Comentário Bíblico
Adventista
Porão fogo sobre o altar - (cba)
Levítico 1:7
Em determinado lugar sobre o altar do holocausto, um fogo ardia constantemente. Era dever dos sacerdotes manter as chamas sempre acesas, porque o próprio Deus as havia acendido e aquele era um fogo sagrado. Esse fogo não deveria ser para uso comum em qualquer serviço do santuário. Daquele fogo central sobre o altar, os sacerdotes acendiam outros fogos para acomodar os holocaustos conforme eram apresentados. Assim, vários fogos queimavam no altar ao mesmo tempo, e todos eram acesos com o fogo sagrado. Era desse altar que os sacerdotes tiravam brasas para seus incensários quando ofereciam incenso no lugar santo. É interessante observar que no Céu há um anjo responsável pelo fogo (Apocalipse 14:18).
Porão em ordem a lenha - (cba)
Levítico 1:7
A lenha usada no serviço do santuário era cuidadosamente inspecionada antes de ser colocada sobre o altar. Madeira atacada por insetos ou roída por vermes era rejeitada. Era trabalho de alguns sacerdotes prover e cuidar da lenha, e, uma vez por ano, pedia-se ao povo que ajudasse a providenciar combustível para o santuário. Essa tarefa, em si mesma, deve ter sido educativa para eles, pois, à medida que juntavam a lenha e a examinavam para ver se seria aprovada pela inspeção dos sacerdotes, eles deviam se impressionar com a santidade de Deus e Sua exigência por perfeição em pequenos detalhes.
A lenha não era jogada no fogo ou colocada ali de qualquer jeito. Era colocada "em ordem" cuidadosamente. A lição é clara. Nada que tenha a ver com o serviço de Deus deve ser feito com desleixo e precipitação. Tudo deve ser feito com cuidado e reverência.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 1:1-9
Na correta execução das ordenanças levíticas, os mistérios do mundo espiritual são representados pelos objetos naturais correspondentes. Em seus rituais são exibidos sucessos futuros. sem isso, todo o conjunto parecerá um cerimonial sem sentido.
Essas coisas exemplificam os tipos de sofrimento do Filho de Deus, o qual viria a ser um sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Queimar o corpo de um animal era somente uma frágil representação da miséria eterna, que todos merecemos, e que o nosso bendito Senhor levou em seu corpo e em sua alma, quando morreu sob as cargas de nossas iniquidades.
Observe:
1. O animal oferecido devia ser sem defeito. Isto significava a força e a pureza que havia em Cristo e a vida santa que deve haver em seu povo.
2. O proprietário devia oferecê-lo de livre e espontânea vontade. O que se faz na religião para agradar a Deus deve ser feito por amor. Cristo se ofereceu voluntariamente por nós.
3. Deveria ser oferecido na porta do tabernáculo onde estava o altar de bronze do holocausto, que santificava a dádiva; devia ser oferecido na porta como quem é digno de entrar e reconhecendo que um pecador não pode ter comunhão com Deus, a não ser através do sacrifício.
4. O ofertante deveria colocar a sua mão sobre a cabeça da oferta, a fim de significar o seu desejo e esperança de ser aceito, de sua parte, como expiação por ele.
5. O animal deveria se morto diante do Senhor, de forma ordenada e para honrar a Deus. Significava também que a carne do cristão deve ser crucificada juntamente com seus afetos corruptos e suas concupiscências.
6. Os sacerdotes tinham que espargir o sangue do animal sobre o altar; uma vez que o sangue é a vida da carne, é ele que faz expiação. Isto representa a pacificação e a purificação de nossa consciência, por meio do espargimento do sangue de Cristo sobre ela, pela fé.
7. O animal deveria ser partido em vários pedaços e em seguida ser queimado sobre o altar. A queima do sacrifício representa os extremos sofrimentos de Cristo, e o afeto devoto com que, como fogo santo, o cristão deve oferecer-se completamente: espírito, alma e corpo Deus.
8. É dito que esta é uma agradável oferta de louvor. Como ato de obediência a um mandamento divino, e como tipo de Cristo, era agradável a Deus. Os sacrifícios espirituais dos crentes são aceitáveis a Deus através de Cristo (1 Pedro 2:5).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas. 13 O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará. Levítico 6:12,13 24 pois saiu fogo de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e prostraram-se sobre os seus rostos. Levítico 9:24 1 Ora, Nadabe, e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e, pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que ele não lhes ordenara. Levítico 10:1 26 Então Davi edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas; e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu do céu, com fogo sobre o altar de holocausto. 1 Crônicas 21:26 1 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. 2 Crônicas 7:1 10 Oxalá que entre vós houvesse até um que fechasse as portas para que não acendesse debalde o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão. Malaquias 1:10 9 Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. Gênesis 22:9 31 como também o que diz respeito à oferta da lenha em tempos determinados, e bem assim às primícias. Lembra-te de mim, Deus meu, para o meu bem. Neemias 13:31