Comentário Bíblico
Adventista
Ergue os olhos - (cba)
Gênesis 13:14
Esta é a quarta ocasião em que Deus Se dirige diretamente ao patriarca. Cada uma dessas ocasiões marcou um ponto crucial em sua vida. Evidentemente aprovando a separação entre Ló e o patriarca, Deus ordenou a Abraão que novamente examinasse a terra porque toda ela um dia pertenceria a ele e sua posteridade. A ordem divina "Ergue os olhos" deve ter feito Abraão se lembrar de Ló, que pouco tempo antes "levantou [ ... ] os olhos e viu toda a campina do Jordão" (Gênesis 13:10). Embora Ló houvesse escolhido a porção que parecia ser a melhor, foi dito a Abraão que, no devido tempo, a totalidade dessa terra pertenceria a seus descendentes.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 13:14-18
Os que estão melhor preparados para as visitas da graça divina são aqueles cujos espíritos estão calmos, e não alterados pela paixão. Deus compensará abundantemente com paz espiritual aquilo que perdermos para conservar a paz com o próximo. Quando as nossas relações se tornam distantes, podemos estar certos de que Deus não se distancia de nós.
Observe também as promessas com que Deus agora enriqueceu Abraão. Ele lhe assegurou duas coisas: uma boa terra e uma numerosa prole para desfrutá-la. As perspectivas vistas pela fé são mais ricas e belas do que aquelas que vemos ao nosso redor. Deus fez com que Abraão caminhasse pela terra, não para que pensasse em estabelecer-se nela, mas para permanecer sempre sem instalar-se, e para que caminhasse por ela visando chegar a uma Canaã ainda melhor. Ele edificou um altar como uma oferta de gratidão a Deus. Quando Deus nos satisfaz com promessas bondosas, espera que lhe obedeçamos com nossos humildes louvores. Nas ocasiões de dificuldades externas, é muito importante que o verdadeiro crente medite na herança gloriosa que o Senhor tem reservado para ele no final.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro. Gênesis 13:11 10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar. Gênesis 13:10 18 Levanta os teus olhos ao redor, e olha; todos estes que se ajuntam vêm ter contigo. Vivo eu, diz o Senhor, que de todos estes te vestirás, como dum ornamento, e te cingirás deles como a noiva. Isaías 49:18 4 Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes se ajuntam, e vêm ter contigo; teus filhos vêm de longe, e tuas filhas se criarão a teu lado. Isaías 60:4 14 e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 28:14 27 sobe ao cume do Pisga, e levanta os olhos para o ocidente, para o norte, para o sul e para o oriente, e contempla com os teus olhos; porque não passarás este Jordão. Deuteronômio 3:27