Comentário Bíblico
Adventista
Lavará com água - (cba)
Levítico 1:9
Em harmonia com a regra de que nada impuro devia chegar ao altar ou ser usado no serviço de Deus, as entranhas e as pernas eram lavadas com água antes de serem colocadas sobre o altar. Pode-se prontamente argumentar que a lavagem seria desnecessária, já que o fogo logo consumiria o sacrifício e todas as impurezas seriam destruídas. Por que, então, perder tempo lavando as partes do animal?
Isso, outra vez, deve ter impressionado profundamente a todos com a santidade de Deus e Sua rejeição à desordem e a tudo o que é impuro. De fato, cada ato, cada cerimônia ensinava a lição da santidade de Deus e de Seu caráter sagrado.
E queimará tudo sobre o altar - (cba)
Levítico 1:9
Havia uma exceção a isso: o couro não era queimado, mas dado ao sacerdote (Levítico 7:8). Não é explicado o porquê dessa exceção.
De aroma agradável - (cba)
Levítico 1:9
Isso significa agradável a Deus. As ofertas queimadas de Levítico I não eram obrigatórias, mas voluntárias, algo que o ofertante apresentava porque sentia necessidade de Deus e queria mostrar sua apreciação pela bondade do Senhor. Ao levar a oferta, o adorador expressava seu amor por Deus e a consagração de si mesmo a Seu serviço.
As ofertas queimadas eram oferecidas em muitas ocasiões e representavam consagração e gratidão a Deus. Não se pedia algum favor específico, mas expressavam gratidão pelas misericórdias recebidas. Eram ofertadas pela purificação de um leproso (Levítico 14:19,20), pela purificação de uma mulher depois do parto (Levítico 12:6-8) e também por purificação em geral (Levítico 15:15,30). Em muitos casos, uma oferta pelo pecado acompanhava a oferta queimada, mas nem sempre. Quando a oferta pelo pecado e a oferta queimada eram apresentadas pela mesma pessoa, a primeira ocorria primeiro e era oferecida por pecado ou pecados específicos; a oferta queimada era pelos pecados em geral, sem referência a um em particular.
- 19 Também o sacerdote oferecerá a oferta pelo pecado, e fará expiação por aquele que se há de purificar por causa a sua imundícia; e depois imolará o holocausto, 20 e oferecerá o holocausto e a oferta de cereais sobre o altar; assim o sacerdote fará expiação por ele, e ele será limpo. Levítico 14:19,20 6 E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação, seja por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano para holocausto, e um pombinho ou uma rola para oferta pelo pecado, à porta da tenda da revelação, o ao sacerdote, 7 o qual o oferecerá perante o Senhor, e fará, expiação por ela; então ela será limpa do fluxo do seu sangue. Esta é a lei da que der à luz menino ou menina. 8 Mas, se as suas posses não bastarem para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos: um para o holocausto e outro para a oferta pelo pecado; assim o sacerdote fará expiação por ela, e ela será limpa. Levítico 12:6-8 15 o qual os oferecerá, um para oferta pelo pecado, e o outro para holocausto; e assim o sacerdote fará por ele expiação perante o Senhor, por causa do seu fluxo. 30 Então o sacerdote oferecerá um deles para oferta pelo pecado, e o outro para holocausto; e o sacerdote fará por ela expiação perante o Senhor, por causa do fluxo da sua imundícia. Levítico 15:15,30
As ofertas queimadas tiveram um papel relevante na consagração de Arão e de seus filhos (Êxodo 29:15-25; Levítico 8:18), como também em sua indução ao sacerdócio (Levítico 9:12-14). Eram também usadas em votos do nazireado (Números 6:13-16). Nesses exemplos, elas representavam completa consagração do indivíduo a Deus. Nelas, o ofertante colocava-se simbolicamente no altar e sua vida era totalmente dedicada ao serviço de Deus.
