Comentário Bíblico
Adventista
O moço deu por escrito - (cba)
Juízes 8:14
Do heb. kathab, literalmente, “ele escreveu” (NV). Um jovem da cidade de Sucote a quem tinham capturado por acaso, escreveu o nome dos príncipes e anciãos da cidade para Gideão. Os governantes de Sucote é que haviam se recusado a auxiliá-lo, por isso Gideão queria distinguir entre eles e os habitantes da cidade, a fim de não punir pessoas inocentes.
Um jovem capturado ao acaso e que sabia escrever, indica que, mesmo nesse tempo remoto, o conhecimento da escrita se propagara.
Príncipes - (cba)
Juízes 8:14
Do heb. sarim, essa palavra é traduzida como “governante”, "capitão" ou “chefe” quase tão frequentemente como “príncipe”. Neste verso, possivelmente se refere aos oficiais que estavam à frente do conselho de anciãos, os líderes que comandavam as tarefas cívicas e militares.
Anciãos - (cba)
Juízes 8:14
Chefes das famílias residentes de uma cidade, formando um conselho ou corpo governamental.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 8:13-17
Os dedicados servos do Senhor enfrentam uma oposição mais ferrenha dos falsos mestres do que dos inimigos; porém, não devem preocupar-se com a conduta daqueles que são israelitas somente de nome, mas midianitas de coração. Devem perseguir os inimigos de sua alma e da causa de Deus, ainda que estejam a ponto de desmaiar por causa dos conflitos internos e as dificuldades externas. E assim serão capazes de perseverar. Quanto menos os homens ajudem, e mais procurem atrapalhar, mais o Senhor nos ajudará.
Ao ser a advertência de Gideão desprezada, o castigo foi justo. Muitos aprendem com os abrolhos e os espinhos da aflição, o que não aprenderam de outra maneira.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 24 e, vendo os espias a um homem que saía da cidade, disseram-lhe: Mostra-nos a entrada da cidade, e usaremos de bondade para contigo. 25 Mostrou-lhes, pois, a entrada da cidade, a qual eles feriram ao fio da espada; porém deixaram livre aquele homem e toda a sua família. Juízes 1:24,25 11 Ora, acharam no campo um egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão a comer, e água a beber; 12 deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas. Tendo ele comido, voltou-lhe o ânimo; pois havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água. 13 Então Davi lhe perguntou: De quem és tu, e donde vens? Respondeu ele: Sou um moço egípcio, servo dum amalequita; e o meu senhor me abandonou, porque adoeci há três dias. 14 Nós fizemos uma incursão sobre o Negebe dos queretitas, sobre o de Judá e sobre o de Calebe, e pusemos fogo a Ziclague. 15 Perguntou-lhe Davi: Poderias descer e guiar-me a essa tropa? Respondeu ele: Jura-me tu por Deus que não me matarás, nem me entregarás na mão de meu senhor, e eu descerei e te guiarei a essa tropa. 1 Samuel 30:11-15