Comentário Bíblico
Adventista
Não está diante de ti toda a terra? - (cba)
Gênesis 13:9
Embora houvesse sido nomeado herdeiro de toda a terra, Abraão manifestou verdadeira humildade ao subordinar seus próprios interesses aos de Ló e, assim, permitir que ele ficasse com a área que quisesse da terra. Abraão renunciou a seus próprios direitos em favor da paz e, ao fazê-lo, conquistou o mais elevado respeito. Mostrou generosidade de espírito, nobreza de pensamentos, caráter digno de imitação. Fazer diferente do que ele fez teria sido seguir os princípios egoístas que em geral governam as pessoas em seu trato umas com as outras. Mas um ser humano espiritual vive de acordo com princípios mais elevados e olha para as riquezas eternas, que estão muito além das vantagens temporais. Abraão fez isto e derrotou o propósito que Satanás tinha de criar discórdia e contenda entre ele e o sobrinho.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
somos parentes chegados
Gênesis 13:8-9
Os laços familiares ram tão importantes no AT quanto na maior parte das outras culturas não ocidentais. Muito embora Abrão, por ser o membro mais velho da família, merecesse mais respeito e prioridade de escolha, ele cedeu essa oportunidade a Ló.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 13:5-9
As riquezas não somente dão lugar à discórdia, como também são aquilo pelo que mais se luta. Elas podem ainda suscitar um espírito contencioso, fazendo com que as pessoas se ensoberbeçam e tornem-se cobiçosas. Meus e teus são os grandes produtores de ira no mundo. A pobreza e o trabalho, as carências e a ociosidade não foram capazes de separar Abraão e Ló, mas as riquezas, sim.
Os maus servos têm feito, por várias vezes, muito mal às famílias e aos vizinhos por causa de seu orgulho e paixão, mentindo, caluniando e suscitando intrigas. Aqueles que assim procedem são os agentes do Diabo, e os piores inimigos de seus senhores, o que piorou ainda mais a peleja foi que os cananeus e os ferezeus eram moradores da terra. As pelejas entre pessoas que professam uma religião são a reprovação desta, e dão ocasião a que os inimigos do Senhor blasfemem.
O melhor é conservar a paz, e que esta não seja rompida; porém, outra coisa ainda melhor é que, se apresentarem diferenças, o fogo que está no início deve ser sufocado com toda a pressa, o intento de apaziguar esta discórdia foi realizado por Abraão, apesar de ser o homem mais idoso na questão. Ele demonstrou ter sido possuidor de um espírito sereno, que comandava as suas paixões, e que sabia como acalmar a ira através de uma resposta branda. os que mantêm a paz nunca devem retribuir o mal com o mal. Abraão, de espírito condescendente, esteve até mesmo disposto a implorar ao seu rival, que lhe era inferior, para estar em paz. o povo de Deus deve estar a favor da paz, seja o que for que os demais apóiem, o rogo de Abraão pela paz foi muito poderoso. Que os povos da terra contendam por ninharias; porém, não caiamos nestes erros, nós que conhecemos coisas melhores, e que esperamos por um país melhor.
Os que professam a fé devem ter um supremo cuidado para evitar contendas. Muitos dizem que estão a favor da paz; contudo, nada fazem por ela. Abraão não foi assim. Quando Deus condescende a rogar-nos que nos reconciliemos, assim façamos o mesmo uns aos outros. Ainda que Deus tivesse prometido a Abraão dar esta terra à sua semente, contudo, o patriarca ofereceu uma parte igual ou melhor a Ló, que não tinha um direito igual ao seu; e ele, sob a proteção da promessa divina, não atuaria com dureza para com o seu parente. Estar disposto a renunciar, em benefício da paz, é um sentimento nobre.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 132

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 321

Cristo Triunfante, Pág. 74
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 e disse-lhe Abimeleque: Eis que a minha terra está diante de ti; habita onde bem te parecer. Gênesis 20:15 10 Assim habitareis conosco; a terra estará diante de vós; habitai e negociai nela, e nela adquiri propriedades. Gênesis 34:10 7 Eu sou pela paz; mas quando falo, eles são pela guerra. Salmos 120:7 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18 7 Na verdade já é uma completa derrota para vós o terdes demandadas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes a fraude? 1 Coríntios 6:7 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Hebreus 12:14 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz. Tiago 3:13-18 8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; 11 aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. 12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. 1 Pedro 3:8-12