Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 32:1-32
Este é um capitulo decisivo na biografia de Jacó. Ao lutar com o anjo de Deus, Jacó finalmente chegou a um fim. Cheio de ansiedade ante a perspectiva de se encontrar com Esaú, recebeu encorajamento especial da parte de Deus.
Nota
Gênesis 32:13-21
O presente de Jacó era imenso e tinha o objetivo de: (1) sugerir a Esaú que ele não tinha a intenção de reivindicar seu direito de primogenitura; e (2) pacificar o irmão de quem havia se distanciado. O termo para "presente" (Gênesis 32:13) é usado com frequência no contexto de sacrificios, na maioria das vezes relacionado a ofertas de manjares.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 32:9-23
Os tempos de terror devem ser momentos de oração: seja o que for que cause o temor, deve colocar-nos de joelhos perante o nosso Deus. Jacó tinha visto recentemente os anjos do Senhor; porém, em seu mal-estar, recorreu a Deus, e não a eles; Jacó sabia que os anjos eram seus conservos (Apocalipse 22:9). Não pode haver uma modelo melhor do que este para a verdadeira oração. Aqui existe um grato reconhecimento por benefícios anteriores e imerecidos; uma humilde confissão de indignidade, uma singela declaração de seus temores e inquietações, uma referência plena de todo o assunto ao Senhor, e o descanso de todas as suas esperanças nEle. O melhor que podemos dizer a Deus em oração, é o que Ele mesmo nos disse. Assim, Jacó fez do Nome do Senhor a sua torre forte, e pôde então estar a salvo. O temor de Jacó fez com que ele se derretesse no desespero, e nem mesmo a sua oração lhe fez supor que a misericórdia de Deus lhe seria favorável, sem a utilização de outros recursos. Deus responde as orações e ensina-nos a ordenar corretamente nossos assuntos. Jacó enviou um presente para apaziguar Esaú. Não devemos perder a esperança de nos reconciliarmos com outras pessoas, ainda que estejam muito iradas conosco.
|
- Análise em Cadeia 43 E o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve grandes rebanhos, servas e servos, camelos e jumentos. Gênesis 30:43 9 De modo que Deus tem tirado o gado de vosso pai, e mo tem dado a mim. 16 Toda a riqueza que Deus tirou de nosso pai é nossa e de nossos filhos; portanto, faze tudo o que Deus te mandou. Gênesis 31:9,16 18 Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê. Deuteronômio 8:18 2 Havia um homem em Maom que tinha as suas possessões no Carmelo. Este homem era muito rico, pois tinha três mil ovelhas e mil Cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. 1 Samuel 25:2 3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente. Jó 1:3 12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Jó 42:12