Comentário Bíblico
Adventista
Caminhavam - (cba)
Gênesis 22:6
Pai e filho começaram a subida em silêncio: Abraão, meditando e orando, e Isaque, ponderando a reticência incomum do pai com respeito à natureza e ao propósito da viagem. Quando os dois se viram a sós, a solidão estimulou Isaque a expressar sua perplexidade com respeito à ausência de um cordeiro.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 22:3-6
Descrição dos preparativos e da jornada em si.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 22:3-10
O ouro jamais foi provado em um fogo tão ardente. Quem, salvo Abraão, não teria discutido com Deus? Este teria sido o pensamento de um coração fraco; porém, Abraão sabia que estava tratando com Deus, com Jeová. A fé o ensinara a não discutir, mas a obedecer. Ele tinha a segurança de que o mandamento de Deus é bom; o que Ele prometeu não pode ser quebrantado. Em relação às coisas de Deus, qualquer um que consultar a carne e o sangue, jamais oferecerá o seu Isaque a Jeová.
O bom patriarca levanta-se bem cedo e inicia a sua triste viagem. Viaja durante três dias, e Isaque o segue, estando a seu alcance! A desgraça se torna ainda mais difícil quando dura muito.
A expressão "tomaremos a vós" assinala que Abraão esperava que Isaque, sendo ressuscitado dentre os mortos, regressaria juntamente tom ele. Enquanto caminhavam juntos, Isaque fez uma pergunta muito simples a Abraão: "Meu pai! Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?". Esta era uma pergunta que, alguém poderia pensar, derreteria e calaria fundo no coração de Abraão, mais do que o cutelo no coração de Isaque. Contudo, ele já esperava a pergunta de seu filho. Então Abraão, sem ter a intenção, profetiza: "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho". O Espírito Santo, pela boca de Abraão, parece anunciar o Cordeiro de Deus prometido por Jeová, e que tira o pecado do mundo.
Abraão dispõe a lenha para a pira fúnebre de seu Isaque e, em seguida, dá-lhe a surpreendente notícia: Isaque, tu és o cordeiro que Deus preparou! Sem dúvida alguma, Abraão o consola com as mesmas esperanças com que ele mesmo foi consolado pela fé. Não obstante, é necessário que o sacrifício seja amarrado. O Grande Sacrifício que, na plenitude dos tempos ia ser oferecido, deveria ser amarrado, e assim o foi Isaque. Feito isto, Abraão toma o cutelo e estende a sua mão para dar o golpe fatal. Eis aqui um espetáculo de fé e obediência para Deus, para os anjos e para os homens. Deus, por sua providência, às vezes nos chama a nos separarmos de um Isaque, e devemos fazê-lo com alegre submissão à sua santa vontade (1 Samuel 3:18).
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Isaías 53:6 17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. Mateus 8:17 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Lucas 24:26,27 17 Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, João 19:17 24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2:24