Comentário Bíblico
Adventista
O deserto de Sur - (cba)
Êxodo 15:22
Esta é a região desértica que se estende desde a fronteira oriental do Egito até a fronteira meridional da Palestina e alcança, ao sul, as montanhas da península do Sinai. É mencionado várias vezes nas narrativas patriarcais (Gênesis 16:7; Gênesis 20:1; Gênesis 25:18) e nos registros das vitórias de Saul e Davi sobre os amalequitas (1 Samuel 15:7; 1 Samuel 27:8). Foi na parte meridional desse deserto que Israel marchou, em direção ao sudeste, ao longo das margens do Mar Vermelho. Em Números 33:8, esta região é chamada de "deserto de Etã". Se estiver correta a interpretação feita no comentário de Êxodo 13:20, no sentido de Etã ser uma palavra egípcia para uma fortaleza fronteiriça, é fácil entender por que o deserto de Sur também devesse ser denominado deserto de Etã.
- 7 Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur, Gênesis 16:7 1 Partiu Abraão dali para a terra do Negebe, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. Gênesis 20:1 18 Eles então habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai em direção da Assíria; assim Ismael se estabeleceu diante da face de todos os seus irmãos. Gênesis 25:18 7 Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. 1 Samuel 15:7 8 Ora, Davi e os seus homens subiam e davam sobre os gesuritas, e os girzitas, e os amalequitas; pois, desde tempos remotos, eram estes os moradores da terra que se estende na direção de Sur até a terra do Egito. 1 Samuel 27:8 8 Partiram de Pi-Hairote, e passaram pelo meio do mar ao deserto; e andaram caminho de três dias no deserto de Etã, e acamparam-se em Mara. Números 33:8 20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. Êxodo 13:20
Não acharam água - (cba)
Êxodo 15:22
Sem dúvida, os israelitas levavam um suprimento de água potável em odres de couro, como faziam os povos orientais da Antiguidade. Sabendo que estavam para entrar no deserto, eles não deixariam de levar água consigo. Porém, uma marcha de três dias sem encontrar mais água para reabastecer sua provisão esgotada traria sofrimento tanto para as pessoas como para os animais. Portanto, era imperativo que encontrassem poços ou fontes em certos intervalos. De todos os animais domésticos usados no Oriente Médio, o jumento era o animal de carga mais empregado para viagens pelo deserto. O camelo se encontra apenas ocasionalmente antes do século 12 a.C. Jumentos são capazes de viajar por quatro dias sem água, mas o gado, que os israelitas tinham em grande quantidade, não poderia viver sem beber água num intervalo assim. Por essa razão, uma marcha de três dias sem encontrar água era mais ou menos o limite que podia suportar o gado.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 15:22-27
Os israelitas não tiveram água no deserto de Sur, e sim em Mara; porém, era tão amarga que não puderam bebê-la. Deus é capaz de tornar amargo aquilo que mais prometemos a nós mesmos e, às vezes, o faz em meio ao deserto deste mundo, para que as nossas carências e desenganos levem-nos ao criador, em cujo favor podemos ter o verdadeiro consolo.
Em seu mal-estar, o povo extravasou o seu afa e pelejou contra Moisés. Os hipócritas podem demonstrar muito afeto e parecer fervorosos nos exercícios religiosos, mas caem no momento da tentação. Até mesmo os verdadeiros crentes serão tentados, em momentos de provas agudas, a darem vazão aos afãs, a desconfiar e a resmungar. Porém, em cada prova devemos lançar as nossas preocupações sobre o Senhor, e derramar os nossos corações perante Ele. Então veremos que uma vontade submissa, uma consciência pacífica e os consolos do Espírito Santo farão com que a prova mais amarga se torne suportável; sim, e até mesmo agradável.
Moisés fez o que o povo havia se descuidado de fazer: ele clamou ao Senhor. Ele dirigiu Moisés até um lenho, que foi lançado nas águas, e estas tornaram-se imediatamente doces. Alguns consideram este lenho um tipo da cruz de Cristo, que adoça as águas amargas da aflição para todos os fiéis, e os capacita para que se regozijem na tribulação. O Senhor promete que não colocará nos israelitas as doenças que pós sobre o Egito, se eles o obedecessem.
Deus é o médico por excelência. Se temos saúde, é Ele que nos mantém; se precisamos de cura, é Ele quem nos recupera. Ele é a nossa vida e a extensão dos nossos dias. Não nos esqueçamos que somos preservados da destruição e livrados dos nossos inimigos com a finalidade de sermos os servos do Senhor.
Em Elim, tiveram água boa e em quantidade suficiente. Mesmo que por um determinado tempo, Deus possa ordenar que o seu povo se acampe ao lado das águas amargas de Mara, esta não será para sempre a sua sorte. Não desfaleçamos em meio às tribulações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur, Gênesis 16:7 18 Eles então habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai em direção da Assíria; assim Ismael se estabeleceu diante da face de todos os seus irmãos. Gênesis 25:18 7 Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. 1 Samuel 15:7 18 E ouvirão a tua voz; e ireis, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus. Êxodo 3:18 20 Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão. Salmos 77:20 8 Partiram de Pi-Hairote, e passaram pelo meio do mar ao deserto; e andaram caminho de três dias no deserto de Etã, e acamparam-se em Mara. Números 33:8 1 Partiu Abraão dali para a terra do Negebe, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. Gênesis 20:1