Comentário Bíblico
Adventista
Era Josué, porém, já idoso - (cba)
Josué 13:1
Considera-se, de modo geral, que este capítulo dá início à segunda parte do livro de Josué. A primeira parte apresenta a história da conquista da Palestina. A segunda relata sua divisão entre os conquistadores.
Literalmente, a primeir a oração diz: "Josué havia envelhecido e estava avançado em dias." Essa declaração foi feita algum tempo antes de sua morte, aos 110 anos de idade (Josué 24:29). Às vezes, a palavra hebraica traduzida por "velho" parece se referir à vitalidade, não aos anos vividos. Gênesis 27:1 afirma que "tendo-se envelhecido Isaque", ou seja, ele já estava idoso; no entanto, viveu mais 43 anos depois disso. Também se diz, a respeito de Davi: "era já o rei mui velho" (1 Reis 1:15), mas não tinha mais do que cerca de 70 anos quando morreu. As ansiedades e dificuldades de sua vida o haviam envelhecido. Em muitos países, uma pessoa aos 50 ou 60 anos já é considerada de idade avançada. O mesmo pode ter acontecido com Josué. Sua vida árdua de guerreiro e líder de Israel, além da intensidade dos últimos anos da conquista, provavelmente o envelheceu, talvez de forma súbita. É possível que suas energias tenham se esgotado rapidamente depois da longa carreira de serviço militar ativo e conturbado. Por isso, ele ficou alegre ao ouvir a ordem divina de cessar a campanha militar a fim de repartir a terra. Talvez ele se perguntava como viveria o sunficiente para terminar as guerras ainda necessárias para dar aos filhos de Tsrael a plena posse da terra. Como verdadeiro servo de Deus, Josué demonstrou disposição de gastar suas energias no trabalho do Senhor.
- 29 Depois destas coisas Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu, tendo cento e dez anos de idade; Josué 24:29 1 Quando Isaque já estava velho, e se lhe enfraqueciam os olhos, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho! Ele lhe respondeu: Eis-me aqui! Gênesis 27:1 15 Foi, pois, Bate-Seba à presença do rei na sua câmara. Ele era mui velho; e Abisague, a sunamita, o servia. 1 Reis 1:15
Não há informações precisas quanto à idade de Josué nesse momento, mas Josefo (Antiguidades, v. 1.29) afirma que ele foi a uxiliar de Moisés durante 40 anos e, depois da morte de seu mestre, governou Israel por 25 anos. Já que morreu aos 110 anos, teria 85 anos quando Moisés morreu e cerca de 45 por ocasião do êxodo. Comparando essas informações com a idade de Calebe declarada na época (ver com. de Josué 11:18), Josué teria 92 anos no contexto desta passagem, isso se os números de Josefo forem considerndos confiáveis.
Ficou - (cba)
Josué 13:1
A conquista militar, de modo geral, fora concluída. O que ainda faltava aos israelitas era tomar posse da terra. Até então, eles haviam se estabelecido num território relativamente pequeno. Naquele momento, não parecia fazer sentido dar prosseguimento as campanhas militares, já que, muitas vezes, assim que se retiravam os exércitos de Israel, os povos vencidos voltavam e tornavam a habitar na terra. O plano era que as tribos, depois de se estabelecerem em suas heranças, ampliassem seus territórios. Restavam ainda muitas batalhas a serem travadas para completar a posse da terra, mas a bênção de Deus no passado era a garantia do sucesso futuro.
O mesmo ocorre na guerra espiritual. A obra de vencer os defeitos de caráter é progressiva. A erradicação dos inimigos do coração é uma luta contínua. Deve-se trava conflito após conflito contra as tendências hereditárias e cultivadas para o mal.
É importante distinguir com clareza entre a obra feita por Josué e a que ficou para Israel fazer. Josué expulsou os poderes governantes e derrotou seus exércitos de tal modo que o povo recebeu um firme ponto de partida para se estabelecer no território. O líder, porém, não exterminou a população de todas as partes da terra prometida. Algumas nações ficaram completamente intactas (Juízes 2:20-23; Juízes 3:1-4). Na conquista e na expansão, as regras estabelecidas na lei de Moisés deveriam constituir o princípio norteador. Em Deuteronômio 7 e 12 são apresentadas três regras principais que os filhos de Israel deveriam seguir: (1) total extennínio das nações que o Senhor entregasse em suas mãos; (2) a proibição de fazer alianças ou tratados com esses povos e de qualquer união matrimonial com seus cidadãos; e (3) a destruição de todo rastro de idolatria no território conquistado. A responsabilidade de cumprir a primeira dessas instruções recaía sobre os líderes; do povo dependiam a segunda e a terceira. É óbvio que a destruição consistente e geral dos objetos do culto dos cananeus, junto com a recusa de fazer acordos e de se casar com eles, tenderia a perpetuar o estado de irritação na mente dos cananeus. Se tais regras tivessem sido fielmente observadas, é provável que ocorressem constantes surtos de hostilidade, os quais resultariam na mais ampla e rápida destruição dos inimigos de Israel, ou então na absoluta submissão à lei do povo de Deus. Assim, toda a conquista teria terminado num tempo relativamente curto.
