Comentário Bíblico
Adventista
Derribou a torre - (cba)
Juízes 8:17
Os homens de Penuel devem ter resistido. Para que a torre fosse destruída como Gideão havia ameaçado, ele precisou matá-los. Gideão havi ameaçado somente destruir a torre. É possível também que a imprudência desses homens os tenha levado a escolher defender a torre e perder a vida.
Essas fortes medidas por parte do novo juiz de Israel foram necessárias para advertir as outras cidades israelitas sobre as consequências da falta de patriotismo. A punição infligida a Sucote e Penuel pode ter servido como uma barreira efetiva, pelo menos em parte, para ações independentes de cidades israelitas isoladas, permitindo que os israelitas apresentassem uma frente mais unida numa invasão posterior.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 8:13-17
Os dedicados servos do Senhor enfrentam uma oposição mais ferrenha dos falsos mestres do que dos inimigos; porém, não devem preocupar-se com a conduta daqueles que são israelitas somente de nome, mas midianitas de coração. Devem perseguir os inimigos de sua alma e da causa de Deus, ainda que estejam a ponto de desmaiar por causa dos conflitos internos e as dificuldades externas. E assim serão capazes de perseverar. Quanto menos os homens ajudem, e mais procurem atrapalhar, mais o Senhor nos ajudará.
Ao ser a advertência de Gideão desprezada, o castigo foi justo. Muitos aprendem com os abrolhos e os espinhos da aflição, o que não aprenderam de outra maneira.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |