Comentário Bíblico
Adventista
Guias cegos - (cba)
Mateus 23:16
Jesus Se refere, naturalmente, à cegueira espiritual (ver com. de João 9:39-41). Os judeus se orgulhavam de ser guias para os gentios cegos (Romanos 2:19); na verdade, eles se esforçavam muito para ganhar prosélitos (Mateus 23:15). Mas um homem cego conduzir outros como ele seria o cúmulo da loucura. Jesus prossegue ilustrando o que Ele entende por cegueira espiritual (Mateus 23:16-24). Esta seção do indiciamento dos líderes judeus em Mateus 23 é maior do que qualquer outra registrada. O único remédio para a cegueira espiritual é o “colírio” divino (Apocalipse 3:18), mas eles recusaram comprá-lo do único que podia vendê-lo. Aqui está um sóbrio aviso para a igreja hoje.
- 39 Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. 40 Alguns fariseus que ali estavam com ele, ouvindo isso, perguntaram-lhe: Porventura somos nós também cegos? 41 Respondeu-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado. João 9:39-41 19 e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, Romanos 2:19 15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós. Mateus 23:15 16 Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. 17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? 18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou. 19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; 21 e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; 22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado. 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. 24 Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo. Mateus 23:16-24 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:18
Quem jurar - (cba)
Mateus 23:16
Ver com. de Mateus 5:33-37.
Isso é nada - (cba)
Mateus 23:16
Esta é a primeira ilustração da cegueira espiritual dos escribas e fariseus. Talvez o raciocínio por trás da distinção aqui mencionada é que um juramento para ser obrigatório devia ser específico. Por exemplo, de acordo com o Talmude (Nedarim, 14.b, ed. Soncino, Talmude, p. 38): "Se alguém jurar pela Torah, suas palavras não têm nenhum eleito; mas se for por aquilo que está escrito nela, seu voto é obrigatório.” A expressão "não tem nenhum efeito" é semelhante à de Jesus, “é nada”.
Fica obrigado - (cba)
Mateus 23:16
O que jura deve cumprir o que prometeu, ou aceitar a responsabilidade por aquilo que jurou.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Religião legal, abominação
Mateus 23:13-33
Ver Lucas 11:42-44. A repreensão de Cristo aos fariseus se aplica àqueles que perderam de coração o primeiro amor. Uma religião fria e legal nunca pode levar almas a Cristo; pois é uma religião sem amor e sem Cristo. Quando os jejuns e orações são praticados com espírito de autojustificação, eles são abomináveis para Deus. A assembléia solene de adoração, o ciclo de cerimônias religiosas, a humilhação externa, o sacrifício imposto, tudo proclama ao mundo o testemunho de que o praticante dessas coisas se considera justo. Essas coisas chamam a atenção do observador de deveres rigorosos, dizendo: Este homem tem direito ao céu. Mas é tudo um engano. As obras não nos comprarão uma entrada no céu. A única grande oferta que foi feita é ampla para todos os que acreditarem ( Manuscrito 154, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 23:13-33
Os escribas e os fariseus eram inimigos do Evangelho de Cristo e, portanto, da salvação das almas dos homens. Não é bom nos mantermos longe de Cristo, mas pior que isto é manter os demais longe dEle. Não é novidade que a aparência e a forma da piedade são usadas como manto para as maiores distorções. Porém, a piedade hipócrita será considerada como iniquidade dobrada.
Estavam muito ocupados em ganhar almas para seu partido; não para a glória de Deus, nem para o bem das almas, mas para terem o mérito e a vantagem de fazer prosélitos. Sendo a ganância sua piedade, com milhares de estratagemas eles fizeram com que a religião cedesse seu lugar a seus interesses mundanos. Eram muito estritos e precisos em matérias mínimas da lei, mas negligentes e consequentes nas matérias de maior peso. Não é o escrúpulo por um pequeno pecado que Cristo reprova aqui; mesmo se fosse um pecado como um mosquito, eles o filtravam, mas faziam isso e logo depois engoliam um camelo, ou seja, cometiam um pecado muito maior.
Ainda que pareciam ser santos, não eram sóbrios nem justos. Realmente somos o que somos por dentro. Os motivos externos podem manter limpo o exterior, enquanto o interior está imundo; porém, se o coração e o espírito são feitos novos, haverá vida nova; aqui devemos começar por nós mesmos. A justiça dos escribas e dos fariseus era como os adornos de uma tumba ou o vestido de um cadáver, que só serviam como espetáculo. o enganoso dos corações dos pecadores se manifesta em que navegam, rio abaixo, pelas torrentes de pecado de sua própria época, enquanto se sentem orgulhosos de oporem-se aos pecados mais frequentes em épocas anteriores.
Às vezes pensamos que se tivéssemos vivido quando Cristo esteve na terra, não o teríamos desprezado nem o reprovado, como fizeram os homens; mas Cristo, em seu Espírito, sua palavra e em seus ministros, ainda não é tratado de uma maneira melhor. Justo é que Deus entregue à carnalidade de seus corações a estes que se obstinam em satisfazerem-se a si mesmos. Cristo dá aos homens seu caráter verdadeiro.
|
- Análise em Cadeia 17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? 19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 24 Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo. 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Mateus 23:17,19,24,26 14 Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco. Mateus 15:14 10 Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; deitados, sonham e gostam de dormir. 11 E estes cães são gulosos, nunca se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Isaías 56:10,11 39 Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. 40 Alguns fariseus que ali estavam com ele, ouvindo isso, perguntaram-lhe: Porventura somos nós também cegos? 41 Respondeu-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado. João 9:39-41 33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. 34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Mateus 5:33,34 12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação. Tiago 5:12 5 Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai. 6 E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus. Mateus 15:5,6 10 Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. 11 Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderías aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, 12 não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, 13 invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis. Marcos 7:10-13 3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Gálatas 5:3