- 20 Pelo que se acendeu contra Israel a ira do Senhor, e ele disse: Porquanto esta nação violou o meu pacto, que estabeleci com seus pais, não dando ouvidos à minha voz, 21 eu não expulsarei mais de diante deles nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu; 22 a fim de que, por elas, ponha a prova Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar. 23 Assim o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué. Juízes 2:20-23 1 Estas são as nações que o Senhor deixou ficar para, por meio delas, provar a Israel, a todos os que não haviam experimentado nenhuma das guerras de Canaã; 2 tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas aprendessem a guerra, pelo menos os que dantes não tinham aprendido. 3 Estas nações eram: cinco chefes dos filisteus, todos os cananeus, os sidônios, e os heveus que habitavam no monte Líbano, desde o monte Baal-Hermom até a entrada de Hamate. 4 Estes, pois, deixou ficar, a fim de de por eles provar os filhos de Israel, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais por intermédio de Moisés. Juízes 3:1-4
O método antigo de conquista pode ser usado para ilustrar uma verdade espiritual. Na luta cristã, podem restar muitas batalhas contra o pecado para ser travadas, mesmo depois de muitos anos de guerra; além disso, ainda pode haver muito território da verdade para ser ocupado. Nunca se esgota todo o conhecimento sagrado que Deus deseja ensinar por meio de Sua Palavra, e que será proveitoso ao crente. Muitos cristãos correm o risco de depender das conquistas de algum "Josué", em vez de fazer novas explorações por si mesmos nas minas da verdade.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 13:1-6
Neste capítulo, inicia-se o relato da divisão da terra de Canaã entre as tribos de Israel por sorteio. Esta narração mostra o cumprimento da promessa feita aos pais, de que esta terra seria dada à semente de Jacó. Não devemos desconsiderar estes capítulos de nomes difíceis nem tê-los como inúteis. onde Deus tenha uma boca para falar e uma mão para escrever, devemos encontrar ouvidos para ouvir e olhos para ler; e que Deus nos dê um coração que saiba ganhar!
Supõe-se que Josué tinha por volta de cem anos de idade nesta época. Bom é para os mais idosos terem sempre em vista o que são. Deus considera a estrutura de seu povo e não o sobrecarrega com obras superiores às suas forças. Todas as pessoas, especialmente os idosos, devem dispor-se a fazer logo o que devem antes de morrer, para que não aconteça que a morte os impeça (Eclesiastes 9:10).
Deus promete que fará aos israelitas senhores de todos os países ainda não subjugados, apesar de Josué estar velho e ser incapaz de fazêlo, e provavelmente não viveria até que visse esta obra concluída. Não importa o que aconteça conosco; ainda que sejamos deixados de lado como vasos quebrados e esquecidos, Deus fará sua obra a seu devido tempo. Temos que trabalhar em prol da nossa salvação, e então Deus atuará em nossa vida e conosco; temos que resistir a nossos inimigos espirituais, e então Deus os colocará debaixo de nossos pés; devemos ir adiante em nossa tarefa e guerra cristã, e então Deus irá na nossa frente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 E agora eis que o Senhor, como falou, me conservou em vida estes quarentá e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; Josué 14:10 1 Passados muitos dias, tendo o Senhor dado repouso a Israel de todos os seus inimigos em redor, e sendo Josué já velho, de idade muito avançada, 2 chamou Josué a todo o Israel, aos seus anciãos, aos seus cabeças, aos seus juízes e aos seus oficiais, e disse-lhes: Eu já sou velho, de idade muito avançada; Josué 23:1,2 29 Depois destas coisas Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu, tendo cento e dez anos de idade; Josué 24:29 11 Ora, Abraão e Sara eram já velhos, e avançados em idade; e a Sara havia cessado o incômodo das mulheres. Gênesis 18:11 1 Ora, o rei Davi era já velho, de idade mui avançada; e por mais que o cobrissem de roupas não se aquecia. 1 Reis 1:1 7 Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade. Lucas 1:7 3 O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas. Josué passará adiante de ti, como o Senhor disse. Deuteronômio 31:3