Comentário Bíblico
Adventista
Serviço - (cba)
2 Coríntios 9:12
Do gr. leitourgia (ver com. de Lucas 1:23), de onde se originou a palavra “liturgia”. No grego clássico, a palavra designa alguém que presta serviço público para o estado ou que mantém um cargo público às próprias custas. Na LXX, a palavra se refere aos serviços dos sacerdotes no santuário judaico (Números 4:24; 1 Crônicas 26:30).
- 23 E, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa. Lucas 1:23 24 Este será o serviço das familias dos gersonitas, ao servirem e ao levarem as cargas: Números 4:24 30 Dos hebronitas foram Hasabias e seus irmãos, homens valentes, mil e setecentos, que tinham a seu cargo Israel, ao ocidente do Jordão, em todos os negócios do Senhor e no serviço do rei. 1 Crônicas 26:30
No NT, a palavra geralmente denota o serviço de Cristo e Seus representantes na Terra (Lucas 1:23; Hebreus 8:6; Hebreus 9:21). Neste versículo, refere-se especificamente à doação dos coríntios para o alívio dos pobres em Jerusalém.
- 23 E, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa. Lucas 1:23 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas. Hebreus 8:6 21 Semelhantemente aspergiu com sangue também o tabernáculo e todos os vasos do serviço sagrado. Hebreus 9:21
A caridade cristã tem dois aspectos: em relação a Deus e ao próximo.
Assistência - (cba)
2 Coríntios 9:12
Ou, “ministração” (ver com. do 2 Coríntios 9:1).
Supre - (cba)
2 Coríntios 9:12
Literalmente, “encher por meio de acréscimo”, neste versículo, ao suprir as necessidades do pobre.
A necessidade dos santos - (cba)
2 Coríntios 9:12
As necessidades dos pobres em Jerusalém.
Redunda - (cba)
2 Coríntios 9:12
Ou, “transborda”. Isto expressa o aspecto da doação deles para com Deus, que resultaria em louvor e gratidão a Deus, da parte dos recebedores e da parte de outros cristãos que aprenderíam com sua generosidade. A doação é feita a Deus bem como aos seres humanos (Mateus 25:40).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 9:6-15
O dinheiro doado por caridade pode parecer atirado ao lixo para a mente carnal, mas quando é dado sobre a base dos princípios apropriados, é semente semeada da qual pode-se esperar um valioso acréscimo. Deve-se dar com cuidado. As obras de caridade, como todas as demais boas obras, devem ser feitas de maneira reflexiva e intencional. A devida reflexão sobre nossas circunstâncias, e sobre a daqueles a quem vamos socorrer, orientará as nossas dádivas a serviço da caridade. A ajuda deve ser dada com generosidade, seja mais, seja menos; não com repugnância, mas com alegria. Enquanto alguns distribuem aquilo que possuem e ainda assim crescem, outros retém mais do que se pode ver, e isso leva-os à pobreza. Se tivéssemos mais fé e amor, gastaríamos menos conosco mesmos, e semearíamos mais com a esperança de um crescimento abundante.
Um homem pode perder fazendo aquilo de que Deus se agrada? Ele pode fazer que toda a graça abunde para conosco e que abunde em nós, pode dar um grande crescimento às boas coisas espirituais e às temporais. Pode fazer com que tenhamos o suficiente em todas as coisas e nos contentar com o que temos. Deus não somente nos dá o bastante para nós mesmos, mas nos dá algo mais para que com isto possamos suprir as necessidades do próximo, e isto deve ser como semente para semear. Devemos mostrar a realidade de nossa sujeição ao Evangelho pelas obras de caridade. Isto será para mérito de nossa confissão e para o louvor e a glória de Deus. Proponhamo-nos a imitar o exemplo de Cristo, sem nos cansarmos de fazer o bem, considerando que é mais bemaventurado dar do que receber.
Bendito seja Deus pelo inefável dom de sua graça, pela qual capacita e inclina a alguns de seu povo a dar aos demais, e a outros a serem agradecidos por isto; e bendito seja seu glorioso nome por Jesus Cristo, o dom de valor inestimável de seu amor, por meio do qual estas e todas as outras coisas que pertencem à vida e à piedade, nos são dadas gratuitamente, além de toda a expressão, medida ou limite.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Pois quanto à ministração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos; 2 Coríntios 9:1 4 pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos; 2 Coríntios 8:4 14 mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade; 15 como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou. 2 Coríntios 8:14,15 25 Julguei, contudo, necessário enviar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nas lutas, e vosso enviado para me socorrer nas minhas necessidades; Filipenses 2:25 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. 19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. Filipenses 4:18,19 4 Sempre dou graças ao meu Deus, lembrando-me de ti nas minhas orações, 5 ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos; 6 para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo. 7 Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados. Filemon 1:4-7 14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Tiago 2:14-16 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? 1 João 3:17 11 ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito. 2 Coríntios 1:11