Comentário Bíblico
Adventista
Para subir a Jerusalém - (cba)
Mateus 20:17
[Jesus ainda outra vez prediz Sua morte e ressurreição, Mateus 20:17-19 = Marcos 10:32-34 = Lucas 18:31-34]. Repetidas vezes os evangelhos falam de Jesus ao subir a Jerusalém em sua partida final da Galileia (ver com. de Mateus 19:1,2; Lucas 9:51). Durante esses últimos meses de Sua estada na Terra, Jesus esteve várias vezes em Jerusalém e na judeia, mas dedicou a maior parte do Seu ministério às regiões de Samaria e da Pereia. Desta vez foi, provavelmente, no final de março ou no começo de abril do ano 31 d.C. em que Ele chegou a Betânia, na sexta-leira, antes da Páscoa (ver João 12:1; DTN, 557).
- 17 Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze e no caminho lhes disse: 18 Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte, 19 e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará. Mateus 20:17-19 32 Ora, estavam a caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles, e eles se maravilhavam e o seguiam atemorizados. De novo tomou consigo os doze e começou a contar-lhes as coisas que lhe haviam de sobrevir, 33 dizendo: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios; 34 e hão de escarnecê-lo e cuspir nele, e açoitá-lo, e matá-lo; e depois de três dias ressurgirá. Marcos 10:32-34 31 Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; 32 pois será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; 33 e depois de o açoitarem, o matarão; e ao terceiro dia ressurgirá. 34 Mas eles não entenderam nada disso; essas palavras lhes eram obscuras, e não percebiam o que lhes dizia. Lucas 18:31-34 1 Tendo Jesus concluído estas palavras, partiu da Galiléia, e foi para os confins da Judéia, além do Jordão; 2 e seguiram-no grandes multidões, e curou-os ali. Mateus 19:1,2 51 Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. Lucas 9:51 1 Veio, pois, Jesus seis dias antes da páscoa, a Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. João 12:1
Sem dúvida, ao longo do caminho, antes de chegar a Jericó, é que ocorreram os incidentes de Mateus 20:17-28. Do vale do Jordão que, naquele ponto, ficava aproximadamente a mil e 300 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo, ir a Jerusalém era literalmente “subir” mais de 750 metros acima do nível do mar (ver com. de Marcos 10:46; Lucas 10:30). Porém, não era apenas no sentido geográfico que os judeus falavam em “subir a Jerusalém”. A expressão também indica Jerusalém como o centro da vida nacional judaica, o lugar em que procuravam liderança política e espiritual. Como era um curto período antes do início da Páscoa, todas as estradas que “subiam a Jerusalém”, sem dúvida, estavam lotadas de peregrinos convergindo para a cidade, a fim de participar das cerimônias ligadas àquela ocasião importante.
- 17 Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze e no caminho lhes disse: 18 Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte, 19 e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará. 20 Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido. 21 Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. 22 Jesus, porém, replicou: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. 23 Então lhes disse: O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai. 24 E ouvindo isso os dez, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. 26 Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; 27 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; 28 assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:17-28 46 Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. Marcos 10:46 30 Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Lucas 10:30
Chamou - (cba)
Mateus 20:17
Jesus caminhou adiante dos discípulos, sozinho, e Sua conduta os encheu de espanto e temor (ver DTN, 547; ver com. de Marcos 10:32). O relato em Marcos é mais detalhado e visual do que o de Mateus.
A parte - (cba)
Mateus 20:17
Ou, à parte de outros viajantes que faziam sua peregrinação a Jerusalém e, provavelmente, à parte também dos outros discípulos, além dos doze, que, sem dúvida, acompanhavam Jesus a Jerusalém. A instrução dada naquele momento era somente para o círculo íntimo dos discípulos. Mas até os doze, depois de repetida a instrução (ver com. de Lucas 18:31), falharam em compreender que o Messias deveria morrer pelos pecados.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 20:17-19
Cristo é aqui mais detalhista do que anteriormente, ao predizer os seus sofrimentos. Aqui, como antes, acrescenta a menção de sua ressurreição e glória, à de sua morte e sofrimentos, para dar ânimo aos seus discípulos e consolá-los. A maneira de ver a nosso Redentor uma vez crucificado e agora glorificado com fé, é boa para humilhar a disposição orgulhosa que se justifica a si mesma. Quando consideramos a necessidade da humilhação e sofrimentos do Filho de Deus, para a salvação dos pecadores que perecem, certamente devemos nos dar conta da liberalidade e das riquezas da graça divina em nossa salvação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 32 Ora, estavam a caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles, e eles se maravilhavam e o seguiam atemorizados. De novo tomou consigo os doze e começou a contar-lhes as coisas que lhe haviam de sobrevir, 33 dizendo: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios; 34 e hão de escarnecê-lo e cuspir nele, e açoitá-lo, e matá-lo; e depois de três dias ressurgirá. Marcos 10:32-34 31 Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; 32 pois será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; 33 e depois de o açoitarem, o matarão; e ao terceiro dia ressurgirá. 34 Mas eles não entenderam nada disso; essas palavras lhes eram obscuras, e não percebiam o que lhes dizia. Lucas 18:31-34 12 No dia seguinte, as grandes multidões que tinham vindo à festa, ouvindo dizer que Jesus vinha a Jerusalém, João 12:12 11 Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Mateus 13:11 13 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Mateus 16:13 17 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, Gênesis 18:17 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. João 15:15 41 não a todo povo, mas às testemunhas predeterminadas por Deus, a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele depois que ressurgiu dentre os mortos; Atos 10:41