Comentário Bíblico
Adventista
Uz, o primogênito - (cba)
Gênesis 22:21
Este nome aparece também na lista dos filhos de Arã (Gênesis 10:23), mas são duas pessoas diferentes.
Buz, seu irmão - (cba)
Gênesis 22:21
Juntamente com Dedã e Temã, Buz é mencionado como uma tribo árabe (Jeremias 25:23). Eliú era um "buzita" (Jó 32:2,6). A terra de Bâzu, nas inscrições assírias de Esar-Hadom, parece ter sido a área habitada por essa tribo. Não se tem certeza de que a tribo de Buz descendia do filho de Naor.
- 23 a Dedã, a Tema, a Buz e a todos os que cortam os cantos da cabeleira; Jeremias 25:23 2 Então se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; acendeu-se a sua ira contra Jó, porque este se justificava a si mesmo, e não a Deus. 6 Então respondeu Eliú, filho de Baraquel, o buzita, dizendo: Eu sou de pouca idade, e vós sois, idosos; arreceei-me e temi de vos declarar a minha opinião. Jó 32:2,6
Quemuel - (cba)
Gênesis 22:21
Não é mencionado em nenhuma outra parte da Bíblia. Houve, contudo, um chefe efraimita com este nome na época do Êxodo e também um levita no tempo de Davi (Números 34:24).
Pai de Arã - (cba)
Gênesis 22:21
Este neto de Naor não é o ancestral dos arameus (ver com. de Gênesis 10:22). Contudo, talvez seu nome tenha sido dado em homenagem a Arã, filho de Sem.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 22:20-24
Uma breve nota genealógica prepara o caminho para O cap. 24 e para a importante missão de encontrar uma esposa adequada para o filho prometido (e redimido).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 22:20-24
Este capítulo termina com um relato sobre a família de Naor, que havia se estabelecido em Harã. Parece ter-se incluído pela relação que possuía com a Igreja de Deus. De lá, Isaque e Jacó tomaram esposas; e anteriormente a esta lista, registram-se os relatos destes sucessos. Ainda que Abraão tenha visto a sua família sumamente honrada com privilégios, admitida no pacto e abençoada com a segurança da promessa, ele não contemplou os seus parentes com desdém, mas alegrou-se por ouvir acerca da prosperidade e bem-estar de seus familiares.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. Jó 1:1 2 Então se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; acendeu-se a sua ira contra Jó, porque este se justificava a si mesmo, e não a Deus. Jó 32:2 10 Tomou, pois, o servo dez dos camelos do seu senhor, porquanto todos os bens de seu senhor estavam em sua mão; e, partindo, foi para a Mesopotâmia, à cidade de Naor. Gênesis 24:10 7 Então proferiu Balaão a sua parábola, dizendo: De Arã me mandou trazer Balaque, o rei de Moabe, desde as montanhas do Oriente, dizendo: Vem, amaldiçoa-me a Jacó; vem, denuncia a Israel. Números 23:7 1 Ó Deus, tu nos rejeitaste, tu nos esmagaste, tu tens estado indignado; oh, restabelece-nos. 2 Abalaste a terra, e a fendeste; sara as suas fendas, pois ela treme. 3 Ao teu povo fizeste ver duras coisas; fizeste-nos beber o vinho de aturdimento. 4 Deste um estandarte aos que te temem, para o qual possam fugir de diante do arco. 5 Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e responde-nos. 6 Deus falou na sua santidade: Eu exultarei; repartirei Siquém e medirei o vale de Sucote. 7 Meu é Gileade, e meu é Manassés; Efraim é o meu capacete; Judá é o meu cetro. 8 Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato; sobre a Filístia darei o brado de vitória. 9 Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom? 10 Não nos rejeitaste, ó Deus? e tu, ó Deus, não deixaste de sair com os nossos exércitos? 11 Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem. 12 Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos. Salmos 60:1-12