Comentário Bíblico
Adventista
Vale de Soreque - (cba)
Juízes 16:4
O vale onde estava situado o lar de Sansão, em Zorá. Acredita-se que o vale seja o moderno Wadi ets-Tsarâr, onde foram encontradas as ruínas chamadas Surik, que se pensa ser a antiga Soreque. A cidade de Soreque distava de Zorá 3,2 quilômetros.
Dalila - (cba)
Juízes 16:4
É comum pensar que fosse uma mulher filisteia, mas isto não é declarado. A julgar pelo suborno oferecido a ela, alguns creem que ela não era uma filisteia porque, se fosse dessa nacionalidade, possivelmente eles utilizariam ameaças em vez de suborno, como no caso da esposa de Sansão (Juízes 14:15).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Preciosas horas desperdiçadas
Juízes 16:4
Na companhia dessa feiticeira, o juiz de Israel desperdiçou preciosas horas que deveriam ter sido sagradamente devotadas ao bem-estar de seu povo. Mas as paixões cegantes que enfraquecem até os mais fortes ganharam o controle da razão e da consciência ( The Signs of the Times, 13 de outubro de 1881 ).
Filisteus que conheciam a lei divina , vigiavam Sansão
Juízes 16:4
Os filisteus conheciam bem a lei divina e sua condenação à indulgência sensual. Eles mantiveram uma vigilância vigilante sobre todos os movimentos de seu inimigo, e quando ele se degradou por este novo apego, e eles viram o poder fascinante da feiticeira, eles determinaram, através dela, realizar sua ruína ( The Signs of the Times, 13 de outubro de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 16:4-17
Sansão foi levado mais de uma vez à maldade e ao perigo por amor às mulheres; contudo, não aprendeu com tais advertências, e pela terceira vez caiu na mesma armadilha.
Desta vez foi fatal. A libertinagem é uma das coisas que arrebatam o coração. É um poço profundo em que muitos têm caído, e do qual poucos têm escapado, e isto por um milagre da misericórdia, com a perda de sua reputação e a inutilização quase total, exceto de sua alma. A angústia do sofrimento é dez mil vezes maior do que todos os prazeres do pecado.
- Veja também

Vidas Que Falam, Pág. 131

Patriarcas e Profetas, Pág. 565
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Ora, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, 1 Reis 11:1 26 Não pecou nisso Salomão, rei de Israel? Entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado de seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Contudo mesmo a ele as mulheres estrangeiras o fizeram pecar. Neemias 13:26 14 Cova profunda é a boca da adúltera; aquele contra quem o Senhor está irado cairá nela. Provérbios 22:14 27 Porque cova profunda é a prostituta; e poço estreito é a aventureira. Provérbios 23:27 11 Como o cão que torna ao seu vômito, assim é o tolo que reitera a sua estultícia. Provérbios 26:11 22 Ainda que pisasses o insensato no gral entre grãos pilados, contudo não se apartaria dele a sua estultícia. Provérbios 27:22 6 Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 1 Coríntios 10:6