Comentário Bíblico
Adventista
Imolará o novilho - (cba)
Levítico 1:5
Não é possível crer que uma pessoa normal teria prazer em matar uma vítima inocente, mesmo que fosse apenas um animal. Mesmo assim, Deus exigia esse ato do ofertante. Em tempos antigos, os sacerdotes imolavam os animais, embora a intenção original de Deus fosse que o próprio pecador o fizesse. Para o pecador, essa devia ser uma experiência angustiante e dolorosa por saber que seu pecado tornara aquela morte necessária. Isso deveria impressioná-lo a "ir e não pecar mais". Diante de si, ele podia ver vividamente o resultado do pecado, que não significava apenas morte, mas a morte de um inocente. O que mais essa cerimônia poderia despertar no transgressor além do ódio ao pecado e uma solene decisão de não ter nada mais a ver com ele?
A primeira lição que Deus queria ensinar a Israel, através do sistema sacrificai, era que pecado significa morte. Repetidas vezes essa lição foi gravada no coração do povo. A cada manhã e tarde, durante o ano todo, um cordeiro era oferecido pela nação. Dia após dia o povo levava as ofertas pelos pecados e suas ofertas queimadas ao santuário. Em cada caso, um animal era morto e o sangue ministrado no lugar designado. Em cada cerimônia e em cada serviço, estava gravada a lição: "Pecado significa morte."
Essa lição é tão necessária em nosso tempo quanto no passado. Alguns cristãos consideram o pecado muito levianamente. Eles o veem como um aspecto passageiro da vida que a humanidade um dia vai superar. Outros acreditam que o pecado é lamentável, porém, inevitável. Todos necessitam ter a mente indelevelmente impressionada com o fato de que pecado significa morte. O NT declara especificamente que "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23), mas muitos falham em compreender a importância dessa declaração. Uma concepção mais realista de que pecado e morte estão ligados inseparavelmente ajudaria muito na apreciação e compreensão do evangelho. Muitos, porém, não o compreendem em sua profundidade. Para os cristãos isso encerra uma importante lição: a culpa é nossa; não dEle. A contemplação da cruz deveria trazer a nós, em primeiro lugar, um sentimento de culpa, depois repulsa pelo pecado e, finalmente, uma profunda gratidão a Deus porque através da morte vem a salvação - "Cristo morreu por mim. Eu devia ter morrido, pois pequei e o 'salário do pecado é a morte' (Romanos 6:23). Mas Ele morreu por mim; Ele tomou o meu lugar no Calvário!" Que perfeita provisão! Que amor maravilhoso!
Apresentarão o sangue e o aspergirão - (cba)
Levítico 1:5
O ofertante havia terminado seu trabalho. Ele havia apresentado o sacrifício, confessado seu pecado e imolado a vítima. Então, a ministração do sangue começava. Um sacerdote ficava ao lado enquanto o sangue era derramado e o recolhia numa vasilha. Em seguida, ele ministrava o sangue, aspergindo-o sobre o altar do holocausto. A palavra aqui traduzida por "aspergir" significa literalmente "espalhar". Ela aparece como "lançar ou espalhar pó" (Jó 2:12), brasas vivas (Ezequiel 10:2), água (Números 19:13), etc. De acordo com o Talmude, o sacerdote oficiante aspergia sangue em dois lugares no altar: no lado nordeste e sudoeste, de modo a abranger os quatro lados do altar. Por razões sanitárias, esse procedimento era feito provavelmente no lado interno do altar. A porção de sangue não usada era despejada na base do altar. Mais tarde, no templo de Jerusalém, o sangue não utilizado era escoado por um conduto pavimentado até o ribeiro de Cedron.
- 12 E, levantando de longe os olhos e não o reconhecendo, choraram em alta voz; e, rasgando cada um o seu manto, lançaram pó para o ar sobre as suas cabeças. Jó 2:12 2 E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas giradoras, até debaixo do querubim, enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista. Ezequiel 10:2 13 Todo aquele que tocar o cadáver de algum homem que tenha morrido, e não se purificar, contamina o tabernáculo do Senhor; e essa alma será extirpada de Israel; porque a água da purificação não foi espargida sobre ele, continua imundo; a sua imundícia está ainda sobre ele. Números 19:13
Deus procurava impressionar Israel de que o perdão do pecado pode ser obtido apenas mediante a confissão e ministração do sangue. O povo devia compreender o infinito custo do pecado, que é muito mais do que passar por alto as faltas. Custou a Deus algo que tornasse o perdão possível, custou uma vida, a vida de Seu próprio Filho.
Para alguns, a morte de Cristo parece desnecessária. Pensam que Deus podia ou devia perdoar sem o Calvário, e a cruz não lhes parece uma parte vital da expiação. Os cristãos fariam bem se refletissem mais sobre o preço da salvação. O perdão não é uma questão simples. Por meio do sistema cerimonial Deus ensinou Israel que o perdão pode ser concedido apenas mediante derramamento de sangue. Precisamos dessa lição hoje. No sistema sacrificai de Israel, os princípios de uma vida santificada podem ser encontrados; por isso, o AT é fundamental. Aqueles que estão firmemente alicerçados nele não cairão quando vierem as chuvas e os ventos soprarem. Estarão "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular" (Efésios 2:20).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 1:1-9
Na correta execução das ordenanças levíticas, os mistérios do mundo espiritual são representados pelos objetos naturais correspondentes. Em seus rituais são exibidos sucessos futuros. sem isso, todo o conjunto parecerá um cerimonial sem sentido.
