Comentário Bíblico
Adventista
Assopro da Sua ira - (cba)
Jó 4:9
Esta é uma figura poética que atribui características humanas a Deus.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Calamidades não são um índice de pecados
Jó 4:7-9
Ver Jó 38:1,2. É muito natural que os seres humanos pensem que grandes calamidades são um índice seguro de grandes crimes e enormes pecados; mas os homens muitas vezes cometem um erro ao medir o caráter. Não estamos vivendo no tempo do julgamento retributivo. O bem e o mal estão misturados, e calamidades vêm sobre todos. Às vezes os homens ultrapassam a linha de fronteira além do cuidado protetor de Deus, e então Satanás exerce seu poder sobre eles, e Deus não intervém. Jó estava muito aflito, e seus amigos procuravam fazê-lo reconhecer que seu sofrimento era resultado do pecado e fazê-lo sentir-se condenado. Eles representaram seu caso como o de um grande pecador; mas o Senhor os repreendeu por seu julgamento de Seu servo fiel (Manuscrito 56, 1894 ).
Os amigos de Jó deturparam a Deus
Jó 4:9
Há maldade em nosso mundo, mas todo o sofrimento não é resultado de um curso de vida pervertido. Jó é apresentado distintamente diante de nós como um homem a quem o Senhor permitiu que Satanás afligisse. O inimigo o despojou de tudo o que possuía; seus laços familiares foram rompidos; seus filhos foram tirados dele. Por um tempo seu corpo estava coberto de feridas repugnantes, e ele sofreu muito. Seus amigos vieram consolá-lo, mas tentaram fazê-lo ver que ele era o responsável, por seu proceder pecaminoso, por suas aflições. Mas ele se defendeu e negou a acusação, declarando: Consoladores miseráveis sois todos vós. Procurando torná-lo culpado diante de Deus e merecedor de Seu castigo, trouxeram-lhe uma prova dolorosa e representaram Deus sob uma luz falsa; mas Jó não se desviou de sua lealdade, e Deus recompensou Seu servo fiel (Manuscrito 22, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 4:7-11
Elifaz argumenta:
1. Os homens bons nunca sofreram uma ruína como a de Jó. O mesmo sucede ao justo e ao ímpio (Eclesiastes 9:2), na vida e na morte; a grande e certa diferença está depois da morte. Os nossos piores erros acontecem porque tiramos más conclusões.
2. Os maus costumam ser arruinados da seguinte maneira: para prová-lo, Elifaz apresenta a sua própria observação. Podemos ver o mesmo a cada dia.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Ao sopro dos teus narizes amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar. 10 Sopraste com o teu vento, e o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em grandes aguas. Êxodo 15:8,10 7 Eis que meterei nele um espírito, e ele ouvirá uma nova, e voltará para a sua terra; e à espada o farei cair na sua terra. 2 Reis 19:7 15 Então foram vistos os leitos das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo, à tua repreensão, Senhor, ao sopro do vento das tuas narinas. Salmos 18:15 19 e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. Jó 1:19 30 Não escapará das trevas; a chama do fogo secará os seus ramos, e ao sopro da boca de Deus desaparecerá. Jó 15:30 4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. Isaías 11:4 33 Porque uma fogueira está, de há muito, preparada; sim, está preparada para o rei; fez-se profunda e larga; a sua pira é fogo, e tem muita lenha; o assopro do Senhor como torrente de enxofre a acende. Isaías 30:33 8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; 2 Tessalonicenses 2:8 16 Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Apocalipse 2:16