- 15 Depois tomarás um carneiro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele, 16 e imolarás o carneiro e, tomando o seu sangue, o espargirás sobre o altar ao redor; 17 e partirás o carneiro em suas partes, e lavarás as suas entranhas e as suas pernas, e as porás sobre as suas partes e sobre a sua cabeça. 18 Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o Senhor; é cheiro suave, oferta queimada ao Senhor. 19 Depois tomarás o outro carneiro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele; 20 e imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o dedo polegar da sua mão direita e sobre o dedo polegar do seu pé direito; e espargirás o sangue sobre o altar ao redor. 21 Então tomarás do sangue que estará sobre o altar, e do óleo da unção, e os espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; assim ele será santificado e as suas vestes, também seus filhos e as vestes de seus filhos com ele. 22 Depois tomarás do carneiro a gordura e a cauda gorda, a gordura que cobre as entranhas e o redenho do fígado, os dois rins com a gordura que houver neles e a coxa direita (porque é carneiro de consagração), 23 e uma fogaça de pão, um bolo de pão azeitado e um coscorão do cesto dos pães ázimos que estará diante do Senhor, 24 e tudo porás nas mãos de Arão, e nas mãos de seus filhos; e por oferta de movimento o moverás perante o Senhor. 25 Depois o tomarás das suas mãos e o queimarás no altar sobre o holocausto, por cheiro suave perante o Senhor; é oferta queimada ao Senhor. Êxodo 29:15-25 18 Depois fez chegar o carneiro do holocausto; e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro. Levítico 8:18 12 Depois imolou o holocausto, e os filhos de Arão lhe entregaram o sangue, e ele o espargiu sobre o altar em redor. 13 Também lhe entregaram o holocausto, pedaço por pedaço, e a cabeça; e ele os queimou sobre o altar. 14 E lavou a fressura e as pernas, e as queimou sobre o holocausto no altar. Levítico 9:12-14 13 Esta, pois, é a lei do nazireu: no dia em que se cumprirem os dias do seu nazireado ele será trazido à porta da tenda da revelação, 14 e oferecerá a sua oferta ao Senhor: um cordeiro de um ano, sem defeito, como holocausto, e uma cordeira de um ano, sem defeito, como oferta pelo pecado, e um carneiro sem defeito como oferta pacífica; 15 e um cesto de pães ázimos, bolos de flor de farinha amassados com azeite como também as respectivas ofertas de cereais e de libação. 16 E o sacerdote os apresentará perante o Senhor, e oferecerá a oferta pelo pecado, e o holocausto; Números 6:13-16
Os sacrifícios eram orações materializadas. Considerados nessa luz, eles assumiam significado mais profundo. Se o cristão caí em tentação e comete pecado, ele confessa humildemente sua falta e pede perdão. O verdadeiro israelita fazia a mesma coisa. Mas, além disso, ele apresentava uma oferta queimada e, nesse ato, dizia: "SENHOR, eu posso ter feito coisas que não Te agradaram, mas, por misericórdia, perdoa onde quer que eu tenha falhado." Quando oramos assim hoje, fazemos o mesmo que os israelitas quando apresentavam a oferta queimada.
A expressão de Paulo em Romanos 12:1, "apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo", é uma referência às antigas ofertas queimadas. Implica que o cristão deve se consagrar totalmente a Deus e se purificar completamente. No antigo tabernáculo, somente quando toda a impureza era removida, permitia-se que a oferta queimada fosse posta sobre o altar, sendo "oferta queimada, de aroma agradável ao SENHoR''. Assim é conosco. Todo pecado, toda impureza da carne deve ser removida antes de nos oferecermos no altar do Senhor (2 Coríntios 7:1).
- 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1 1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1
A oferta queimada tipíficava Cristo, que deu a Si mesmo completamente, totalmente a Deus, deixando um exemplo a ser seguido. Isso ensina santificação plena, completa dedicação. Por isso, é acertadamente colocada em primeiro lugar na lista das ofertas em Levítíco. Ela indica, sem qualquer sombra de dúvida, que para ser aroma agradável a Deus o sacrifício deve ser uma entrega completa. Tudo deve ser posto no altar e dedicado a Ele.
