Comentário Bíblico
Adventista
Lavram a iniquidade - (cba)
Jó 4:8
A conclusão pretendida era inevitável: Jó estava colhendo o que havia semeado.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Calamidades não são um índice de pecados
Jó 4:7-9
Ver Jó 38:1,2. É muito natural que os seres humanos pensem que grandes calamidades são um índice seguro de grandes crimes e enormes pecados; mas os homens muitas vezes cometem um erro ao medir o caráter. Não estamos vivendo no tempo do julgamento retributivo. O bem e o mal estão misturados, e calamidades vêm sobre todos. Às vezes os homens ultrapassam a linha de fronteira além do cuidado protetor de Deus, e então Satanás exerce seu poder sobre eles, e Deus não intervém. Jó estava muito aflito, e seus amigos procuravam fazê-lo reconhecer que seu sofrimento era resultado do pecado e fazê-lo sentir-se condenado. Eles representaram seu caso como o de um grande pecador; mas o Senhor os repreendeu por seu julgamento de Seu servo fiel (Manuscrito 56, 1894 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 4:7-11
Elifaz argumenta:
1. Os homens bons nunca sofreram uma ruína como a de Jó. O mesmo sucede ao justo e ao ímpio (Eclesiastes 9:2), na vida e na morte; a grande e certa diferença está depois da morte. Os nossos piores erros acontecem porque tiramos más conclusões.
2. Os maus costumam ser arruinados da seguinte maneira: para prová-lo, Elifaz apresenta a sua própria observação. Podemos ver o mesmo a cada dia.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 14 Eis que o mau está com dores de perversidade; concedeu a malvadez, e dará à luz a falsidade. 15 Abre uma cova, aprofundando-a, e cai na cova que fez. 16 A sua malvadez recairá sobre a sua cabeça, e a sua violência descerá sobre o seu crânio. Salmos 7:14-16 8 O que semear a perversidade segará males; e a vara da sua indignação falhará. Provérbios 22:8 18 O teu caminho e as tuas obras te trouxeram essas coisas; essa e a tua iniquidade, e amargosa é, chegando até o coração. Jeremias 4:18 7 Porquanto semeiam o vento, hão de ceifar o turbilhão; não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros. Oséias 8:7 12 Semeai para vós em justiça, colhei segundo a misericórdia; lavrai o campo alqueivado; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós. 13 Lavrastes a impiedade, segastes a iniqüidade, e comestes o fruto da mentira; porque confiaste no teu caminho, na multidão dos teus valentes. Oséias 10:12,13 6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 2 Coríntios 9:6 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:7,8 31 Não confie na vaidade, enganando-se a si mesmo; pois a vaidade será a sua recompensa. 35 Concebem a malícia, e dão à luz a iniqüidade, e o seu coração prepara enganos. Jó 15:31,35