Comentário Bíblico
Adventista
Meu pai! - (cba)
Gênesis 22:7
Esta expressão carinhosa deve ter lacerado o coração de Abraão. Ao ser usada por Isaque, um jovem bem-educado de uma nobre família semita, esta forma de se dirigir ao pai significava seu desejo de fazer uma pergunta. Nenhum filho bem-educado ousaria fazer perguntas ou declarações na presença dos pais sem primeiro receber permissão para fazê-lo. Abraão deu essa permissão ao responder: "Eis-me aqui, meu filhol".
Onde está o cordeiro? - (cba)
Gênesis 22:7
Esta pergunta direta somente expressava inocente admiração. Nada na narrativa sugere que Isaque fazia mínima ideia de que devia tomar o lugar do cordeiro que estava faltando. Sua pergunta foi feita com toda a simplicidade, sem suspeitas ou indevida curiosidade.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um diálogo crucial entre Abraão e Isaque
Gênesis 22:7-8
Abraão respondeu à pergunta de Isaque sobre o cordeiro com uma declaração de fé. Duas vezes, o texto diz que os dois iam ou caminhavam "juntos" (Gênesis 22:6,8), sugerindo, no mínimo, obediência ou determinação compartilhada.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 22:3-10
O ouro jamais foi provado em um fogo tão ardente. Quem, salvo Abraão, não teria discutido com Deus? Este teria sido o pensamento de um coração fraco; porém, Abraão sabia que estava tratando com Deus, com Jeová. A fé o ensinara a não discutir, mas a obedecer. Ele tinha a segurança de que o mandamento de Deus é bom; o que Ele prometeu não pode ser quebrantado. Em relação às coisas de Deus, qualquer um que consultar a carne e o sangue, jamais oferecerá o seu Isaque a Jeová.
O bom patriarca levanta-se bem cedo e inicia a sua triste viagem. Viaja durante três dias, e Isaque o segue, estando a seu alcance! A desgraça se torna ainda mais difícil quando dura muito.
A expressão "tomaremos a vós" assinala que Abraão esperava que Isaque, sendo ressuscitado dentre os mortos, regressaria juntamente tom ele. Enquanto caminhavam juntos, Isaque fez uma pergunta muito simples a Abraão: "Meu pai! Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?". Esta era uma pergunta que, alguém poderia pensar, derreteria e calaria fundo no coração de Abraão, mais do que o cutelo no coração de Isaque. Contudo, ele já esperava a pergunta de seu filho. Então Abraão, sem ter a intenção, profetiza: "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho". O Espírito Santo, pela boca de Abraão, parece anunciar o Cordeiro de Deus prometido por Jeová, e que tira o pecado do mundo.
Abraão dispõe a lenha para a pira fúnebre de seu Isaque e, em seguida, dá-lhe a surpreendente notícia: Isaque, tu és o cordeiro que Deus preparou! Sem dúvida alguma, Abraão o consola com as mesmas esperanças com que ele mesmo foi consolado pela fé. Não obstante, é necessário que o sacrifício seja amarrado. O Grande Sacrifício que, na plenitude dos tempos ia ser oferecido, deveria ser amarrado, e assim o foi Isaque. Feito isto, Abraão toma o cutelo e estende a sua mão para dar o golpe fatal. Eis aqui um espetáculo de fé e obediência para Deus, para os anjos e para os homens. Deus, por sua providência, às vezes nos chama a nos separarmos de um Isaque, e devemos fazê-lo com alegre submissão à sua santa vontade (1 Samuel 3:18).
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 152

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 112

Patriarcas e Profetas, Pág. 155

Para Conhece-lo, Pág. 15
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 39 E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. 42 Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. Mateus 26:39,42 11 Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu? João 18:11 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! Romanos 8:15 1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Gênesis 22:1 2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, Gênesis 4:2-4 20 Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar. Gênesis 8:20 3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Êxodo 12:3 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 36 e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! João 1:29,36 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8