Comentário Bíblico
Adventista
Boi selvagem - (cba)
Jó 39:9
Do heb. rem, e em outras passagens re'em; a palavra ocorre nove vezes no AT. Pelas várias descrições desse animal, pensa-se que se refira ao boi selvagem (ver Números 23:22; Números 24:8; Deuteronômio 33:17; Salmos 22:21; Salmos 29:6; Salmos 92:10). O boi selvagem, frequentemente encontrado em monumentos assírios, era conhecido como rimu. O animal era provavelmente semelhante aos que Júlio César encontrou na Gália, e dos quais dá a seguinte descrição: "Esses uros [auroques] são pouco menores que elefantes no tamanho, mas em sua natureza, cor e forma são touros. Grande é sua força e sua velocidade, e não poupam nem homem nem animal uma vez que os avistem. [ ... ] Mesmo quando jovens, não conseguem se acostumar ao homem nem ser amansados. O tamanho e a forma de seus chifres são muito diferentes dos de nossos bois" (De bello Gallico, vi.28). Crê-se comumente que o contraste entre o boi selvagem e o domado, descrito em Jó 39:9-12, é comparável ao contraste entre o jumento selvagem e o domado, mencionado em Jó 39:5-8.
- 22 É Deus que os vem tirando do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem. Números 23:22 8 É Deus que os vem tirando do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem; ele devorará as nações, seus adversários, lhes quebrará os ossos, e com as suas setas os atravessará. Números 24:8 17 Eis o seu novilho primogênito; ele tem majestade; e os seus chifres são chifres de boi selvagem; com eles rechaçará todos os povos, sim, todas as extremidades da terra. Tais são as miríades de Efraim, e tais são os milhares de Manassés. Deuteronômio 33:17 21 Salva-me da boca do leão, sim, livra-me dos chifres do boi selvagem. Salmos 22:21 6 Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem. Salmos 29:6 10 Mas tens exaltado o meu poder, como o do boi selvagem; fui ungido com óleo fresco. Salmos 92:10 9 Quererá o boi selvagem servir-te? ou ficará junto à tua manjedoura? 10 Podes amarrar o boi selvagem ao arado com uma corda, ou esterroará ele após ti os vales? 11 Ou confiarás nele, por ser grande a sua força, ou deixarás a seu cargo o teu trabalho? 12 Fiarás dele que te torne o que semeaste e o recolha à tua eira? Jó 39:9-12 5 Quem despediu livre o jumento montês, e quem soltou as prisões ao asno veloz, 6 ao qual dei o ermo por casa, e a terra salgada por morada? 7 Ele despreza o tumulto da cidade; não obedece os gritos do condutor. 8 O circuito das montanhas é o seu pasto, e anda buscando tudo o que está verde. Jó 39:5-8
Servir-te - (cba)
Jó 39:9
O boi puxa o arado, mas o boi selvagem não poderia ser usado para tais propósitos.
Junto da tua manjedoura - (cba)
Jó 39:9
O boi selvagem não podia ser mantido num ambiente doméstico. Sua natureza era diferente. Quem o dotou de características tão diferentes, embora externamente talvez se assemelhasse ao seu irmão domado? A resposta é: Deus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Deus interroga a Jó a respeito de diversos animais - (Mathew Henry)
Jó 39:1-30
O Senhor humilha Jó com estas perguntas. Neste capítulo, fala-se de diversos animais, cuja natureza ou situação demonstra, em particular, o poder, a sabedoria, e as múltiplas obras de Deus, como o cavalo selvagem, por exemplo. Melhor é trabalhar e ser bom para algo, do que perambular sem rumo definido e não servir para coisa alguma. Através da característica indomável destas e de outras criaturas, podemos ver que não somos bons para dar leis à providência, uma vez que nem sequer podemos domar um burrinho selvagem. O unicórnio, criatura orgulhosa, imponente e forte, é capaz de servir, mas não tem a disposição; Deus desafia Jó que o force a isto. Grande misericórdia é quando Deus coloca força onde está o coração para servir; por isso, devemos orar e nos convencermos racionalmente, coisa que os brutos não podem fazer. Os dons mais valiosos nem sempre são os que causam o maior espetáculo. Quem não preferiria ter a voz do rouxinol, ao invés da cauda do pavão real; e olho da águia e suas asas poderosas, e o afeto natural da cegonha, ao invés das belas plumas da avestruz, que nunca pode elevar-se da terra e não possui afeto natural? A descrição do cavalo de guerra nos ajuda a entender o caráter dos pecadores presunçosos.
Cada um se vai por seu caminho como o cavalo que leva a carga na batalha. Quando o coração do homem está totalmente disposto a fazer o mal, e é levado pela violência de seus apetites e paixões, não há forma de fazer com que tema a ira de Deus e as consequências fatais da transgressão. Os pecadores seguros pensam que estão a salvo em seus pecados, como a águia em seu ninho, nas fendas das altas roxas. "Porém, eu os derrubarei dali", diz o Senhor (Jeremias 49:16).
Todas estas belas referências à natureza devem nos ensinar o enfoque correto da rica sabedoria divina, daquEle tudo fez e que sustenta todas as coisas. A falta de uma visão correta sobre a sabedoria de Deus, que sempre está presente em todas as coisas, conduziu Jó a pensar e a falar indignamente a respeito da providência divina.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 É Deus que os vem tirando do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem. Números 23:22 17 Eis o seu novilho primogênito; ele tem majestade; e os seus chifres são chifres de boi selvagem; com eles rechaçará todos os povos, sim, todas as extremidades da terra. Tais são as miríades de Efraim, e tais são os milhares de Manassés. Deuteronômio 33:17 21 Salva-me da boca do leão, sim, livra-me dos chifres do boi selvagem. Salmos 22:21 10 Mas tens exaltado o meu poder, como o do boi selvagem; fui ungido com óleo fresco. Salmos 92:10 3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Isaías 1:3 6 Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem. Salmos 29:6 7 E os bois selvagens cairão com eles, e os novilhos com os touros; e a sua terra embriagar-se-á de sangue, e o seu pó se engrossará de gordura. Isaías 34:7