Comentário Bíblico
Adventista
Intérprete da lei - (cba)
Mateus 22:35
Alguém versado nas leis civis e religiosas do judaísmo. Este intérprete, em particular, era um fariseu (Mateus 22:34), como era a maior parte dos escribas.
Experimentando-O - (cba)
Mateus 22:35
Ou, “testando-O”. Os fariseus que propuseram a pergunta estavam “tentando” Jesus, enquanto o homem que, de fato, expôs a questão estava simplesmente “testando-O”. Qualquer que tivesse sido o real motivo da pergunta, o próprio advogado parecia ser honesto e sincero (ver com. de Marcos 12:28,32,33,34). Evidentemente, ele não tinha nenhuma questão pessoal contra Jesus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 22:34-40
Um intérprete da lei perguntou algo a nosso Senhor, para provar não tanto seu conhecimento, mas seu juízo. o amor de Deus é o primeiro e grande mandamento, e o resumo de todos os mandamentos da primeira tábua. Nosso amor por Deus deve ser sincero, não só por palavra e língua. Todo o nosso amor é pouco para dar-lhe; portanto, todos os poderes da alma devem comprometer-se com Ele e ser executados para Ele.
Amar a nosso próximo como a nós mesmos é o segundo grande mandamento. Há um amor próprio que é corrompido, e é a raiz dos maiores pecados; este deve ser deixado e mortificado; porém, há um amor próprio que é a regra do dever maior: devemos ter o devido interesse pelo bem estar de nossa alma e nosso corpo. Devemos amar a nosso próximo tão verdadeira e sinceramente como nos amamos a nós mesmos; em muitos casos devemos negar a nós mesmos pelo bem do próximo. Que o nosso coração seja modelado por estes dois mandamentos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 30 Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus quando a si mesmos, não sendo batizados por ele. Lucas 7:30 25 E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Lucas 10:25 45 Disse-lhe, então, um dos doutores da lei: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós. 46 Ele, porém, respondeu: Ai de vós também, doutores da lei! porque carregais os homens com fardos difíceis de suportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais nesses fardos. 52 Ai de vós, doutores da lei! porque tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que entravam. Lucas 11:45,46,52 3 E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos fariseus, e perguntou: É lícito curar no sábado, ou não? Lucas 14:3 13 Ajuda com empenho a Zenas, doutor da lei, e a Apolo, para que nada lhes falte na sua viagem. Tito 3:13 18 Jesus, porém, percebendo a sua malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas? Mateus 22:18 2 Então se aproximaram dele alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher? Marcos 10:2