Comentário Bíblico
Adventista
Meu senhor Esaú - (cba)
Gênesis 32:4
De Maanaim, Jacó enviou mensageiros a seu irmão Esaú. Após a fuga de Jacó de Berseba, Esaú parece ter se mudado temporariamente para o sudeste, para a terra de Seir, ou E dom, cujos habitantes originais, os horeus, ele desapossou mais tarde. Os mensageiros deviam traçar uma clara distinção entre "meu senhor Esaú" e "teu servo Jacó". A tarefa deles era apaziguar Esaú, principalmente pela ênfase na humildade de Jacó - que era uma tácita admissão de seu erro - e no fato de que Jacó desistia de toda pretensão à herança. Ao salientar que estava voltando com grandes riquezas, Jacó não estava se gabando, mas deixando claro para Esaú que não retornara com o desejo de participar do patrimônio. Uma vez que reconhecera o erro, Jacó compreendia que devia dar o primeiro passo rumo à reconciliação. Com isso em mente, acrescentou à sua mensagem uma expressão de esperança de que Esaú o perdoaria e o aceitaria amigavelmente.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 32:1-32
Este é um capitulo decisivo na biografia de Jacó. Ao lutar com o anjo de Deus, Jacó finalmente chegou a um fim. Cheio de ansiedade ante a perspectiva de se encontrar com Esaú, recebeu encorajamento especial da parte de Deus.
Nota
Gênesis 32:3-8
Jacó fez tudo que era humanamente possível para preparar o caminho; no entanto, o relatório que seus mensageiros trouxeram de volta não foi claro e aumentou a ansiedade do patriarca. A divisão de seu acampamento em dois foi motivada pelo desejo de sobreviver e talvez também uma resposta à revelação divina em Maanaim.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 32:1-8
Os anjos de Deus apareceram a Jacó para animá-lo com a proteção divina. Quando Deus submete o seu povo a grandes provas, prepara-o por meio de grandes consolações.
Enquanto Jacó, a quem pertencia a promessa, esteve trabalhando com ardor, Esaú chegara a ser um príncipe. Jacó enviou uma mensagem dizendo que não insistia na primogenitura. A mansidão faz cessar as grandes ofensas (Eclesiastes 10:4). Não devemos nos recusar a falar de modo respeitoso, até mesmo com aqueles que estão injustamente irados contra nós. Jacó recebeu uma informação sobre os preparativos de Esaú para encontrá-lo, e sentiu muito medo. O perigo e o medo palpitante que dele surge podem se encontrar unidos à humilde confiança no poder e na promessa de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 e tenho bois e jumentos, rebanhos, servos e servas; e mando comunicar isso a meu senhor, para achar graça aos teus olhos. 18 Então responderás: São de teu servo Jacó, presente que envia a meu senhor, a Esaú, e eis que ele vem também atrás dé nos. Gênesis 32:5,18 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. Gênesis 4:7 6 Ouve-nos, senhor; príncipe de Deus és tu entre nós; enterra o teu morto na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrares o teu morto. Gênesis 23:6 29 sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; sejam malditos os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem. 37 Respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Que, pois, poderei eu fazer por ti, meu filho? Gênesis 27:29,37 8 Perguntou Esaú: Que queres dizer com todo este bando que tenho encontrado? Respondeu Jacó: Para achar graça aos olhos de meu senhor. Gênesis 33:8 22 Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal. Êxodo 32:22 17 Saul reconheceu a voz de Davi, e disse: Não é esta a tua voz, meu filho Davi? Respondeu Davi: E minha voz, ó rei, meu senhor. 1 Samuel 26:17 3 Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo; Provérbios 6:3 1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1 11 Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14:11 6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto. 1 Pedro 3:6 32 Então cingiram sacos aos lombos e cordas aos pescoços e, indo ter com o rei de Israel, disseram-lhe: Diz o teu servo Bene-Hadade: Deixa-me viver, rogo-te. Ao que disse Acabe: Pois ainda vive? É meu irmão. 1 Reis 20:32 4 Se se levantar contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar; porque a deferência desfaz grandes ofensas. Eclesiastes 10:4 41 Estive vinte anos em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; dez vezes mudaste o meu salário. Gênesis 31:41