Comentário Bíblico
Adventista
Com o resfolgar das Tuas narinas - (cba)
Êxodo 15:8
Uma descrição altamente poética do vento oriental, que em parte foi responsável pela divisão das águas. Ampliando a figura de linguagem, Moisés representa as águas "firmadas como muralha" (NVI) ou amontoadas (ARA) e as profundezas "congeladas" (NVI) ou coalhadas (ARA).
As correntes pararam - (cba)
Êxodo 15:8
Literalmente, "se contraíram", "ajuntaram-se" ou "coalharam-se". O uso poético desta palavra não indica que as águas estivessem de fato congeladas (ver PP, 287).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 15:1-21
Este cântico é o mais antigo que conhecemos. É um cântico santo para a honra de Deus, para exaltar o seu nome e celebrar o seu, e somente o seu louvor, pois nem mesmo minimamente magnifica a homem algum. A santidade ao Senhor está em cada uma de suas partes. Pode ser considerado como tipo e profecia da destruição final dos inimigos da Igreja.
Felizes são aqueles que reconhecem que só Deus é o Senhor.
Eles têm trabalho para promover tentações com as quais contender, e aflições para suportarem em si mesmos; ainda que sejam fracos, a graça divina é a fortaleza deles. vez por outra estão aflitos, mas nEle encontram o seu consolo; Ele é o cântico deles. O pecado, a morte e o inferno os ameaçam; porém, Ele é e será a salvação deles. O Senhor é o Deus Todo-poderoso, e ai daqueles que lutam contra o seu Criador! Ele é o Deus de incomparável perfeição, grandioso em santidade e glória, Sua santidade mostra-se através do ódio ao pecado, e a sua ira contra os pecadores obstinados. Isto pode ser observado na libertação de Israel, bem como a sua fidelidade à sua própria promessa. Ele é temível em louvores; aquilo que para os servos de Deus foi motivo de louvor, tornou-se para os seus inimigos em algo espantoso. Ele realiza prodígios, coisas que estão fora do curso corrente da natureza, e maravilhas para aqueles a favor de quem são feitas, mesmo sendo indignos. Aconteceram prodígios de poder e prodígios de graça; em ambos, Deus deveria ser adorado humildemente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar; e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas. Êxodo 14:21 16 Então apareceram as profundezas do mar; os fundamentos do mundo se descobriram, pela repreensão do Senhor, pelo assopro do vento das suas narinas. 2 Samuel 22:16 9 Pelo sopro de Deus perecem, e pela rajada da sua ira são consumidos. Jó 4:9 4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. Isaías 11:4 7 Eis que meterei nele um espírito, e ele ouvirá uma nova, e voltará para a sua terra; e fá-lo-ei cair morto à espada na sua própria terra. Isaías 37:7 8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; 2 Tessalonicenses 2:8 22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda. Êxodo 14:22 13 Dividiu o mar, e os fez passar por ele; fez com que as águas parassem como um montão. Salmos 78:13 10 Os montes te vêem, e se contorcem; inundação das águas passa; o abismo faz ouvir a sua voz, e levanta bem alto as suas maos. Habacuque 3:10 22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda. 29 Mas os filhos de Israel caminharam a pé enxuto pelo meio do mar; as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda. Êxodo 14:22,29