Comentário Bíblico
Adventista
Proposto no coração - (cba)
2 Coríntios 9:7
Isto denota uma decisão bem pensada. A benevolência cristã desenvolve escolha deliberada. Uma considerável quantia é doada no impulso do momento, sem o pensamento cuidadoso que acrescenta à doação o coração do doador (ver com. de 2 Coríntios 8:5). Não é assim com o grande dom do amor de Deus (João 3:16; Efésios 3:11). Unicamente o que vem de um espontâneo desejo do coração é aceitável a Deus (Mateus 6:2-4).
- 5 e não somente fizeram como nós esperávamos, mas primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor, e a nós pela vontade de Deus; 2 Coríntios 8:5 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 11 segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, Efésios 3:11 2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; 4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:2-4
Não com tristeza - (cba)
2 Coríntios 9:7
Ou seja, não com relutância. Doar algo que entristece o doador não é uma doação verdadeira. Tal doação é entregue sem o doador, pois está acompanhada pelo pesar da pessoa manifestado na perda de posses terrestres. Em momento algum, o cristão considera a experiência de doação dolorosa. Uma pessoa que doa nesse espírito não colhe benefícios do ato. Por outro lado, o doador alegre é melhor, mais feliz e mais semelhante a Cristo.
Um doador relutante pode também não doar de modo algum, porque seu espírito e caráter são completamente opostos ao espírito de Cristo, que livremente nos concedeu todas as coisas (Romanos 8:32).
Por necessidade - (cba)
2 Coríntios 9:7
Isto é, sendo exigida a doação. Pode se referir à pressão de grupo que impele a pessoa a doar para reter sua posição diante do grupo, à urgente exortação e incômodo pessoal para participar nos projetos da igreja, ou ao impulso de doar para compensar a falha em cumprir a tarefa em outros sentidos.
Deus ama - (cba)
2 Coríntios 9:7
Esta declaração é quase uma citação literal da LXX de Provérbios 22:9. A suprema qualidade do caráter de Deus é amor (1 João 4:7,8). A suprema honra que pode ser prestada a Deus por Suas criaturas é o reflexo deste amor na vida delas. Esta é a forma mais eficaz de proclamar Deus ao mundo.
- 9 Quem vê com olhos bondosos será abençoado; porque dá do seu pão ao pobre. Provérbios 22:9 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:7,8
Alegria - (cba)
2 Coríntios 9:7
Isto é, imediata e espontânea. De todos os deveres cristãos, nenhum deve ser cumprido com mais alegria que doar, principalmente aos projetos designados ao avanço do reino de Deus na Terra. O espírito de liberalidade é o espírito de Cristo; o espírito de egoísmo é do mundo e de Satanás. O caráter do cristão é doar; o caráter do mundano é ganhar.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Dar de má vontade zomba de Deus
2 Coríntios 9:7
Era melhor não dar do que dar de má vontade; pois se repartirmos nossos recursos quando não temos o espírito de dar livremente, zombamos de Deus. Tenhamos em mente que estamos lidando com Alguém de quem dependemos para todas as bênçãos, Alguém que lê cada pensamento do coração, cada propósito da mente ( The Review and Herald, 15 de maio de 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 9:6-15
O dinheiro doado por caridade pode parecer atirado ao lixo para a mente carnal, mas quando é dado sobre a base dos princípios apropriados, é semente semeada da qual pode-se esperar um valioso acréscimo. Deve-se dar com cuidado. As obras de caridade, como todas as demais boas obras, devem ser feitas de maneira reflexiva e intencional. A devida reflexão sobre nossas circunstâncias, e sobre a daqueles a quem vamos socorrer, orientará as nossas dádivas a serviço da caridade. A ajuda deve ser dada com generosidade, seja mais, seja menos; não com repugnância, mas com alegria. Enquanto alguns distribuem aquilo que possuem e ainda assim crescem, outros retém mais do que se pode ver, e isso leva-os à pobreza. Se tivéssemos mais fé e amor, gastaríamos menos conosco mesmos, e semearíamos mais com a esperança de um crescimento abundante.
Um homem pode perder fazendo aquilo de que Deus se agrada? Ele pode fazer que toda a graça abunde para conosco e que abunde em nós, pode dar um grande crescimento às boas coisas espirituais e às temporais. Pode fazer com que tenhamos o suficiente em todas as coisas e nos contentar com o que temos. Deus não somente nos dá o bastante para nós mesmos, mas nos dá algo mais para que com isto possamos suprir as necessidades do próximo, e isto deve ser como semente para semear. Devemos mostrar a realidade de nossa sujeição ao Evangelho pelas obras de caridade. Isto será para mérito de nossa confissão e para o louvor e a glória de Deus. Proponhamo-nos a imitar o exemplo de Cristo, sem nos cansarmos de fazer o bem, considerando que é mais bemaventurado dar do que receber.
Bendito seja Deus pelo inefável dom de sua graça, pela qual capacita e inclina a alguns de seu povo a dar aos demais, e a outros a serem agradecidos por isto; e bendito seja seu glorioso nome por Jesus Cristo, o dom de valor inestimável de seu amor, por meio do qual estas e todas as outras coisas que pertencem à vida e à piedade, nos são dadas gratuitamente, além de toda a expressão, medida ou limite.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 343

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 371

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 243

Conselhos para a Igreja, Pág. 284

Patriarcas e Profetas, Pág. 529

E Recebereis Poder, Pág. 89
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Quando no meio de ti houver algum pobre, dentre teus irmãos, em qualquer das tuas cidades na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão pobre; 8 antes lhe abrirás a tua mão, e certamente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade. 9 Guarda-te, que não haja pensamento vil no teu coração e venhas a dizer: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu olho não seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado. 10 Livremente lhe darás, e não fique pesaroso o teu coração quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo no que puseres a mão. 11 Pois nunca deixará de haver pobres na terra; pelo que eu te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra. 14 liberalmente o fornecerás do teu rebanho, e da tua eira, e do teu lagar; conforme o Senhor teu Deus tiver abençoado te darás. Deuteronômio 15:7-11,14 6 Não comas o pão do avarento, nem cobices os seus manjares gostosos. 7 Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo. 8 Vomitarás o bocado que comeste, e perderás as tuas suaves palavras. Provérbios 23:6-8 5 Ao tolo nunca mais se chamará nobre, e do avarento nunca mais se dirá que é generoso. 8 Mas o nobre projeta coisas nobres; e nas coisas nobres persistirá. Isaías 32:5,8 9 Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta. Tiago 5:9 9 sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; 1 Pedro 4:9 12 Porque, se há prontidão de vontade, é aceitável segundo o que alguém tem, e não segundo o que não tem. 2 Coríntios 8:12 2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. Êxodo 25:2 5 Tomai de entre vós uma oferta para o Senhor; cada um cujo coração é voluntariamente disposto a trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e bronze, Êxodo 35:5 17 E bem sei, Deus meu, que tu sondas o coração, e que te agradas da retidão. Na sinceridade de meu coração voluntariamente ofereci todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, ofereceu voluntariamente. 1 Crônicas 29:17 25 A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado. Provérbios 11:25 9 Quem vê com olhos bondosos será abençoado; porque dá do seu pão ao pobre. Provérbios 22:9 35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. Atos 20:35 8 ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria. Romanos 12:8
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 343

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 371

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 243

Conselhos para a Igreja, Pág. 284

Patriarcas e Profetas, Pág. 529

E Recebereis Poder, Pág. 89