Comentário Bíblico
Adventista
Procede segundo melhor te parecer - (cba)
Gênesis 16:6
A seção 146 do antigo código mesopotâmico de Hamurábi diz que "se mais tarde essa escrava reivindicar igualdade com sua senhora porque teve filhos, sua senhora não poderá vendê-la; poderá colocar sobre ela uma marca indicando que é escrava e considerá-la como um dos escravos". Essa lei permitia a humilhação de uma escrava-concubina arrogante, mas também impunha certas restrições sobre sua proprietária. Abraão, que fora nascido e criado na Mesopotâmia, certamente estava familiarizado com as leis e os costumes de sua terra natal e, portanto, concordou com a lei, que permitia a esposa humilhar Agar, mas não vendê-la. A disposição conciliatória de Abraão também fica evidente pela permissão que deu a Sara. Ele suprimiu seus próprios sentimentos a fim de restaurar a harmonia ao lar perturbado. Por outro lado, mostrou fraqueza ao ceder ao propósito apaixonado de Sara de infligir uma punição injustificável à mãe de seu futuro filho.
Sarai humilhou-a - (cba)
Gênesis 16:6
Quando Sara a rebaixou novamente ao status de escrava, como o permitia a lei civil da época, e até recorreu à punição física, como o implica o termo heb. "afligiu-a" (ARC), Agar fugiu da casa de Abraão. Se a escrava estava legalmente em falta por fugir, sua senhora certamente também merecia censura.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O homem de fé luta com as consequências práticas da fé
Gênesis 16:1-16
A história também mostra a tensão subjacente às relações familiares que períodos prolongados de espera podem gerar. Observe também o silêncio de Deus neste capítulo, com exceção do diálogo estabelecido com a rejeitada Agar (Gênesis 16:7-14).
A gravidez de Agar mudou as relações dentro da casa de Abrão
Gênesis 16:5-6
A reclamação de Sarai resultou na confirmação de sua posição de esposa por Abrão. A despeito da advertência do marido para fazer o bem a Agar, Sara "humilhou-a" (ver Gênesis 31:50).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 16:4-6
O infeliz relacionamento de Abraão com Agar conseguiu muito rapidamente trazer muita contrariedade. Podemos atribuir a nós mesmos a culpa e a pena que nos seguem quando saímos do caminho de nosso dever. Isto pode ser visto neste caso. Pessoas envolvidas em paixões, costumam pelejar com o próximo por coisas das quais elas mesmas devem levar as culpas. Sara deu sua serva a Abraão; porém, ela mesma grita: "Meu agravo seja sobre ti". Nunca se diz com sabedoria o que é posto em nossa boca pelo orgulho e pela ira. Nem sempre estão com a razão aqueles que são mais barulhentos e ousados para apelar a Deus. Tal pressa e imprecações ousadas estão geralmente baseadas na culpa por uma causa má. Agar se esqueceu de que ela mesma havia provocado primeiro, quando desprezou a sua senhora. Os que sofrem por causa de suas próprias faltas devem suportar o sofrimento com paciência (1 Pedro 2:20).
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 145

Cristo Triunfante, Pág. 84
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. 9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda. Gênesis 13:8,9 29 Quem é tardio em irar-se é grande em entendimento; mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura. Provérbios 14:29 1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. 17 Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio. 18 O homem iracundo suscita contendas; mas o longânimo apazigua a luta. Provérbios 15:1,17,18 7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações. 1 Pedro 3:7 10 Tomou, pois, o servo dez dos camelos do seu senhor, porquanto todos os bens de seu senhor estavam em sua mão; e, partindo, foi para a Mesopotâmia, à cidade de Naor. Gênesis 24:10 6 Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida. Jó 2:6 41 entregou-os nas mãos das nações, e aqueles que os odiavam dominavam sobre eles. 42 Os seus inimigos os oprimiram, e debaixo das mãos destes foram eles humilhados. Salmos 106:41,42 5 E disse o rei Zedequias: Eis que ele está na vossa mão; porque não é o rei que possa coisa alguma contra vós. Jeremias 38:5 19 O servo não se emendará com palavras; porque, ainda que entenda, não atenderá. Provérbios 29:19 15 E quando Faraó soube disso, procurou matar a Moisés. Este, porém, fugiu da presença de Faraó, e foi habitar na terra de Midiã; e sentou-se junto a um poço. Êxodo 2:15 8 Qual a ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lugar. Provérbios 27:8 4 Se se levantar contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar; porque a deferência desfaz grandes ofensas. Eclesiastes 10:4 9 Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos. Gênesis 16:9