Comentário Bíblico
Adventista
Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem - (cba)
Gênesis 16:12
Literalmente, "ele será um homem do tipo de um jumento selvagem", ou "ele será um potro de homem" (BJ). Esta figura de linguagem que se refere ao jumento selvagem, um animal indomável que vagueia no deserto por onde deseja, ilustra adequadamente o amor à liberdade característico do beduíno, que viaja intrepidamente sem se importar com as privações, deleitando-se com a beleza variada da natureza e desprezando a vida na cidade. Uma descrição poética do jumento selvagem aparece em Jó 39:5-8.
A sua mão será contra todos - (cba)
Gênesis 16:12
Uma descrição precisa dos árabes, muitos dos quais reivindicam Ismael como seu pai. Poderosas nações já tentaram conquistar a Arábia e sujeitá-la à sua vontade, mas nenhuma teve sucesso permanente. Os árabes mantiveram sua independência, e Deus os tem preservado como um monumento perene de Seu cuidado providencial. Eles continuam sendo, ainda hoje, um argumento incontestável da veracidade desta predição divina.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O homem de fé luta com as consequências práticas da fé
Gênesis 16:1-16
A história também mostra a tensão subjacente às relações familiares que períodos prolongados de espera podem gerar. Observe também o silêncio de Deus neste capítulo, com exceção do diálogo estabelecido com a rejeitada Agar (Gênesis 16:7-14).
Nota
Gênesis 16:8-14
Diálogo entre o "Anjo do SENHOR" e Agar: O nome final, dado em Gênesis 16:13 ('Tu és Deus que vê"), sugere que o Anjo do Senhor era o próprio Deus. Esse foi o primeiro caso em que o nome de um bebê foi anunciado antes de seu nascimento (ver Gênesis 17:19; Gênesis 18:10; Gênesis 21:3; Juízes 13:3-7; Isaías 7:14; Oséias 1:4,6,9; Lucas 1:13; Lucas 1:31-33), garantindo, dessa maneira, a sobrevivência da criança, além de dar uma pista de sua posição importante no grande plano divino. Ismael significa "Deus ouve", Com certeza, o Senhor viu Agar, uma mulher estrangeira, que não era membro direto da família de Abrão. Viu e comunicou a ela seu futuro.
- 13 E ela chamou, o nome do Senhor, que com ela falava, El-Rói; pois disse: Não tenho eu também olhado neste lugar para aquele que me vê? Gênesis 16:13 19 E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele. Gênesis 17:19 10 E um deles lhe disse: certamente tornarei a ti no ano vindouro; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara estava escutando à porta da tenda, que estava atrás dele. Gênesis 18:10 3 e, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque. Gênesis 21:3 3 Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho. 4 Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura; 5 porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus. 6 Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Veio a mim um homem de Deus, cujo semblante era como o de um anjo de Deus, em extremo terrível; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome; 7 porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho. Agora pois, não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa impura; porque o menino sera nazireu de Deus, desde o ventre de sua mãe até o dia da sua morte. Juízes 13:3-7 14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14 4 E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel. 6 E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E o Senhor disse a Oséias: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, nem a perdoar-lhe de maneira alguma. 9 E o Senhor disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem sou eu vosso Deus. Oséias 1:4,6,9 13 Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João; Lucas 1:13 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; 33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Lucas 1:31-33
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 16:7-16
A egípcia estava fora do seu lugar e do caminho de seu dever, e continuava desviando-se ainda mais na ocasião em que o anjo a encontrou. Grande misericórdia é ser detido em um caminho pecador, seja pela consciência, seja pela providência. A pergunta: "De onde vens?", considera que Agar estava fugindo do dever e dos privilégios com que era abençoada na tenda de Abraão. É bom viver em uma família religiosa, fato que deveria ser considerado por aqueles que possuem esta vantagem.
Para onde Agar estava indo? Estava correndo em direção ao pecado; se Agar retornasse ao Egito, voltar-se-ia aos ídolos endeusados, e ao perigo do deserto pelo qual deve viajar. Recordarmo-nos de quem somos muitas vezes nos ensina o nosso dever. Inquirir de onde viemos deveria mostrar-nos o nosso pecado e quão néscios somos. Considerar para onde iremos, descobre o nosso perigo e desgraça. Aqueles que deixam os seus lugares e os seus deveres devem apressar o seu regresso, por mais mortificante que seja.
A declaração do ser angelical mostra que este Anjo era a Palavra Eterna, o Filho de Deus. Agar não foi capaz de ter outra reação além de admirar a misericórdia do Senhor e sentir-se como se dissesse: "Que tenho eu, que sou tão indigna, para ser favorecida com uma bondosa visita do Senhor?" Ela foi [evada a um melhor temperamento, retornou, e através de sua conduta abrandou os sentimentos de Sara e recebeu um tratamento mais amável.
Que nós sejamos sempre impressionados, apropriadamente, por este pensamento: "Deus, tu me vês!".
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 145

Patriarcas e Profetas, Pág. 174
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 Deus estava com o menino, que cresceu e, morando no deserto, tornou-se flecheiro. Gênesis 21:20 12 Mas o homem vão adquirirá entendimento, quando a cria do asno montês nascer homem. Jó 11:12 5 Quem despediu livre o jumento montês, e quem soltou as prisões ao asno veloz, 6 ao qual dei o ermo por casa, e a terra salgada por morada? 7 Ele despreza o tumulto da cidade; não obedece os gritos do condutor. 8 O circuito das montanhas é o seu pasto, e anda buscando tudo o que está verde. Jó 39:5-8 40 pela tua espada viverás, e a teu irmão, serviras; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço. Gênesis 27:40 18 Eles então habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai em direção da Assíria; assim Ismael se estabeleceu diante da face de todos os seus irmãos. Gênesis 25:18 5 Eis que, como jumentos monteses no deserto, saem eles ao seu trabalho, procurando no ermo a presa que lhes sirva de sustento para seus filhos. Jó 24:5