Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 13:7-33
A terra deveria ser repartida entre as tribos. A vontade de Deus é que cada homem conheça o que é seu, e não tome o que é de outro, o mundo deve ser governado não pela força, mas pelo direito, onde quer que esteja a nossa habitação, e seja qual for a forma honesta de nos ser designada nossa porção, devemos considerá-la como uma concessão divina; devemos ser agradecidos por isso e usá-la devidamente, enquanto for necessário usar um método prudente para impedir disputas pela propriedade, tanto no presente como no futuro. Josué é aqui um tipo de Cristo, que não só derrota as forças do inferno por nós, como também abre-nos as portas do céu e, após adquirir a herança eterna para todos os crentes, levar-nos-á para recebê-la como possessão.
Aqui há uma descrição geral da parte entregue às duas tribos e meia, pela mão de Moisés. Israel devia reconhecer o que era seu e conservá-lo; e não devia, sob o pretexto de ser o povo de Deus, usurpar o que é de seus vizinhos.
Nota-se duas vezes neste capítulo que Moisés não deu herança aos levitas (Números 18:20). A manutenção deles deveria ser tomada de todas as demais tribos, os ministros do Senhor devem mostrar-se indiferentes aos interesses mundanos, e o povo deve providenciar que não lhes falte o necessário. Bem-aventurados os que têm o Senhor Deus de Israel por herança, ainda que seja pouco o que possuam neste mundo. As providências divinas suprirão as suas necessidades, e suas consolações sustentarão sua alma até que recebam o gozo celestial e os prazeres eternos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |