Comentário Bíblico
Adventista
O anjo do SENHOR - (cba)
Gênesis 16:7
Embora comentaristas mais conservadores reconheçam aqui uma referência à segunda pessoa da Divindade, não está claro que Ele tenha aparecido aqui em pessoa. Os anjos frequentemente eram usados para transmitir mensagens divinas aos homens, e pode ser que Agar tenha entendido que este "anjo do SENHOR" fosse o próprio Yahweh (v. 13), ou então que fosse simplesmente um representante de Yahweh. Ellen G. White fala dele simplesmente como "um anjo" (PP, 145, 152). Deus mesmo apareceu repetidamente a Abraão (Atos 7:2; Gênesis 12:1; Gênesis 13:14; Gênesis 15:1; Gênesis 17:1; Gênesis 18:1; Gênesis 21:12). Somente uma vez um anjo foi comissionado a falar com ele (Gênesis 22:11,15). O relato aqui se assemelha muito ao da visita do anjo, mas difere grandemente daqueles nos quais o próprio Deus apareceu.
- 2 Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, Atos 7:2 1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Gênesis 12:1 14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; Gênesis 13:14 1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. Gênesis 15:1 1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito; Gênesis 17:1 1 Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia. Gênesis 18:1 12 Deus, porém, disse a Abraão: Não pareça isso duro aos teus olhos por causa do moço e por causa da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência. Gênesis 21:12 11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. 15 Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu, Gênesis 22:11,15
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O homem de fé luta com as consequências práticas da fé
Gênesis 16:1-16
A história também mostra a tensão subjacente às relações familiares que períodos prolongados de espera podem gerar. Observe também o silêncio de Deus neste capítulo, com exceção do diálogo estabelecido com a rejeitada Agar (Gênesis 16:7-14).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 16:7-16
A egípcia estava fora do seu lugar e do caminho de seu dever, e continuava desviando-se ainda mais na ocasião em que o anjo a encontrou. Grande misericórdia é ser detido em um caminho pecador, seja pela consciência, seja pela providência. A pergunta: "De onde vens?", considera que Agar estava fugindo do dever e dos privilégios com que era abençoada na tenda de Abraão. É bom viver em uma família religiosa, fato que deveria ser considerado por aqueles que possuem esta vantagem.
Para onde Agar estava indo? Estava correndo em direção ao pecado; se Agar retornasse ao Egito, voltar-se-ia aos ídolos endeusados, e ao perigo do deserto pelo qual deve viajar. Recordarmo-nos de quem somos muitas vezes nos ensina o nosso dever. Inquirir de onde viemos deveria mostrar-nos o nosso pecado e quão néscios somos. Considerar para onde iremos, descobre o nosso perigo e desgraça. Aqueles que deixam os seus lugares e os seus deveres devem apressar o seu regresso, por mais mortificante que seja.
A declaração do ser angelical mostra que este Anjo era a Palavra Eterna, o Filho de Deus. Agar não foi capaz de ter outra reação além de admirar a misericórdia do Senhor e sentir-se como se dissesse: "Que tenho eu, que sou tão indigna, para ser favorecida com uma bondosa visita do Senhor?" Ela foi [evada a um melhor temperamento, retornou, e através de sua conduta abrandou os sentimentos de Sara e recebeu um tratamento mais amável.
Que nós sejamos sempre impressionados, apropriadamente, por este pensamento: "Deus, tu me vês!".
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons. Provérbios 15:3 18 Eles então habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai em direção da Assíria; assim Ismael se estabeleceu diante da face de todos os seus irmãos. Gênesis 25:18 22 Depois Moisés fez partir a Israel do Mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto, e não acharam água. Êxodo 15:22 7 Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. 1 Samuel 15:7 17 Mas Deus ouviu a voz do menino; e o anjo de Deus, bradando a Agar desde o céu, disse-lhe: Que tens, Agar? não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. 18 Ergue-te, levanta o menino e toma-o pela mão, porque dele farei uma grande nação. Gênesis 21:17,18 11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. 15 Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu, Gênesis 22:11,15 1 Partiu Abraão dali para a terra do Negebe, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. Gênesis 20:1