Comentário Bíblico
Adventista
Efígie - (cba)
Mateus 22:20
Do gr. eikõn, “imagem”, “figura” ou “semelhança”; que deriva de palavras como “ícone” e “iconoclasta”. Em contraste com as moedas romanas, que portavam a figura do imperador, as moedas judaicas traziam imagens de oliveiras, palmeiras e coisas semelhantes, o que parecia aos judeus estar mais em harmonia com a ordem do segundo mandamento.
Inscrição - (cba)
Mateus 22:20
Do gr. e-pigrayhê, “inscrição”, “título”.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 22:15-22
Os fariseus enviaram seus discípulos aos herodianos, um partido de judeus que apoiava a submissão total ao imperador romano. Mesmo sendo contrários entre si, uniram-se contra Cristo. Estavam corretos naquilo que disseram a respeito de Cristo; seja o que for que eles soubessem, bendito seja Deus por aquilo que sabemos. Jesus Cristo é um mestre fiel, que reprova diretamente.
Cristo viu a iniquidade deles. Qualquer que seja a máscara que o hipócrita utilize, nosso Senhor Jesus vê através dela. Cristo não interveio como juiz em matérias desta natureza, porque o seu reino não é deste mundo, porém, insta a sujeitar-se pacificamente aos poderes que existem. Reprovou os seus adversários e ensinou aos seus discípulos que o cristianismo não é inimigo do governo civil.
Cristo é e será a maravilha não só de seus amigos, como também de seus inimigos. Eles admiraram a sua sabedoria, mas não foram guiados por ela; igualmente ao seu poder, porém não se submeteram.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|