Comentário Bíblico
Adventista
Contenderam [...] com ele - (cba)
Juízes 8:1
Efraim era a tribo mais importante e populosa do norte da Palestina e era ciumenta de sua posição de liderança. Os efraimitas se reuniram imediatamente ao chamado de Gideão e provaram sua força e fidelidade à causa nacional. Quando encontraram Gideão, seu orgulho e ambições feridas os levaram a reprovar Gideão por não chamá-los antes do início da batalha, como dizendo que ninguém tinha o direito de fazer um movimento para repelir um inimigo em comum sem informá-los. A arrogância era devido à sua força e a uma atitude criada quando Josué, um efraimita, era um reconhecido líder de Israel. Mais tarde, a tribo de Efraim assumiu um tom ditatorial novamente (Juízes 12:1-7), mas, dessa vez, como resultado, sofreram humilhante derrota.
Aqui se encontra uma das mais importantes lições dessa narrativa. À semelhança das tribos do norte, Efraim não fez nada para se opor à depredação causada pelos midianitas. Eles foram corajosos para entrar no combate somente depois de os inimigos estarem em fuga. De modo semelhante, há muitos hoje que criticam aquele que corajosamente lança um projeto louvável. Eles resistem a qualquer tipo de apoio até ficar evidente que o projeto será bem-sucedido. Então, tentam tomar o crédito para si, e assim obter vantagem na liderança do empreendimento. Tal espírito é repreensível.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Uma resposta prudente apazigua a raiva
Juízes 8:1-3
A resposta modesta e prudente de Gideão apaziguou a ira dos homens de Efraim, e eles voltaram em paz para suas casas. Quanto dos problemas que existem no mundo hoje, surgem dos mesmos traços malignos que atuaram os homens de Efraim, e quantos males poderiam ser evitados se todos os que são injustamente acusados ou censurados manifestassem o espírito manso e abnegado de Gideon ( The Signs of the Times, 21 de julho de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 8:1-3
Os que não intentam nem se aventuram em alguma coisa pela causa de Deus, são os mais prontos para censurar e disputar com os que têm o espírito mais zeloso e empreendedor. Os mais lentos para os serviços mais difíceis são os que mais se aborrecem por não receber reconhecimento. Gideão surge aqui como grande exemplo de abnegação e demonstra-nos que a melhor maneira de eliminar a inveja é a humildade. os homens de Efraim expressaram suas paixões com uma liberdade muito equivocada no falar, sinal certo de uma causa fraca. A razão permanece em um patamar baixo, quando a reprovação está em um patamar alto.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Então os homens de Efraim se congregaram, passaram para Zafom e disseram a Jefté: Por que passaste a combater contra os amonitas, e não nos chamaste para irmos contigo? Queimaremos a fogo a tua casa contigo. 2 Disse-lhes Jefté: Eu e o meu povo tivemos grande contenda com os amonitas; e quando vos chamei, não me livrastes da sua mão. 3 Vendo eu que não me livráveis, arrisquei a minha vida e fui de encontro aos amonitas, e o Senhor mos entregou nas mãos; por que, pois, subistes vós hoje para combater contra mim? 4 Depois ajuntou Jefté todos os homens de Gileade, e combateu contra Efraim, e os homens de Gileade feriram a Efraim; porque este lhes dissera: Fugitivos sois de Efraim, vós gileaditas que habitais entre Efraim e Manassés. 5 E tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e quando algum dos fugitivos de Efraim diza: Deixai-me passar; então os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não; 6 então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete, porque não o podia pronunciar bem. Então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão. Cairam de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. Juízes 12:1-6 41 Então todos os homens de Israel vieram ter com o rei, e lhe disseram: Por que te furtaram nossos irmãos, os homens de Judá, e fizeram passar o Jordão o rei e a sua casa, e todos os seus homens com ele? 2 Samuel 19:41 2 Pois a dor destrói o louco, e a inveja mata o tolo. Jó 5:2 4 Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja que o homem tem do seu próximo. Também isso é e vaidade e desejo vão. Eclesiastes 4:4 5 Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? 6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Tiago 4:5,6