Comentário Bíblico
Adventista
Julgar - (cba)
1 Coríntios 6:4
Isto é, procurar tribunais para resolver questões seculares relacionadas à vida privada.
Constituís - (cba)
1 Coríntios 6:4
Do gr. kathizõ, “sentar”, “apontar”. A frase pode ser tanto interrogativa, “constituís?”, quanto imperativa. À luz do contexto, principalmente em 1 Coríntios 6:5, parece preferível “constituís?” Há uma ironia na pergunta de Paulo, que pode ser parafraseada assim: “escolhereis como juizes a magistrados incrédulos que não têm respeito pelo verdadeiro Deus, e que são desprezados pela igreja?” E pouco provável que a igreja escolhesse os menos capazes para serem juizes das dificuldades diárias que se levantavam entre os irmãos. Em 1 Coríntios 6:5, o apóstolo indica que a igreja deveria buscar homens sábios para lidar com tais situações. Para entender o conselho de 1 Coríntios 6:4, é necessário conhecer algo dos tribunais pagãos da cpoca de Paulo. Não é de surpreender quando não cristãos deixam de fazer justiça. Com frequência havia corrupção nos tribunais pagãos. Muitos dos juizes eram incorretos, dissolutos e, facilmente, subornáveis. Sem dúvida, os cristãos não podiam confiar no julgamento deles. A igreja de Corinto foi reprovada por levar seus casos a tais homens.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 6:1-8
Os cristãos não devem contender uns com os outros porque são irmãos. Esta orientação evitaria muitos juízos legais, e acabaria com muitas dissensões e disputas se fosse devidamente atendida. Nos assuntos que muito prejudicam a nós e às nossas famílias, poderíamos recorrer aos meios legais para fazer justiça, mas os cristãos devem agir com o perdão. Julgai vós mesmos os assuntos em disputa antes de ir às cortes por causa deles, são futilidades e podem ser resolvidos facilmente se alguém vencer primeiramente o seu próprio espírito, suportando e tolerando, os homens mais prudentes entre nós serão capazes de acabar com a disputa.
Envergonha saber que entre os cristãos, pelejas de pouca importância cresçam de tal maneira que os irmãos não possam resolvêlas. A paz mental do homem e a tranquilidade de seu próximo valem mais que a vitória. Os juízos legais não podem ter lugar entre irmãos, a menos que haja faltas neles.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 305

Atos dos Apóstolos, Pág. 369
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro? 1 Coríntios 5:12 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:2-4
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
