Comentário Bíblico
Adventista
Sabes tu [...]? - (cba)
Jó 39:1
Deus continua a apresentar a Jó a divina descrição das maravilhas da criação animal que se iniciou em Jó 38:39. Expressões como "sabes tu?" enfatizam a ignorância de Jó em contraste com a sabedoria de Deus. O homem nem mesmo consegue compreender as coisas que Deus é capaz de criar.
Cabras-monteses - (cba)
Jó 39:1
Eram animais selvagens e habitavam regiões remotas e rochosas. Sua natureza tornava impossível que se conhecessem seus hábitos. Contudo Deus, o Criador, conhece todos os detalhes concernentes a elas.
Corças - (cba)
Jó 39:1
Ver Salmos 29:9. O termo pode se referir à fêmea da espécie da cabra-montês (aplicação esta que torna a segunda frase uma repetição da primeira) ou à corça.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Deus interroga a Jó a respeito de diversos animais - (Mathew Henry)
Jó 39:1-30
O Senhor humilha Jó com estas perguntas. Neste capítulo, fala-se de diversos animais, cuja natureza ou situação demonstra, em particular, o poder, a sabedoria, e as múltiplas obras de Deus, como o cavalo selvagem, por exemplo. Melhor é trabalhar e ser bom para algo, do que perambular sem rumo definido e não servir para coisa alguma. Através da característica indomável destas e de outras criaturas, podemos ver que não somos bons para dar leis à providência, uma vez que nem sequer podemos domar um burrinho selvagem. O unicórnio, criatura orgulhosa, imponente e forte, é capaz de servir, mas não tem a disposição; Deus desafia Jó que o force a isto. Grande misericórdia é quando Deus coloca força onde está o coração para servir; por isso, devemos orar e nos convencermos racionalmente, coisa que os brutos não podem fazer. Os dons mais valiosos nem sempre são os que causam o maior espetáculo. Quem não preferiria ter a voz do rouxinol, ao invés da cauda do pavão real; e olho da águia e suas asas poderosas, e o afeto natural da cegonha, ao invés das belas plumas da avestruz, que nunca pode elevar-se da terra e não possui afeto natural? A descrição do cavalo de guerra nos ajuda a entender o caráter dos pecadores presunçosos.
Cada um se vai por seu caminho como o cavalo que leva a carga na batalha. Quando o coração do homem está totalmente disposto a fazer o mal, e é levado pela violência de seus apetites e paixões, não há forma de fazer com que tema a ira de Deus e as consequências fatais da transgressão. Os pecadores seguros pensam que estão a salvo em seus pecados, como a águia em seu ninho, nas fendas das altas roxas. "Porém, eu os derrubarei dali", diz o Senhor (Jeremias 49:16).
Todas estas belas referências à natureza devem nos ensinar o enfoque correto da rica sabedoria divina, daquEle tudo fez e que sustenta todas as coisas. A falta de uma visão correta sobre a sabedoria de Deus, que sempre está presente em todas as coisas, conduziu Jó a pensar e a falar indignamente a respeito da providência divina.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre as penhas das cabras montesas. 1 Samuel 24:2 18 Os altos montes são um refúgio para as cabras montesas, e as rochas para os querogrilos. Salmos 104:18 9 A voz do Senhor faz as corças dar à luz, e desnuda as florestas; e no seu templo todos dizem: Glória! Salmos 29:9 5 Pois até a cerva no campo pare, e abandona sua cria, porquanto não há erva. Jeremias 14:5 5 o veado, a gazela, o cabrito montês, a cabra montesa, o antílope, o órix e a ovelha montesa. Deuteronômio 14:5