Comentário Bíblico
Adventista
Elim - (cba)
Êxodo 15:27
O local seguinte de acampamento foi identificado desde a Antiguidade como Wadi Garandel, que está a cerca de 11 km ao sul de Ain Hawârah . Este lugar, com grande suprimento de água relativamente boa e seus exuberantes bosques de palmeiras, tamargueiras, acácias e seu pasto abundante ainda é um dos principais oásis entre Suez e o Sinai atualmente. O arqueólogo Flinders Petrie encontrou um bom suprimento de água nesse vale nas duas ocasiões em que passou por lá, a primeira em dezembro de 1904 e depois, em março do ano seguinte, muito embora o inverno tivesse sido bem seco e a chuva não tivesse caído por muitas semanas.
E se acamparam junto das águas - (cba)
Êxodo 15:27
Uma vez que Wadi Garandel está unido por dois vales relativamente fért eis, o Wadi Useyt e o Wadi Tayiheh, é possível que os israelitas tenham aproveitado essa oportunidade para apascentar seu gado e fazê-lo descansar por vários dias antes de continuar a jornada. Não se faz menção de um acampamento em Mara (ver Êxodo 15:23-26), embora a região também apareça em Números 33:8. É possível que o povo tenha ficado em Mara apenas o necessário. Moisés, que tinha passado por essas regiões antes e conhecia cada poço e nascente, provavelmente garantiu aos israelitas que encontrariam um vale fér til a poucos quilômetros de Mara.
- 23 E chegaram a Mara, mas não podiam beber das suas águas, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? 25 Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou, 26 dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara. Êxodo 15:23-26 8 Partiram de Pi-Hairote, e passaram pelo meio do mar ao deserto; e andaram caminho de três dias no deserto de Etã, e acamparam-se em Mara. Números 33:8
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 15:22-27
Os israelitas não tiveram água no deserto de Sur, e sim em Mara; porém, era tão amarga que não puderam bebê-la. Deus é capaz de tornar amargo aquilo que mais prometemos a nós mesmos e, às vezes, o faz em meio ao deserto deste mundo, para que as nossas carências e desenganos levem-nos ao criador, em cujo favor podemos ter o verdadeiro consolo.
Em seu mal-estar, o povo extravasou o seu afa e pelejou contra Moisés. Os hipócritas podem demonstrar muito afeto e parecer fervorosos nos exercícios religiosos, mas caem no momento da tentação. Até mesmo os verdadeiros crentes serão tentados, em momentos de provas agudas, a darem vazão aos afãs, a desconfiar e a resmungar. Porém, em cada prova devemos lançar as nossas preocupações sobre o Senhor, e derramar os nossos corações perante Ele. Então veremos que uma vontade submissa, uma consciência pacífica e os consolos do Espírito Santo farão com que a prova mais amarga se torne suportável; sim, e até mesmo agradável.
Moisés fez o que o povo havia se descuidado de fazer: ele clamou ao Senhor. Ele dirigiu Moisés até um lenho, que foi lançado nas águas, e estas tornaram-se imediatamente doces. Alguns consideram este lenho um tipo da cruz de Cristo, que adoça as águas amargas da aflição para todos os fiéis, e os capacita para que se regozijem na tribulação. O Senhor promete que não colocará nos israelitas as doenças que pós sobre o Egito, se eles o obedecessem.
Deus é o médico por excelência. Se temos saúde, é Ele que nos mantém; se precisamos de cura, é Ele quem nos recupera. Ele é a nossa vida e a extensão dos nossos dias. Não nos esqueçamos que somos preservados da destruição e livrados dos nossos inimigos com a finalidade de sermos os servos do Senhor.
Em Elim, tiveram água boa e em quantidade suficiente. Mesmo que por um determinado tempo, Deus possa ordenar que o seu povo se acampe ao lado das águas amargas de Mara, esta não será para sempre a sua sorte. Não desfaleçamos em meio às tribulações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Partiram de Mara, e vieram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras, e acamparam-se ali. Números 33:9 3 Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Isaías 12:3 12 E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio. Ezequiel 47:12 17 porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. Apocalipse 7:17 2 No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. Apocalipse 22:2