Jeremias 2:30