Assim como o sacrifício devia ser perfeito, do mesmo modo Cristo é o "cordeiro sem defeito e sem mácula" (1 Pedro 1:19), Aquele que é precioso e totalmente desejável, o Santo, que "nos amou e Se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Efésios 5:2).
- 19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, 1 Pedro 1:19 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2
O sacrifício queimado era agradável a Deus porque revelava um desejo no coração do ofertante de se dedicar a Deus. Ao apresentar o sacrifício, o ofertante queria dizer: "Senhor, eu desejo servi-Lo, coloco-me no altar, nada reservando para mim mesmo. Aceita-me no Substituto e no Seu amor." Essa atitude é agradável a Deus.
As ofertas queimadas de Levítíco I são "de aroma agradável" a Deus, por serem totalmente voluntárias. Os cristãos correm o risco de fazer o que é bom e correto não por necessidade interior ou pelo amor que os impele, mas porque é costume fazer o que é esperado e correto. Dever é uma grande palavra e deve ser enfatizada, mas não se deve esquecer que amor é maior ainda. Se adequadamente aplicado, o dever é cumprido no amor. O amor é voluntário, espontâneo, livre; o dever é compulsório, rigoroso. Ambos são necessários na vida cristã, e não se deve enfatizar um em detrimento do outro. O dever cumpre a lei e segue por todo o caminho. O amor também cumpre a lei e segue por todo o caminho, mas o amor vai mais longe. Ele anda a segunda milha e dá a capa também.
"Deus ama a quem dá com alegria" (2 Coríntios 9:7). Alguns substituiriam "com alegria", por "com liberalidade", o que provavelmente seja também verdadeiro, mas o texto diz "com alegria". Isso significa dar espontaneamente, de livre vontade, não por obrigação, mas voluntariamente. Isso é agradável a Deus. Esse espírito é tipificado nas ofertas queimadas. Seria agradável a Deus se o espírito alegre de serviço fosse mais frequente. É comum ofertar-se com resignação, ou até murmurando, o que se devia dar com disposição e felicidade. Deus ama quem dá com alegria, não apenas dinheiro, mas serviço. Há tarefas a cumprir que não são agradáveis nem prazerosas. Deus aprecia quando as cumprimos por dever, mas Ele se agrada muito mais se as cumprimos voluntariamente, sem queixas ou murmurações. Há aqueles que precisam ser encorajados, admoestados, estimulados com insistência ou quase subornados a fazer o que deveriam fazer com alegria e voluntariamente (ver Isaías 64:7; Malaquias 1:10). Uma atitude indiferente e o desejo de recompensa cansam tanto a Deus como aos homens. É desanimador para os líderes admoestar com veemência e repetidas vezes para, enfim, nada mais obter do que uma fraca resposta.
- 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7 7 E não há quem invoque o teu nome, que desperte, e te detenha; pois escondeste de nós o teu rosto e nos consumiste, por causa das nossas iniqüidades. Isaías 64:7 10 Oxalá que entre vós houvesse até um que fechasse as portas para que não acendesse debalde o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão. Malaquias 1:10
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 1:1-9
Na correta execução das ordenanças levíticas, os mistérios do mundo espiritual são representados pelos objetos naturais correspondentes. Em seus rituais são exibidos sucessos futuros. sem isso, todo o conjunto parecerá um cerimonial sem sentido.
Essas coisas exemplificam os tipos de sofrimento do Filho de Deus, o qual viria a ser um sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Queimar o corpo de um animal era somente uma frágil representação da miséria eterna, que todos merecemos, e que o nosso bendito Senhor levou em seu corpo e em sua alma, quando morreu sob as cargas de nossas iniquidades.
Observe:
1. O animal oferecido devia ser sem defeito. Isto significava a força e a pureza que havia em Cristo e a vida santa que deve haver em seu povo.
2. O proprietário devia oferecê-lo de livre e espontânea vontade. O que se faz na religião para agradar a Deus deve ser feito por amor. Cristo se ofereceu voluntariamente por nós.
