Comentário Bíblico
Adventista
Ele vem de caminho para se encontrar contigo - (cba)
Gênesis 32:6
O fato de Esaú estar acompanhado de 400 homens armados evidencia que havia se tornado um poderoso comandante. Talvez já tivesse começado a viver da espada (Gênesis 27:40).
Se a inimizade de Esaú para com seu irmão havia se abrandado durante os anos, parece que ele nunca mencionou o fato para os pais, e o resultado foi que Rebeca não tinha conseguido cumprir a promessa de mandar buscar Jacó (Gênesis 27:45). A incerteza quanto ao que estava na mente do irmão e a ansiedade ocasionada pela notícia dos mensageiros alarmaram Jacó extremamente. A razão de Esaú para encontrar Jacó com um grupo armado era, primeiro, impressionar o irmão com o devido respeito para com sua condição de superioridade; segundo, garantir um entendimento satisfatório; e terceiro, usar a força, se necessário, para salvaguardar seus próprios interesses. Em outras palavras, ele estava preparado para qualquer eventualidade.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 32:1-32
Este é um capitulo decisivo na biografia de Jacó. Ao lutar com o anjo de Deus, Jacó finalmente chegou a um fim. Cheio de ansiedade ante a perspectiva de se encontrar com Esaú, recebeu encorajamento especial da parte de Deus.
Nota
Gênesis 32:3-8
Jacó fez tudo que era humanamente possível para preparar o caminho; no entanto, o relatório que seus mensageiros trouxeram de volta não foi claro e aumentou a ansiedade do patriarca. A divisão de seu acampamento em dois foi motivada pelo desejo de sobreviver e talvez também uma resposta à revelação divina em Maanaim.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 32:1-8
Os anjos de Deus apareceram a Jacó para animá-lo com a proteção divina. Quando Deus submete o seu povo a grandes provas, prepara-o por meio de grandes consolações.
Enquanto Jacó, a quem pertencia a promessa, esteve trabalhando com ardor, Esaú chegara a ser um príncipe. Jacó enviou uma mensagem dizendo que não insistia na primogenitura. A mansidão faz cessar as grandes ofensas (Eclesiastes 10:4). Não devemos nos recusar a falar de modo respeitoso, até mesmo com aqueles que estão injustamente irados contra nós. Jacó recebeu uma informação sobre os preparativos de Esaú para encontrá-lo, e sentiu muito medo. O perigo e o medo palpitante que dele surge podem se encontrar unidos à humilde confiança no poder e na promessa de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 pois dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará. 11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; acaso não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos. Gênesis 32:8,11 40 pela tua espada viverás, e a teu irmão, serviras; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço. 41 Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão. Gênesis 27:40,41 1 Levantou Jacó os olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Léia, e Raquel, e as duas servas. Gênesis 33:1 19 E como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostasse a mão à parede, e o mordesse uma cobra. Amós 5:19