Comentário Bíblico
Adventista
Tomou o cutelo - (cba)
Gênesis 22:10
Tendo colocado a vítima amarrada sobre a lenha, Abraão estava pronto para o último ato - imolar o filho e colocar fogo na pilha de lenha. Como um tipo do perfeito Cordeiro de Deus, Isaque não ofereceu resistência e não expressou nenhuma queixa (ver Isaías 53:7).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 22:10
Descrição minuciosa do momento de maior sofrimento para Abraão.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 22:3-10
O ouro jamais foi provado em um fogo tão ardente. Quem, salvo Abraão, não teria discutido com Deus? Este teria sido o pensamento de um coração fraco; porém, Abraão sabia que estava tratando com Deus, com Jeová. A fé o ensinara a não discutir, mas a obedecer. Ele tinha a segurança de que o mandamento de Deus é bom; o que Ele prometeu não pode ser quebrantado. Em relação às coisas de Deus, qualquer um que consultar a carne e o sangue, jamais oferecerá o seu Isaque a Jeová.
O bom patriarca levanta-se bem cedo e inicia a sua triste viagem. Viaja durante três dias, e Isaque o segue, estando a seu alcance! A desgraça se torna ainda mais difícil quando dura muito.
A expressão "tomaremos a vós" assinala que Abraão esperava que Isaque, sendo ressuscitado dentre os mortos, regressaria juntamente tom ele. Enquanto caminhavam juntos, Isaque fez uma pergunta muito simples a Abraão: "Meu pai! Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?". Esta era uma pergunta que, alguém poderia pensar, derreteria e calaria fundo no coração de Abraão, mais do que o cutelo no coração de Isaque. Contudo, ele já esperava a pergunta de seu filho. Então Abraão, sem ter a intenção, profetiza: "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho". O Espírito Santo, pela boca de Abraão, parece anunciar o Cordeiro de Deus prometido por Jeová, e que tira o pecado do mundo.
Abraão dispõe a lenha para a pira fúnebre de seu Isaque e, em seguida, dá-lhe a surpreendente notícia: Isaque, tu és o cordeiro que Deus preparou! Sem dúvida alguma, Abraão o consola com as mesmas esperanças com que ele mesmo foi consolado pela fé. Não obstante, é necessário que o sacrifício seja amarrado. O Grande Sacrifício que, na plenitude dos tempos ia ser oferecido, deveria ser amarrado, e assim o foi Isaque. Feito isto, Abraão toma o cutelo e estende a sua mão para dar o golpe fatal. Eis aqui um espetáculo de fé e obediência para Deus, para os anjos e para os homens. Deus, por sua providência, às vezes nos chama a nos separarmos de um Isaque, e devemos fazê-lo com alegre submissão à sua santa vontade (1 Samuel 3:18).
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. 8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? 9 E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca. 10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu. Isaías 53:6-12 17 Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas, 18 e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, 19 julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou. Hebreus 11:17-19 21 Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? 22 Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:21-23