Essas coisas exemplificam os tipos de sofrimento do Filho de Deus, o qual viria a ser um sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Queimar o corpo de um animal era somente uma frágil representação da miséria eterna, que todos merecemos, e que o nosso bendito Senhor levou em seu corpo e em sua alma, quando morreu sob as cargas de nossas iniquidades.
Observe:
1. O animal oferecido devia ser sem defeito. Isto significava a força e a pureza que havia em Cristo e a vida santa que deve haver em seu povo.
2. O proprietário devia oferecê-lo de livre e espontânea vontade. O que se faz na religião para agradar a Deus deve ser feito por amor. Cristo se ofereceu voluntariamente por nós.
3. Deveria ser oferecido na porta do tabernáculo onde estava o altar de bronze do holocausto, que santificava a dádiva; devia ser oferecido na porta como quem é digno de entrar e reconhecendo que um pecador não pode ter comunhão com Deus, a não ser através do sacrifício.
4. O ofertante deveria colocar a sua mão sobre a cabeça da oferta, a fim de significar o seu desejo e esperança de ser aceito, de sua parte, como expiação por ele.
5. O animal deveria se morto diante do Senhor, de forma ordenada e para honrar a Deus. Significava também que a carne do cristão deve ser crucificada juntamente com seus afetos corruptos e suas concupiscências.
6. Os sacerdotes tinham que espargir o sangue do animal sobre o altar; uma vez que o sangue é a vida da carne, é ele que faz expiação. Isto representa a pacificação e a purificação de nossa consciência, por meio do espargimento do sangue de Cristo sobre ela, pela fé.
7. O animal deveria ser partido em vários pedaços e em seguida ser queimado sobre o altar. A queima do sacrifício representa os extremos sofrimentos de Cristo, e o afeto devoto com que, como fogo santo, o cristão deve oferecer-se completamente: espírito, alma e corpo Deus.
8. É dito que esta é uma agradável oferta de louvor. Como ato de obediência a um mandamento divino, e como tipo de Cristo, era agradável a Deus. Os sacrifícios espirituais dos crentes são aceitáveis a Deus através de Cristo (1 Pedro 2:5).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 e o imolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue em redor sobre o altar. Levítico 1:11 2 porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará à porta da tenda da revelação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar em redor. 8 e porá a mão sobre a cabeça da sua oferta, e a imolará diante da tenda da revelação; e os filhos de Arão espargirão o sangue sobre o altar em redor. 13 e lhe porá a mão sobre a cabeça, e a imolará diante da tenda da revelação; e os filhos de Arão espargirão o sangue da cabra sobre o altar em redor. Levítico 3:2,8,13 15 Depois imolará o bode da oferta pelo pecado, que é pelo povo, e trará o sangue o bode para dentro do véu; e fará com ele como fez com o sangue do novilho, espargindo-o sobre o propiciatório, e perante o propiciatório; Levítico 16:15 22 Os sacerdotes pois imolaram os novilhos, e tomando o sangue o espargiram sobre o altar; também imolaram os carneiros, e espargiram o sangue sobre o altar; semelhantemente imolaram os cordeiros, e espargiram o sangue sobre o altar. 23 Então trouxeram os bodes, como oferta pelo pecado, perante o rei e a congregação, que lhes impuseram as mãos; 24 e os sacerdotes os imolaram, e com o seu sangue fizeram uma oferta pelo pecado, sobre o altar, para fazer expiação por todo o Israel. Porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e aquela oferta pelo pecado por todo o Israel. 2 Crônicas 29:22-24 6 Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? Miquéias 6:6 11 e o imolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue em redor sobre o altar. 15 E o sacerdote a trará ao altar, tirar-lhe-á a cabeça e a queimará sobre o altar; e o seu sangue será espremido na parede do altar; Levítico 1:11,15 11 Então imolaram a páscoa; e os sacerdotes espargiam o sangue que recebiam das mãos dos levitas, e estes esfolavam as reses. 2 Crônicas 35:11 11 Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; Hebreus 10:11 11 e o imolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue em redor sobre o altar. Levítico 1:11 2 porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará à porta da tenda da revelação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar em redor. 8 e porá a mão sobre a cabeça da sua oferta, e a imolará diante da tenda da revelação; e os filhos de Arão espargirão o sangue sobre o altar em redor. 13 e lhe porá a mão sobre a cabeça, e a imolará diante da tenda da revelação; e os filhos de Arão espargirão o sangue da cabra sobre o altar em redor. Levítico 3:2,8,13 6 E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. 7 Também tomou o livro do pacto e o leu perante o povo; e o povo disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos. 8 Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas. Êxodo 24:6-8 16 e imolarás o carneiro e, tomando o seu sangue, o espargirás sobre o altar ao redor; Êxodo 29:16 17 Mas o primogênito da vaca, o primogênito da ovelha, e o primogênito da cabra não remirás, porque eles são santos. Espargirás o seu sangue sobre o altar, e queimarás a sua gordura em oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. Números 18:17 11 Então imolaram a páscoa; e os sacerdotes espargiam o sangue que recebiam das mãos dos levitas, e estes esfolavam as reses. 2 Crônicas 35:11 15 assim ele espantará muitas nações; por causa dele reis taparão a boca; pois verão aquilo que não se lhes havia anunciado, e entenderão aquilo que não tinham ouvido. Isaías 52:15 25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Ezequiel 36:25 24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:24 2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2 11 e imolarás o novilho perante o Senhor, à porta da tenda da revelação. 16 e imolarás o carneiro e, tomando o seu sangue, o espargirás sobre o altar ao redor; 20 e imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o dedo polegar da sua mão direita e sobre o dedo polegar do seu pé direito; e espargirás o sangue sobre o altar ao redor. Êxodo 29:11,16,20 11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida. Levítico 17:11