3. Deveria ser oferecido na porta do tabernáculo onde estava o altar de bronze do holocausto, que santificava a dádiva; devia ser oferecido na porta como quem é digno de entrar e reconhecendo que um pecador não pode ter comunhão com Deus, a não ser através do sacrifício.
4. O ofertante deveria colocar a sua mão sobre a cabeça da oferta, a fim de significar o seu desejo e esperança de ser aceito, de sua parte, como expiação por ele.
5. O animal deveria se morto diante do Senhor, de forma ordenada e para honrar a Deus. Significava também que a carne do cristão deve ser crucificada juntamente com seus afetos corruptos e suas concupiscências.
6. Os sacerdotes tinham que espargir o sangue do animal sobre o altar; uma vez que o sangue é a vida da carne, é ele que faz expiação. Isto representa a pacificação e a purificação de nossa consciência, por meio do espargimento do sangue de Cristo sobre ela, pela fé.
7. O animal deveria ser partido em vários pedaços e em seguida ser queimado sobre o altar. A queima do sacrifício representa os extremos sofrimentos de Cristo, e o afeto devoto com que, como fogo santo, o cristão deve oferecer-se completamente: espírito, alma e corpo Deus.
8. É dito que esta é uma agradável oferta de louvor. Como ato de obediência a um mandamento divino, e como tipo de Cristo, era agradável a Deus. Os sacrifícios espirituais dos crentes são aceitáveis a Deus através de Cristo (1 Pedro 2:5).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 a fressura, porém, e as pernas, ele as lavará com água; e o sacerdote oferecerá tudo isso, e o queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. Levítico 1:13 21 Mas a fressura e as pernas lavou com água; então Moisés queimou o carneiro todo sobre o altar; era holocausto de cheiro suave, uma oferta queimada ao Senhor; como o Senhor lhe ordenara. Levítico 8:21 14 E lavou a fressura e as pernas, e as queimou sobre o holocausto no altar. Levítico 9:14 6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. Salmos 51:6 14 Lava o teu coração da maldade, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão em ti os teus maus pensamentos? Jeremias 4:14 25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. 27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. 28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. Mateus 23:25-28 13 a fressura, porém, e as pernas, ele as lavará com água; e o sacerdote oferecerá tudo isso, e o queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. 17 e fendê-la-á junto às suas asas, mas não a partirá; e o sacerdote a queimará em cima do altar sobre a lenha que está no fogo; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. Levítico 1:13,17 11 E o sacerdote queimará isso sobre o altar; é o alimento da oferta queimada ao Senhor. Levítico 3:11 15 Oferecer-te-ei holocausto de animais nédios, com incenso de carneiros; prepararei novilhos com cabritos. Salmos 66:15 7 Ó espada, ergue-te contra o meu pastor, e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos. Zacarias 13:7 21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. Gênesis 8:21 28 pois quando eu os havia introduzido na terra a respeito da qual eu levantara a minha mão, jurando que lha daria, então olharam para todo outeiro alto, e para toda árvore frondosa, e ofereceram ali os seus sacrifícios, e apresentaram ali a provocação das suas ofertas; puseram ali os seus cheiros suaves, e ali derramaram as suas libações. 41 Como cheiro suave vos aceitarei, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregar dos países em que fostes espalhados; e serei santificado em vós à vista das nações. Ezequiel 20:28,41 15 porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 2 Coríntios 2:15 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Filipenses 4:18 9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, mas sim assado ao fogo; a sua cabeça com as suas pernas e com a sua fressura. Êxodo 12:9 18 Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o Senhor; é cheiro suave, oferta queimada ao Senhor. 25 Depois o tomarás das suas mãos e o queimarás no altar sobre o holocausto, por cheiro suave perante o Senhor; é oferta queimada ao Senhor. Êxodo 29:18,25 3 e ao Senhor fizerdes, do gado eu do rebanho, oferta queimada, holocausto ou sacrifício, para cumprir um voto, ou como oferta voluntária, para fazer nas vossos festas fixas um cheiro suave ao Senhor, Números 15:3