Comentário Bíblico
Adventista
Diz - (cba)
Hebreus 5:6
Ou seja. Deus, o que fala em Hebreus 5:5.
Tu és sacerdote - (cba)
Hebreus 5:6
Citação de Salmos 110:4, como evidência de que Deus havia designado Seu Filho para o ofício sacerdotal. O sacerdócio de Cristo é discutido nos capítulos seguintes (Hb 7-10).
Para sempre - (cba)
Hebreus 5:6
Em contraste com os sumos sacerdotes terrenos, que, por serem mortais, realizavam o ofício por períodos limitados.
Ordem - (cba)
Hebreus 5:6
Do gr. taxis, “sucessão fixa”, “posição”, “natureza”, “qualidade”, “posto”. Aqui, as definições de “sucessão fixa” e “ordem” não parecem adequadas, pois Melquisedeque não teve uma linhagem de sucessores. São preferíveis as definições “qualidade”, “natureza" e “maneira”. A passagem pode ser traduzida como: “de acordo com a natureza de Melquisedeque”. No Salmos 110:4, a palavra hebraica para “ordem" é dibrah, que significa "forma”. Isso apoia a ideia de que a sucessão não é o ponto de comparação aqui pretendido.
Melquisedeque - (cba)
Hebreus 5:6
Transliteração do gr. Melchisedek, que, por sua vez, provém do heb. Malki-tsedeq. A grafia “Melquisedeque” (Gênesis 14:18) é uma transliteração do hebraico (sobre a identidade de Melquisedeque, ver com. de Hebreus 7:2).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cristo é designado para o sacerdócio
Hebreus 5:5-6
Ver Hebreus 4:15,16; 1 João 2:1. Cristo não glorificou a si mesmo ao ser feito sumo sacerdote. Deus deu a Ele Sua designação para o sacerdócio. Ele deveria ser um exemplo para toda a família humana. Ele se qualificou para ser, não apenas o representante da raça, mas seu Advogado, de modo que toda alma, se quiser, diga: Tenho um amigo na corte. Ele é um Sumo Sacerdote que pode ser tocado com os sentimentos de nossas enfermidades ( Manuscrito 101, 1897 ).
- 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:15,16 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 5:1-10
O Sumo Sacerdote deveria ser um homem, participante de nossa natureza. Isto demonstra que o homem havia pecado. Deus não permite que o homem pecador vá a Ele por si mesmo. Porém, é bem vindo todo aquele que vai a Ele por meio deste Sumo Sacerdote; como valorizamos a aceitação com Deus e o perdão, devemos por fé recorrer a este Jesus, o nosso grande Sumo Sacerdote, que pode interceder por aqueles que se encontram fora do caminho da verdade, do dever e da felicidade; aquEle que tem a ternura para guiá-los de volta dos desvios e dos erros, do pecado e da miséria. Só podem esperar a ajuda de Deus, sua aceitação, sua presença e benção para si mesmos e suas obras, os que são chamados por Deus, por meio de Cristo.
Nos dias de sua encarnação, Cristo se submeteu até mesmo à morte; teve fome, foi tentado, sofredor e moribundo. Cristo deu o exemplo não de só orar, mas de ser fervoroso para orar. Quantas orações secas, quão pouco umedecidas com lágrimas, oferecemos a Deus! Ele foi fortalecido para suportar o imenso peso do sofrimento colocado sobre Ele. Não existe libertação real da morte, senão por ser levado através dela. Ele foi levantado e exaltado, e a Ele foi dado o supremo poder de salvar a todos os pecadores que vão a Deus por meio dEle.
Cristo nos deixou o exemplo para que aprendamos a obedecer humildemente a vontade de Deus em meio a todas as nossas aflições. Precisamos ser afligidos para que aprendamos a ser submissos. Sua obediência em nossa natureza nos estimula em nossos intentos de obedecer, e para que esperemos ser sustentados e consolados em todas as tentações e sofrimentos a que estamos expostos. Sendo perfeito para esta grande obra, Ele é o Autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; porém, será que nos encontramos neste número?
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 sendo por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 5:10 20 aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 6:20 3 sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote para sempre. 15 E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote, 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. 21 mas este com juramento daquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre), Hebreus 7:3,15,17,21 4 Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Salmos 110:4 18 Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! Gênesis 14:18,19 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? Hebreus 7:11