Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 13:7-33
A terra deveria ser repartida entre as tribos. A vontade de Deus é que cada homem conheça o que é seu, e não tome o que é de outro, o mundo deve ser governado não pela força, mas pelo direito, onde quer que esteja a nossa habitação, e seja qual for a forma honesta de nos ser designada nossa porção, devemos considerá-la como uma concessão divina; devemos ser agradecidos por isso e usá-la devidamente, enquanto for necessário usar um método prudente para impedir disputas pela propriedade, tanto no presente como no futuro. Josué é aqui um tipo de Cristo, que não só derrota as forças do inferno por nós, como também abre-nos as portas do céu e, após adquirir a herança eterna para todos os crentes, levar-nos-á para recebê-la como possessão.
Aqui há uma descrição geral da parte entregue às duas tribos e meia, pela mão de Moisés. Israel devia reconhecer o que era seu e conservá-lo; e não devia, sob o pretexto de ser o povo de Deus, usurpar o que é de seus vizinhos.
Nota-se duas vezes neste capítulo que Moisés não deu herança aos levitas (Números 18:20). A manutenção deles deveria ser tomada de todas as demais tribos, os ministros do Senhor devem mostrar-se indiferentes aos interesses mundanos, e o povo deve providenciar que não lhes falte o necessário. Bem-aventurados os que têm o Senhor Deus de Israel por herança, ainda que seja pouco o que possuam neste mundo. As providências divinas suprirão as suas necessidades, e suas consolações sustentarão sua alma até que recebam o gozo celestial e os prazeres eternos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 como também o termo de Ogue, rei de Basã, que era do restante dos refains, o qual habitava em Astarote, e em Edrei, Josué 12:4 10 todas as cidades do planalto, e todo o Gileade, e todo o Basã, até Salca e Edrei, cidades do reino de Ogue em Basã. 11 Porque só Ogue, rei de Basã, ficou de resto dos refains; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos amonitas? o seu comprimento é de nove côvados, e de quatro côvados a sua largura, segundo o côvado em uso. Deuteronômio 3:10,11 3 Porquanto às duas tribos e meia Moisés já dera herança além do Jordão; mas aos levitas não deu herança entre eles. 4 Os filhos de José eram duas tribos, Manassés e Efraim; e aos levitas não se deu porção na terra, senão cidades em que habitassem e os arrabaldes delas para o seu gado e para os seus bens. : Josué 14:3,4 23 Siom, porém, não deixou Israel passar pelos seus termos; pelo contrário, ajuntou todo o seu povo, saiu ao encontro de Israel no deserto e, vindo a Jaza, pelejou contra ele. 24 Mas Israel o feriu ao fio da espada, e apoderou-se da sua terra, desde o Arnom até o Jaboque, até os amonitas; porquanto a fronteira dos amonitas era fortificada. 25 Assim Israel tomou todas as cidades dos amorreus e habitou nelas, em Hesbom e em todas as suas aldeias. 26 Porque Hesbom era a cidade de Siom, rei dos amorreus, que pelejara contra o precedente rei de Moabe, e tomara da mão dele toda a sua terra até o Arnom. 27 Pelo que dizem os que falam por provérbios: Vinde a Hesbom! edifique-se e estabeleça-se a cidade de Siom! 28 Porque fogo saiu de Hesbom, e uma chama da cidade de Siom; e devorou a Ar de Moabe, aos senhores dos altos do Arnom. 29 Ai de ti, Moabe! perdido estás, povo de Quemós! Entregou seus filhos como fugitivos, e suas filhas como cativas, a Siom, rei dos amorreus. 30 Nós os asseteamos; Hesbom está destruída até Dibom, e os assolamos até Nofá, que se estende até Medeba. 31 Assim habitou Israel na terra dos amorreus. 32 Depois Moisés mandou espiar a Jazer, e tomaram as suas aldeias e expulsaram os amorreus que ali estavam. 33 Então viraram-se, e subiram pelo caminho de Basã. E Ogue, rei de Basã, saiu-lhes ao encontro, ele e todo o seu povo, para lhes dar batalha em Edrei. 34 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Não o temas, porque eu to entreguei na mão, a ele, a todo o seu povo, e à sua terra; e far-lhe-ás como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom. 35 Assim o feriram, a ele e seus filhos, e a todo o seu povo, até que nenhum lhe ficou restando; também se apoderaram da terra dele. Números 21:23-35 24 Mas Israel o feriu ao fio da espada, e apoderou-se da sua terra, desde o Arnom até o Jaboque, até os amonitas; porquanto a fronteira dos amonitas era fortificada. Números 21:24