Comentário Bíblico
Adventista
De bom grado as daremos - (cba)
Juízes 8:25
Era grande o alívio de estar livre da opressão midianita depois de sete anos de despojamento, e forte o sentimento popular a favor de Gideão, de modo que os israelitas alegremente concederam o pedido de seu libertador e lhe entregaram a parte mais valiosa da pilhagem que haviam feito.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Satanás leva Gideão a desencaminhar Israel
Juízes 8:24-27
Satanás nunca fica ocioso. Ele está cheio de ódio contra Deus e constantemente induzindo os homens a um proceder errado. Depois que os exércitos do Senhor obtiveram uma vitória notável, o grande adversário está especialmente ocupado. Ele vem disfarçado de anjo de luz e, como tal, se empenha em destruir a obra de Deus. Assim, pensamentos e planos foram sugeridos à mente de Gideão, pelos quais Israel foi desviado ( The Signs of the Times, 28 de julho de 1881 ).
Os líderes podem desencaminhar-se
Juízes 8:24-27
Aqueles que estão nas posições mais altas podem desencaminhar-se, especialmente se sentirem que não há perigo. Os mais sábios erram; os mais fortes se cansam. O excesso de cautela costuma representar um perigo tão grande quanto o excesso de confiança. Para seguir em frente sem tropeçar, devemos ter a certeza de que uma mão todo-poderosa nos sustentará e uma infinita piedade ser exercida em relação a nós se cairmos. Somente Deus pode ouvir nosso pedido de ajuda em todos os momentos.
É um pensamento solene que a remoção de uma salvaguarda da consciência, o fracasso em cumprir uma boa resolução, a formação de um hábito errado, pode resultar não apenas em nossa própria ruína, mas na ruína daqueles que depositaram confiança em nós. Nossa única segurança é seguir onde os passos do Mestre guiam o caminho, para confiarpara proteção implicitamente para Aquele que diz: "Siga-me." Nossa oração constante deve ser. “Detém minhas andanças em teu caminho, ó Senhor, para que minhas pegadas não resvalem” ( The Signs of the Times, 28 de julho de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 8:22-28
Gideão recusou o governo que seu povo lhe ofereceu. Nenhum homem bom se agradaria que lhe fosse conferida alguma honra que só pertença a Deus.
Gideão decidiu conservar a lembrança desta vitória com um éfode feito com o melhor dos despojos. Provavelmente este éfode teria, como era habitual, um terafim ao seu lado, e Gideão pretendia que isso fosse um oráculo para que consultasse. Muitos são levados por caminhos errados, através de um mau passo de um homem bom. Isso foi uma armadilha para Gideão, e resultou na ruína de sua família. Com quanta rapidez os ornamentos, que alimentam as concupiscência dos olhos e formam a soberba da vida, tendem do mesmo modo às concupiscências da carne e envergonham aos que os apreciam.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |