Comentário Bíblico
Adventista
Derrota - (cba)
1 Coríntios 6:7
Do gr. hêttêma. O curso que os cristãos de Corinto estavam seguindo era uma derrota para eles. Com frequência, diferenças pessoais são motivadas pela falha natureza carnal que deveria ter sido crucificada com Cristo quando o pecador se converteu (ver Gálatas 2:20; Gálatas 3:27). Esses impulsos devem ser repelidos instantaneamente. Quando não são eliminados de imediato, terminam se convertendo em ressentimento, orgulho ferido e desejo de vingança. O relacionamento com Deus é interrompido, e a pessoa se distancia da salvação e perde a paz. Ao demandarem judicialmente um ao outro, os cristãos mostram que perderam a tolerância mútua, a paciência e o amor que são a motivação dos seguidores de Cristo. A oração de Cristo por perfeita unidade entre Seus seguidores (João 17:11,21,22,23) proíbe permitir que sentimentos egoístas se convertam em discórdias que demandem solução de tribunais.
- 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Gálatas 3:27 11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; 23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. João 17:11,21,22,23
Por que não sofreis, antes, a injustiça? - (cba)
1 Coríntios 6:7
Paulo apresenta o modelo cristão pelo qual membros da igreja devem buscar justiça quando há contendas entre eles. Não há pecado em buscar assegurar o que, por direito, nos pertence. É justo ao trabalhador reivindicar o salário que, pela lei, deve receber do empregador. Mas é errado ir a tribunais seculares por uma determinação legal sobre diferenças entre irmãos. Os membros da igreja dependem da autoridade desta e devem procurá-la para solucionar suas diferenças.
Quando leva uma questão à igreja, o membro deve estar disposto a aceitar a decisão emitida, mesmo que não esteja satisfeito com ela. Quem vai à igreja para resolver uma questão e só aceita a decisão tomada a seu favor não age em harmonia com o conselho de Paulo.
Se um membro leva uma questão à igreja, e esta de fato não exerce seu dever judicial, então ele esgotou as possibilidades do procedimento que Paulo apresenta. O que ele deve fazer, além disso, é uma questão de consciência individual. A liderança cristã através dos séculos nunca considerou que devesse declarar um membro como pecador diante de Deus se, nessas circunstâncias, ele busca uma decisão para seu caso perante um tribunal secular.
Porém, a essência do cristianismo sugere ser melhor que o membro de igreja, de forma paciente e abnegada, suporte insulto, dano ou perda de outro membro, do que buscar justiça nos tribunais. O exemplo do próprio Jesus é suficiente para o cristão consagrado. O Salvador foi injustiçado mais do que qualquer pessoa, mas o registro diz: “não abriu a boca” (Isaías 53:7; Mateus 27:12). O espírito de retaliação e justificação própria é uma rejeição direta de Cristo, e todos que o adotam se colocam entre aqueles dos quais Jesus diz: “também Eu o negarei diante de Meu Pai” (Mateus 10:33; Marcos 8:38; 2 Timóteo 2:12). O Senhor ensina Seus filhos a sofrer dano com paciência (ver Provérbios 20:22; Mateus 5:39-41; Romanos 12:17,19,20,21; 1 Tessalonicenses 5:15). O dano e o sofrimento de um membro individual é um mal menor do que o dano que a igreja sofreria por processos entre seus membros diante de cortes civis. Os cristãos deveríam amar a causa do Salvador mais do que seus interesses pessoais. Deveríam proteger mais a causa de Cristo de ser prejudicada ou estorvada do que a eles próprios.
- 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. Isaías 53:7 12 Mas ao ser acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Mateus 27:12 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:33 38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos. Marcos 8:38 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:12 22 Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará. Provérbios 20:22 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Mateus 5:39-41 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:17,19,20,21 15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos. 1 Tessalonicenses 5:15
Dano - (cba)
1 Coríntios 6:7
Do gr. apostereõ, “roubar”, “privar”, “despojar”. Seja em questão de insulto pessoal ou perda de bens materiais, Paulo aconselha que é melhor que o membro de igreja permita ser privado injustamente de uma propriedade ou sofrer devido a falsidades do que expor seu problema com outro membro perante incrédulos (ver com. de Mateus 5:10-12; 1 Pedro 4:14).
- 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12 14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. 1 Pedro 4:14
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 6:1-8
Os cristãos não devem contender uns com os outros porque são irmãos. Esta orientação evitaria muitos juízos legais, e acabaria com muitas dissensões e disputas se fosse devidamente atendida. Nos assuntos que muito prejudicam a nós e às nossas famílias, poderíamos recorrer aos meios legais para fazer justiça, mas os cristãos devem agir com o perdão. Julgai vós mesmos os assuntos em disputa antes de ir às cortes por causa deles, são futilidades e podem ser resolvidos facilmente se alguém vencer primeiramente o seu próprio espírito, suportando e tolerando, os homens mais prudentes entre nós serão capazes de acabar com a disputa.
Envergonha saber que entre os cristãos, pelejas de pouca importância cresçam de tal maneira que os irmãos não possam resolvêlas. A paz mental do homem e a tranquilidade de seu próximo valem mais que a vitória. Os juízos legais não podem ter lugar entre irmãos, a menos que haja faltas neles.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 305

Atos dos Apóstolos, Pág. 369
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. 8 guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos. 9 Então entenderás a retidão, a justiça, a eqüidade, e todas as boas veredas. 10 Pois a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será aprazível à tua alma; Provérbios 2:5,8-10 2 O seu coração está dividido, por isso serão culpados; ele derribará os altares deles, e lhes destruirá as colunas. Oséias 10:2 1 Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:1-3 22 Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará. Provérbios 20:22 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Mateus 5:39-41 29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica. Lucas 6:29 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Romanos 12:17-19 15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos. 1 Tessalonicenses 5:15 19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 20 Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus. 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; 23 sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 1 Pedro 2:19-23 9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 1 Pedro 3:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
